TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O principal objetivo do CREMP

Pesquisas Acadêmicas: O principal objetivo do CREMP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL-ULBRA o

CURSO PEDAGOGIA

ESTÁGIO CURRICULAR IV-1ª ETAPA AVALIATIVA

PIRAPORA – MG

SETEMBRO – 2011

ESTÁGIO CURRICULAR IV-1ª ETAPA AVALIATIVA

SEMEANDO CONHECIMENTO EM PROL DE NOVAS CONQUISTAS

1- Relato do Histórico do Ambiente

O Centro de Referência da Mulher de Pirapora – CREMP, foi inaugurado em 17 de agosto de 2006, foi financiado através de convênio com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. O CREMP tem como órgão gestor a Prefeitura Municipal de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social e atende a mulheres vitimas de violência doméstica e familiar. O Conselho Municipal de Direitos da Mulher- CMDM, órgão deliberativo de políticas públicas é responsável pela fiscalização do CREMP e das demais políticas de atenção à mulher no Município.

2- Apresentação da Instituição

O Centro de Referência da Mulher de Pirapora – CREMP, está localizado à Rua Marieta Amorim Vieira nº 63, Centro de Pirapora/ Minas Gerais.

A principal finalidade do CREMP é dar atendimento, orientação, informação, acompanhamento psicológico, encaminhamento para outros órgãos ( CRAS, CAP’S, CAIP, Cadastro Único, SINE, dentre outros) mulheres vitimas de violência doméstica/ familiar, palestras de divulgação da Lei Maria da Penha, grupos de convivência para mulheres.

O CREMP trabalha com a prevençã enfrentamento da violência que ocorre contra as mulheres vulnerabilizadas e que não têm noção de seus direitos, conforme aconselhamento, atendimento psicossocial, acompanhamento jurídico, prevenção, a partir do que prevê a Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006.

No CREMP além da Diretora, trabalham também uma pedagoga, habilitada em orientação Educacional,uma advogada, uma assistente social, uma tele-orientadora, um agente administrativo, uma telefonista, dois auxiliares de serviços gerais, uma psicóloga, sendo dez funcionários ao todo.

O CREMP funciona em um prédio alugado, uma casa, com onze cômodos adaptada para abrigar o Centro, que possui seis salas com computadores,

Internet, telefone. A infra-estrutura da instituição é condizente com as necessidades do trabalho ali desenvolvido.

3-Breve caracterização do grupo a ser trabalhado- Público Alvo.

O público alvo desse Projeto será formado por um grupo de 18 mulheres atendidas pelo CREMP de Pirapora.Essas mulheres foram escolhidas dentre as diversas outras atendidas naquela instituição por haverem sofrido algum tipo de violência física, psicológica, ou moral. Essas mulheres estavam em risco pessoal e social, em sua maioria de classes economicamente desfavorecida que precisam receber orientações acerca de seus direitos. São mães de família, com baixa escolaridade e sofrem violência de seus próprios companheiros ou maridos. A escolha das mesmas se deu sob orientação da psicóloga da Instituição e está diretamente ligada ao objetivo do trabalho.São mulheres entre 20 e 40 anos, todas em idade produtiva, que segundo a psicóloga do CREMP tiveram comprometida sua autoestima pela violência sofrida.

4-Contexto do Projeto:

O presente Projeto será desenvolvido no Centro de Referência da Mulher de Pirapora, Minas Gerais. O município de Pirapora (M.G.) localiza – se na Região Sudeste do País mais precisamente no Norte de Minas Gerais.

De acordo com Luana Balieiro Cosme e Claudia de Jesus Maia em seu artigo Violência contra a mulher no norte de Minas 1970-2010 ( http://www.fepeg.unimontes.br) publicado no corrente ano, dos processos analisados entre as décadas de 1970 e 2010, referentes à violência contra a Mulher no Norte de Minas Gerais 24,4% deses eram de mulheres que não tinham nenhuma instrução, e 40,4% de mulheres que eram domésticas ou do lar.

Ainda, de acordo com a Fundação Perseu Abramo ( www.fpabramo.org.br), em 2001 cerca de 20% das mulheres já haviam sofrido algum tipo de violência doméstica, no Brasil.

De acordo com o IBGE ( instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)- Senso 2010- no Município de Pirapora residem 12.393 mulheres na faixa etária entre 18 e 59 anos. Essa é a faixa etária das mulheres atendidas pelo CREMP, que são vítimas de violência doméstica e familiar.

5-Justificativa

Estudando a disciplina Pedagogia em ambientes não escolares foi possível compreender que o pedagogo, além de instituições escolares pode realizar o seu trabalho também em instituições sociais, organizações governamentais e não governamentais, empresas, entre outras. Em todos os espaços que trabalhe o pedagogo será sempre o conhecedor na área das ciências humanas, portanto especialista na arte de educar para a vida e para a convivência humana.

O presente projeto surgiu da necessidade observada durante o estágio, de instrumentar essas mulheres no sentido de fazê-las capazes de resgatar sua cidadania, melhorando assim a qualidade de vida.

Esse projeto é considerado relevante porque permitirá que pessoas em risco social, com grau de instrução baixo, que corriqueiramente não têm acesso ao conhecimento formal acerca de leis e de seus direitos legais, possam ao longo do desenvolvimento desse trabalho conhecer mais sobre a legislação que as ampara e tomar a consciência cidadã de seus direitos.

6-Objetivo Geral:

Proporcionar ao grupo com o qual será desenvolvido esse trabalho, a oportunidade de conhecer mais sobre seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com