TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O significado do "Dia dos Mortos" no Brasil e no México

Ensaio: O significado do "Dia dos Mortos" no Brasil e no México. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Ensaio  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  372 Visualizações

1 - Compare a experiência Mexicana do Dia de Finados com os nossos costumes.

Resp: Enquanto que no México, o dia de finados é tido como homenagem harmônica, alegre para os mortos, no Brasil, este dia é guardado com melancolia, tristeza. Geralmente as pessoas costumam lembrar os bons tempos com estes entes queridos, e a tristeza vem por isso, por saberem que jamais os verão novamente enquanto vivos. No México acontece justamente o contrário, as pessoas se reúnem para homenagear os momentos bons que tiveram com quem já veio a falecer, daí a ideia da homenagem diferenciada.

2- A partir da nossa cultura, como se expressaria uma postura etnocêntrica com relação ao dia de finados no México?

Resp: De forma desrespeitosa e desarmônica, pois não é de senso comum no Brasil que se comemore de maneira tão exaltada este dia, que representa aqueles que um dia já estiveram nesse mundo e tiveram determinada importância para seus entes.

3- Interprete o significado do Dia de finados no Brasil e no México e relativize a postura etnocêntrica apresentada na questão 2.

Resp: No Brasil é tido como um dia para relembrar dos que ja morreram, e principalmente de lembrar que as pessoas jamais voltarão a interagir com determinada pessoa enquanto em vida. No México, é comemorado de forma diferente, pensa-se que é um dia para relembrar os bons momentos vividos, comemoram-se os feitos das pessoas enquanto em vida.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com