TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema da educação não é falta de dinheiro

Artigo: O problema da educação não é falta de dinheiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Artigo  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  251 Visualizações

O problema da educação não é falta de dinheiro

Autor: Mailson Ferreira Da Nóbrega

Este texto publicado pela revista veja nos aponta os gastos educacionais de nosso país e a relação com seu desenvolvimento devido a má utilização de verbas.

“A qualidade do capital humano é essencial para o desenvolvimento. A baixa qualidade da educação explica a perda da liderança econômica da Inglaterra para os Estados Unidos por volta de 1870 e para a Alemanha no fim do século XIX.”

Estudiosos ingleses dizem q o desenvolvimento de seu país se deu ao estouro da revolução industrial.

“Nessa área, americanos e alemães, com melhor educação, venceram os ingleses. A Suécia, que era atrasada no início do século XIX, se industrializou rapidamente graças à educação. Em 1850, apenas 10% dos suecos eram analfabetos, enquanto um terço dos ingleses não sabia ler nem escrever.”

“No Brasil, até os anos 1960, acreditava-se que a educação seria mero efeito do desenvolvimento. Em 1950 os respectivos gastos públicos eram de apenas 1,4% do PIB. A partir dos anos 1970, a visão se inverteu.”

Poucos sabem, mas o Brasil investe em educação o mesmo percentual dos países ricos da Europa.

”A educação brasileira precisa de uma revolução gerencial e de prioridades, inclusive para gastar melhor os recursos disponíveis. Ampliar os respectivos gastos e destinar-lhe as receitas do petróleo agrada a certas plateias, mas o resultado poderá ser apenas o aumento dos desperdícios. Será péssimo para as próximas gerações.”

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com