TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Entrevista e a Visita Domiciliar na Prática do Psicólogo

Por:   •  7/6/2018  •  Resenha  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  1.839 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

ESCOLA DE HUMANIDADES – CURSO DE PSICOLOGIA

Disciplina: Fundamentos e Técnicas de Entrevista (turma 378)

RESUMO DO TEXTO: A Entrevista e a Visita Domiciliar na Prática do Psicólogo

        O texto “A Entrevista e a Visita Domiciliar na Prática do Psicólogo”, de autoria de Kátia Bones Rocha, Mariana Calesso Moreira e Mariana Gonçalves Boeckel, trata de uma apresentação das duas técnicas de trabalho do psicólogo citadas no título. Inicia abordando o conceito de entrevista, afirmando que consiste num instrumento fundamental para a prática do psicólogo, sendo também uma técnica de investigação científica, definindo entrevista como “um processo no qual interagem duas ou mais pessoas através da comunicação, geralmente oral, em que se estabelecem papéis assimétricos: entrevistador e entrevistado”. As autoras apontam também que a entrevista tem sempre um propósito definido e permite observar a interação entre as pessoas e o meio.

        Dá-se um enfoque maior para a entrevista psicossocial com foco na comunidade, podendo a entrevista ser utilizada para auxiliar a compreender o significado de um fenômeno específico para uma determinada comunidade, respeitando a premissa de que o profissional deve entender o contexto específico da comunidade e a realidade do sujeito, despindo-se de preconceitos e da imposição de verdades. As autoras destacam que, na comunidade, priorizam-se as entrevistas em grupo, e abordam aspectos da conduta do psicólogo, o qual deve estar sempre atento para as demandas e necessidades da comunidade. Apontam, ainda, o caráter transdisciplinar que envolve esse processo e a necessidade de uma rede de apoio.

        Na sequência, o texto passa a tratar da visita domiciliar. Esta consiste numa prática não exclusiva do psicólogo, mas realizada por vários outros profissionais da área da saúde, especialmente por assistentes sociais. É uma modalidade de atendimento caracterizada por ser uma intervenção de equipe, de forma que os profissionais devem trabalhar sob a ótica da transdisciplinariedade, desenvolvendo uma prática integrada com pacientes, familiares e comunidade.

        O principal objetivo da visita domiciliar é o aprofundamento acerca do sujeito, compreendendo melhor sua realidade, suas relações e seu ambiente familiar através da observação em domicílio, o que facilita o entendimento dos processos de saúde e doença. As autoras ressaltam que a visita domiciliar deve ser realizada, preferencialmente e sempre que possível, pela mesma equipe, e exige habilidades dos profissionais, além de uma postura ética e responsável, pois invadem o espaço do sujeito e podem gerar efeitos sobre a vida dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com