TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito e a prática da democracia

Ensaio: O conceito e a prática da democracia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Ensaio  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA 09

CASO CONCRETO 1

R= O sistema presidencialista tem como chefe de Estado e de Governo o presidente , ele é eleito diretamente ou ate mesmo indiretamente pelo povo , tem um prazo determinado para exercer suas funções e poder de veto. Já o sistema parlamentarista o presidente é chefe de estado e o primeiro ministro é chefe governo; há uma preponderância do poder legislativo; o presidente é eleito diretamente ou indiretamente pelo povo; o primeiro ministro é eleito pelo poder legislativo.

CASO CONCRETO 2

R= O parlamentarismo é mas vantajoso que o presidencialismo pois existe a facilidade de trocar de chefe de governo .

PLANO DE AULA 10

CASO 1

O conceito e a prática da democracia sofreram significativas mudanças desde sua inauguração nos tempos da Grácia antiga. Naqueles tempos a Democracia era bastante restrita, ficando de fora as mulheres, os escravos e os estrangeiros. Hoje a Democracia tem uma conotação bem mais ampla, abrangendo uma parcela maior da sociedade. Um outro aspecto interessante é o fato da Democracia antiga ser uma Democracia Direta, onde os cidadãos expunham pessoalmente sua opiniões na Praça Pùblica. Já nossas Democracias privilegiam o sistema representativo, no qual elegemos nossos representantes na Discussão Politica.

PLANO DE AULA 11

PLANO DE AULA 12

A) No Estado unitário, o poder é centralizado, concentrado em alguém ou algum grupo, que, utilizando-se de suas prerrogativas, governa. Por exemplo, na Itália. Existem as municipalidades, talvez até regiões, mas o poder se concentra nas mãos do primeiro-ministro, presidente. O importante é entender que a fonte do poder é unica, específica, localizada.

No Estado federal, diferentemente, o poder é resultado de uma agregação de entidades menores. As unidades federadas abrem mão de uma parcela de seu poder e o entregam a um ente superior. Não ficam totalmente dependentes. Conservam uma parte de seu poder, são autônomas. No Brasil, por exemplo, funciona assim. Existem os estados-membros, com seus governadores eleitos e tudo mais. Cada um possui sua relativa independencia, só que o presidente da república (representante da União) tem atribuições maiores, mais importantes. Entenda como um grupo de pessoas independentes, que resolveram se unir e escolher um líder. Forma-se então uma federação, um Estado federal. Os EUA também são assim, existem os vários estados-membros, com uma parcela relativa de independencia. Não são totalmente independentes, porque o governo federal o controla em uma pequena proporção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com