TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O fazer profissional do assistente social: albergue, um conforto em mais uma noite na rua

Projeto de pesquisa: O fazer profissional do assistente social: albergue, um conforto em mais uma noite na rua. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE EXCÊLENCIA EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE

ESTÁCIO – FATERN

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

JOILTON BARROS

JOSILEIDE TAVARES DA COSTA

MARIA JOSÉ DA ROCHA NASCIMENTO

TATIANA VERÔNICA GOIS DE SOUZA

O FAZER PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: ALBERGADOS MORADORES DE RUA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

NATAL – RN

2013

JOILTON BARROS

JOSILEIDE TAVARES DA COSTA

MARIA JOSÉ DA ROCHA NASCIMENTO

TATIANA VERÔNICA GOIS DE SOUZA

O FAZER PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: ALBERGUE, UM CONFORTO EM MAIS UMA NOITE NA RUA

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina

Pesquisa Social do Curso de Serviço Social da

Faculdade de Excelência Educacional do Rio

Grande do Norte – Estácio/FATERN, como

requisito para obtenção de nota da Unidade

II.

Orientadora da disciplina : Marizeth Antunes

Barros

NATAL – RN

2013

Sumário

Introdução 5

Histórico 6

Problema 7

Referencial Teórico..................................................................................................................................8

Cronograma...........................................................................................................................................11

Referência..............................................................................................................................................12

1.INTRODUÇÂO

O presente trabalho ALBERGUE UM CONFORTO EM MAIS UMA NOITE NA RUA tem como finalidade demonstrar, a análise da pesquisa feita em campo (pessoas que utilizam ou não o Albergue municipal de Natal) objetivando trazer o conhecimento de todos ou de uma boa parte da população a realidade obscura, que toda a sociedade tende a esconder.

Essa analise parte do pressuposto que todo cidadão brasileiro tem a garantia constitucional de Assistência social, a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) que estabelece Objetivos, Diretrizes, Princípios e Ações.

O ALBERGUE NATAL, situado na capital do Rio Grande do Norte no bairro da Ribeira, usuários em situação de vulnerabilidade, moradores de rua bem como outros segmentos, desempregados dependentes químicos, alcoolistas. A referida pesquisa enquadra o morador de rua de nossa cidade.

Primeiro passo e conquistar a confiança do morador de rua, para prosseguir na tentativa de obter dados para a confecção da referida pesquisa, enfatizando neste mesmo, que se trata de uma situação difícil, pois a inserção de um ALBERGADO em um grupo, que ainda não e parte do seu dia a dia.

Constatamos que com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por (assistente social, psicólogo), trabalhando em conjunto com outros profissionais dentro do Albergue, os moradores de rua que procuram a instituição as vezes ficam até 12 horas, sem alimentação e a espera para o banho. Embasados nas informações passadas pelos mesmos, fica mais fácil a inserção do morador em situação de vulnerabilidade em programas e projetos da área da assistência, ao morador de rua, com isso amenizar tanta tragédia e tanto desperdício de pessoa, tempo e vida do ser humano diante das desigualdades.

1.1 ALBERGADOS MORADORES DE RUA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

HISTÓRICO

Os moradores de rua da cidade de Natal, receberam uma boa noticia em 23 de dezembro de 2011, das mãos da prefeita Micarla de Sousa, o albergue Municipal José Augusto da Costa, localizado na Rua Câmara Cascudo nº 176 Bairro da Ribeira, esta pronto para receber as pessoas que encontram-se em situação de abandono, o albergue destina-se a pessoas, maiores de 18 anos e inferior a 60 anos, o albergue funcionará nas dependências do antigo Hotel Central. O local tem 19 quartos, com capacidade para quatro pessoas divididas em setor masculino e feminino

Horário de funcionamento de 17:00 as 09:00hs da manhã do dia subsequente, com direito a jantar e café da manhã, o local possui toda infraestrutura de apoio ao morador de rua, ainda durante o dia, o morador de rua terá cursos profissionalizantes, a Semtas recebe, orienta, encaminha, apoia o morador de rua para instituições: profissionalizantes, práticas jurídicas das faculdades de direito, assistência psicológicas.

1.2 PROBLEMA

Como o/a assistente social, pode conhecer e reconhecer essa problemática. E através das diretrizes da assistência ao morador de rua encaminhar para programas e projetos assistenciais.

1.3 OBJETIVOS

Objetivo Geral

Analisar as atribuições e competências do Assistente Social em relação ao morador de rua e seus direitos enquanto pessoa.

Objetivos Específicos

• Identificar o perfil do morador de rua que procura o albergue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com