TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO ASSITENTE SOCIAL NA INSTITUIÇÃO

Por:   •  7/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ELAIDE CRISTINA DE LIMA SILVA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

O TRABALHO DO ASSITENTE SOCIAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR

Caruaru – PE

2021

[pic 3]

ELAIDE CRISTINA DE LIMA SILVA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

O TRABALHO DO ASSITENTE SOCIAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social 7º Período - Universidade Pitágoras, UNOPAR, para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.

Orientador: Prof. Marcia Cristina Rodrigues Marengo

Caruaru – PE

2021

O TRABALHO DO ASSITENTE SOCIAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR

  1. INDRODUÇÃO

O assistente social dentro do âmbito da saúde se faz necessário buscando a priori a normativa legal que insere este profissional nesta política. O assistente social começa sua atuação no campo da saúde por volta da década de 1940, quando começou o atendimento por parte deste profissional nos ambulatórios, incluindo neste bojo os hospitais de caráter psiquiátricos. Com a criação SUS, amplia-se a possibilidade de inserção deste profissional no campo da saúde. Contudo, cabe ressaltar que, o assistente social já desenvolvia trabalhos na política de saúde, entretanto, não era por força de lei que o inseria no quadro profissional, como já foi supramencionado, somente em 1998 que, efetivamente, o profissional de serviço social passa a compor esta equipe multiprofissional.

O presente trabalho apresenta um estudo sobre o trabalho do Assistente Social na Instituição hospitalar, propondo assim, contribuir com as discursões acerca das atribuições desse profissional, tanto do ponto de vista teórico por meio de revisão literária, como também no ponto de vista pratico, ao apresentar os resultados de questionários realizados com profissionais de serviço social.

        

        

  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Este trabalho se propõe apresentar através de revisão biográfica e a realização de questionários online que serão realizados com assistentes sociais que atuam na instituição hospitalar, uma reflexão em torno do trabalho do assistente social e as condições nas quais desenvolve sua prática profissional. Assim sendo, temos como questão problema a forma como se dar a atuação do assistente social no ambiente hospitalar, a fim de identificar as atividades desenvolvidas por esse profissional, bem como mensurar os resultados obtidos e reconhecer, possíveis dificuldades encontradas.  

  1. OBJETIVO GERAL:

  • Analisar a intervenção do Assistente Social na instituição hospitalar a partir da realização de questionários e debates evidenciados em artigos científicos.
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Refletir sobre a atuação do Assistente Social na instituição hospitalar;
  • Destacar alguns debates evidenciam a intervenção do Assistente Social na instituição hospitalar.

.

  1. JUSTIFICATIVA

Como justificativa, consideramos que a atuação do Assistente Social na instituição hospitalar contribui para a defesa das politicas públicas na saúde, garantia dos direitos sociais, contribuindo assim, no fortalecimento do SUS e também no fortalecimento do projeto ético-político do Serviço Social. Neste sentido, o referido trabalho, registra a importância da inserção do profissional de Serviço Social na política da saúde no âmbito hospitalar.

  1. METODOLOGIA

Para desenvolver este trabalho optou-se por uma abordagem qualitativa, e caráter exploratório, através dos procedimentos técnicos bibliográficos, a partir de contribuições de autores que abordam o referido tema, como: Barroco (2011), Cfess (2012), Gerra (2000), Brasil (1988), dentre outros. Assim como produções cientificas disponibilizadas na internet. No que se refere a coleta de dados, realizaremos o questionário que será realizados com assistentes sociais que atuam em instituições hospitalares.

Desta forma a pesquisa bibliográfica e qualitativa tem como objetivo registar, evidenciar e refletir o Serviço Social na saúde e sua atuação profissional no âmbito hospitalar através de esclarecimentos sobre os processos históricos, avanços e desafios atuais.

  1. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

O Serviço Social dispõe de um amplo campo de atuação, contudo, o assistente social deve ter uma postura responsável e coerente, levando–o a desempenhar sua atividade profissional de acordo com a ética e formação profissional. Nesse contexto, o trabalho torna-se mais exigente, uma vez que o assistente social está na produção evolutiva do capital, precisa ter um perfil analítico, consciente, ético-moral com atributos que lhe permita agir eticamente com capacidade de responder por seus atos (BARROCO, 2011).

[...] Em um processo de socialização formar um caráter ou um senso éticomoral; quando é adulto, de acordo com as possibilidades do seu contexto e formação, pode dizer não valores e as normas, adotado outra referencia que se aproximem mais ou menos de suas necessidades e experiências socioeconômicas e político-culturais. (BARROCO, 2011, p.77). 

Nessa perspectiva do contexto sócio histórico o Serviço Social e suas práticas profissionais requerem do assistente social um desenvolvimento intelectual, mediador, analisador, observador critico, metamórfico, contido de concepção para inserir políticas que intervenham na relação entre classes sociais (GUERRA, 2000).

Esta instrumentalidade do assistente social contextualiza um conjunto de elementos que abrangem toda sociedade, ou seja, não se limita em uma minoria, mas a totalidade da história política na conjuntura do capitalismo e da divisão do poder entre burguesia e proletariado.

Assim, analisar o trabalho do assistente social na atualidade, especialmente na política de saúde, é evidenciar que esta categoria está inserida num processo de especialização, ou seja, está dentro da divisão sociotécnica do trabalho, logo, para pautar essa discussão, faz-se necessário discutir a respeito do processo de flexibilização do trabalho na atual conjuntura globalizada, em circunstâncias diversificadas, vão se atribuindo formas, limitações e possibilidades ao exercício da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com