TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Feminino Na Sociedade Comteporânea

Artigo: O Trabalho Feminino Na Sociedade Comteporânea. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  3.258 Palavras (14 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

EQUIPE: ROSÂNGELA DANTAS

ISABEL CRISTINA

MARIA FRANCIMARA

KARLA CAMILA

LÍDIA LETÍCIA

PROFESSORA: SHEILLA

O TRABALHO FEMININO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O TRABALHO FEMININO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

RESUMO: Devido à inserção de forma crescente do gênero feminino no mercado de trabalho nosso artigo tem a intenção de apresentar um estudo da mulher inserida nesse contexto na sociedade contemporânea. Através da análise do tema proposto percebemos que embora esteja ocorrendo um aumento do contingente feminino no trabalho, essa conquista foi e vem sendo conseguida com muito esforço e determinação, pois há muitos empecilhos que a impedem de participar de forma igualitária como o sexo oposto. O estudo realizado nos possibilitou compreender que essas dificuldades não a impossibilitam de procurar meios para se qualificar, tornando-se mais instruída do que os homens, desde o nível de escolarização até o universitário. Como ela está se tornando bem mais capacitada do que os homens está ocupando trabalhos que até certo momento eram ocupados de forma majoritária pelos homens como nas áreas de medicina, engenharia e outras. O que nos permite afirmar que apesar das dificuldades as mulheres estão encontrando meios para ingressar de forma efetiva no mundo trabalho e uma das explicações para isso é que pelo seu nível de instrução elas têm sido requisitadas em diversos setores antes exercidos pela classe masculina.

PALAVRAS-CHAVE: Mulher, trabalho, sociedade.

INTRODUÇÃO

Nosso trabalho tem como tema central o trabalho feminino na sociedade contemporânea e objetiva fazer um estudo do engajamento da mulher no mercado de trabalho.

Para alcançar esta finalidade fizemos, primeiramente, a apresentação de alguns conceitos do termo trabalho formulado em diferentes épocas e o que se aplica à sociedade contemporânea complementando com a diferença entre trabalho e emprego, como um meio de explicar o porquê do afazeres domésticos não serem contabilizados como trabalho nas pesquisas de institutos, em seguida, apresentamos uma análise do período em que ocorreu a inserção da mulher no mercado de trabalho, buscamos também demonstrar as dificuldades enfrentadas por ela no espaço social, e em seu próprio domicílio, e por fim, após muitas lutas na tentativa de conquistar um espaço em meio a tantos empecilhos, destacamos um ponto que trata da importância e contribuição da mulher na sociedade.

Procuramos ressaltar neste artigo a força da mulher que empreendeu uma luta contra preconceitos, diferenças de gênero, mas que procurou e está alçando vôos a patamares nunca pensados pela classe masculina que sempre a submeteu a condições de pensamentos mesquinhos sobre a sua capacidade de empreendimento no mercado de trabalho.

DISCUSSÃO TEÓRICA

1. Conceitos de trabalho

O trabalho é uma atividade que está intrinsecamente vinculada à vida do homem e cuja realização modifica o espaço em que vive. Desde os primórdios o homem depende do trabalho como de sobrevivência, pois ele sempre executou trabalho de diversas formas e ao longo do tempo foi encontrando uma aplicação para seus esforços, e atingiu seu ápice como expressão no mundo do capitalismo em que torna-se quase impossível distinguir vida de trabalho, já que está ocorrendo uma junção entre os dois, pois vive-se com o trabalho até mesmo em suas residências. A palavra trabalho tem vários significados e depende da maneira que é falada e da maneira que é executado, pensando nisso alguns autores discutem e apontam algumas definições de trabalho, segundo Suzana Albornoz:

Na linguagem cotidiana, a palavra trabalho tem muitos significados. Embora pareça compreensível, como uma das formas elementares. Embora pareça, como uma das formas elementares de ação dos homens, o seu conteúdo oscila. Às vezes, carregada de emoção, lembra dor, tortura, suor do rosto, fadiga. Noutras, mais que aflição e fardo, designa a operação de transformação da matéria natural em objeto de cultura. É o homem em ação para sobreviver e realizar-se, criando instrumentos, e com esses, todo um novo universo cujas vinculações com a natureza, embora inegáveis, se tornam opacas. (ALBORNOZ, 2008, pg. 8)

O trabalho define-se como o método pelo qual se produz bens e serviços. Está bastante presente em nossa sociedade sendo um elemento de troca. O conceito de troca é importante para designar a necessidade do homem em ter um convívio social, pois ninguém pode produzir sozinho todos os bens e serviços de que necessita, fazendo-se necessário haver trocas entre os indivíduos. O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos, além de ser uma forma de expressão. É o trabalho que faz o indivíduo demonstrar suas ações, iniciativas, desenvolva habilidade, é com o trabalho que ele também pode aperfeiçoar-se.

Procurando incorporar as novas classes de empregadores, foi feita uma reconceituação da categoria trabalho, a fim de compreender mais adequadamente as especificidades da realidade sócio-econômica brasileira. O trabalho agrícola — separando o trabalho familiar do assalariado — passou a ser distinguido do não agrícola. Este, por sua vez, passou a discriminar o trabalho assalariado na empresa capitalista, no setor público ou em pequenas organizações. A categoria dos inativos passou a ser vista como um contingente dinâmico, distinguindo-se a força-de-trabalho efetiva da potencial.

Segundo o novo conceito, a categoria dos empregados agora inclui os trabalhadores domésticos assalariados, os empregados públicos e os empregados na produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com