TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O escopo deste documento

Por:   •  21/11/2018  •  Seminário  •  17.901 Palavras (72 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 72

. INTRODUÇÃO

O escopo deste documento

        

        Se “a democratização envolve a construção de instituições participativas e competitivas”, como vários analistas de novas democracias concluíram (Bratton e Van de Walle, 1997, p. 194 [seguindoDahl, 1996, e Lipset, 1959]) os órgãos de gestão eleitoral (OGEs) são instituições importantes para a construção da democracia. Eles lidam diretamente com a organização de eleições multipartidárias e indiretamente com a governança e o estado de direito. Este artigo examina os OGEs como instituições públicas permanentes de governança em um mundo democratizante. Discutirá aspectos técnicos de sua sustentabilidade, bem como sua contribuição para a legitimidade das instituições democráticas e para o fortalecimento do Estado de Direito em um Estado democrático, seja em o ramo executivo, legislativo ou judicial do governo. Outro tema principal deste artigo é o papel e os desafios dos MEEs nas democracias de “terceira onda” vis-à-vis a experiência de democracias mais antigas e estáveis.

        Este artigo é um estudo de políticas baseado em pesquisas preliminares no novo campo de instituições e administração eleitorais. Ele avalia a operação de EMBs ad hoc e temporários em comparação com corpos eleitorais independentes permanentes. Destaca questões de capacitação institucional tanto no nível de gestão de operações quanto na representação política. Como a pesquisa foi realizada com vistas à aplicação prática, este documento também oferece várias recomendações práticas.

        Organismos de Gestão Eleitoral como Instituições de Governança são divididos em quatro partes. Após a introdução, o Capítulo 2 descreve as estruturas e funções de diferentes tipos de EMBs em todo o mundo, bem como as tendências atuais em seu desenvolvimento e reforma.

        O capítulo fornece uma taxonomia que classifica os EMBs da maioria

países com sistemas políticos multipartidários por região geográfica de acordo com diferentes características institucionais. Também tabula o orçamentos eleitorais de 49 países. Capítulo 3 discute alguns dos internacional fatores que afetam a gestão eleitoral: o papel do comunidade no estabelecimento e desenvolvimento de EMBs; princípios orientadores e códigos de conduta para as eleições; o crescente papel das associações regionais de autoridades eleitorais; e o estado do público opinião em relação aos OAEs em diferentes regiões do mundo. Capítulo 4 é dedicado a um resumo das descobertas e lições aprendidas de recentes experiência eleitoral. Considera também as perspectivas de desenvolvimento de práticas e pesquisa aplicada neste novo campo de estudo. Finalmente, o anexo contém oito relatos de estudo de caso.

        A metodologia utilizada na preparação deste trabalho é uma combinação análise temática e específica do país. As principais características dos EMBs são discutidos numa base estatística, com base em números de tantos países com eleições multipartidárias quanto possível dentro das informações disponíveis e as restrições de tempo e orçamento o projeto. Além disso, o documento fornece descrições detalhadas do influência dos EMBs, compilados de casos de países selecionados de acordo critérios analíticos e estratégicos. Esta abordagem deriva das condições atuais neste novo campo: a escassez de literatura acadêmica eo natureza embrionária da documentação por profissionais eleitorais, ainda a fase de compilação de legislação, sínteses gerais e casos de países estudos. Registros mundiais por país com descrições detalhadas de administração e processos eleitorais ainda estão em formação. o

pesquisa realizada para este trabalho é em si uma contribuição significativa para o campo.

        Esta pesquisa incluiu extensos exames documentais de legislação, relatórios de campo e material de notícias, assim como acadêmicos literatura. Neste contexto, o Centro de Recursos Brancos F. Clifton em a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES) foi inestimável. O PNUD também deseja agradecer à Biblioteca Geral de Regenstein e a Biblioteca de Direito d'Angelo da Universidade de Chicago, bem como a biblioteca do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA) em Estocolmo. Além disso, o autor realizou uma série de entrevistas pessoais e usou relatórios curtos de muitas pessoas - consultores, comissários de eleições, funcionários internacionais e estudiosos - com vasta experiência no campo da democratização e eleições. A pesquisa incluiu não apenas a análise das informações secundárias disponíveis na maioria dos países com eleições regulares multipartidárias, mas também a realização de oito estudos de caso de países que abrangiam desde as mais antigas até as democracias multipartidárias mais recentes. Austrália, Botswana, Haiti, Paquistão, Rússia, Senegal, Espanha e Uruguai foram selecionados para apresentar um amplo leque de dados grográficos e diferentes tradições político-culturais, bem como uma ampla escala de tamanho dos eleitores e consolidação democrática.

O estabelecimento e Consolidação de EMBs para eleições multipartidárias

         

        Como um novo campo de estudo e prática, a gestão eleitoral emergiu das áreas de consolidação da democracia e consolidação democrática. Se as condições políticas mundiais tivessem diferido significativamente 30 anos atrás, o assunto teria se desenvolvido sob a então moda de “administração de desenvolvimento”. Mas as eleições multipartidárias eram incomuns na maioria dos países em desenvolvimento. Além disso, na maioria das democracias mais antigas e estáveis, a questão da reforma eleitoral estava apenas começando a emergir. Tornou-se uma questão política em alguns desses países como uma espécie de reação reflexa de “terceira onda”. Os Estados Unidos estabeleceram a Comissão Eleitoral Federal somente em 1975. A Austrália criou sua Comissão Eleitoral como um órgão autônomo em 1984; no Reino Unido, a conveniência de introduzir uma autoridade eleitoral geral no sistema político do país ainda está sendo discutida. Tanto nas democracias novas como nas antigas, os argumentos que advogam o estabelecimento de órgãos eleitorais independentes importância dessas estruturas na promoção da transparência democrática e eficiência técnica.

        No final de 1997, 171 nações haviam realizado eleições (IDEA, 1997f, p. 32). Embora muitas novas democracias estejam atualmente passando por sérias dificuldades, uma explosão sem precedentes de liberdade em todo o mundo continuou:

        Em 1974, havia apenas 39 democracias no mundo. …Pelo início de 1996, o número de países que reúnem pelo menos exigências da democracia eleitoral aumentaram para 117.… Talvez a figura mais impressionante da terceira onda é como poucos regimes são deixados no mundo (apenas pouco mais de 20%) que não exibem grau de concorrência multipartidária, quer esse nível corresponda com democracia liberal, democracia eleitoral ou pseudodemocracia (Diamond, 1996, p. 26, 30).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (121 Kb)   pdf (551.8 Kb)   docx (106.5 Kb)  
Continuar por mais 71 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com