TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES PARA PREPARAR PARA PRE-TALKS

Projeto de pesquisa: ORIENTAÇÕES PARA PREPARAR PARA PRE-TALKS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE/FACULDADE ANHANGUERA

Curso de Gestão de Recursos Humanos.....................

VINICIUS HENRIQUE DA CUNHA MARIANO – RA 439682

REJANE DE MIRANDA CUNHA COIMBRA - RA 430261

SERGIO HENRIQUE MARIANO - RA 439781

ERIC LIMA FERREIRA DE BARROS- 436400

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Sobradinho – DF

Abril/2013

SUMÁRIO

1. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS 3

2. ANEXOS

2.1 ANEXO 1 (ETAPA1, PASSO 3) 6

2.2 ANEXO 2 (ETAPA 2, PASSO 2) 7

2.3 ANEXO 3 (ETAPA 3, PASSO 3) 11

REFERÊNCIAS 13

1 Roteiro de preparação para negociações salariais

A negociação salárial é um processo complexo que exige do profissional preparo, consistência de informações e, principalmente, firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento.

Antes de pleitear um aumento salarial, o funcionário deve colocar na balança o que era esperado pela chefia e o que efetivamente obteve de resultado, além de avaliar como está contribuindo para a empresa atingir os resultados desejados.

O funcionário deve planejar o processo de negociação e buscar argumentos para estar seguro e preparado. Como exemplo, o empregado pode demonstrar que vem trabalhando duro e se reciclando constantemente para crescer e ser valorizado, citando inclusive os cursos que tem feito para buscar novos conhecimentos.

Um processo complementar é relatar as ações realizadas nos últimos tempos que impactaram positivamente em sua área e na empresa em que trabalha, utilizando os seguintes argumentos:

Aumento do número de clientes;

Aumento do faturamento da empresa;

Evolução da equipe em que trabalho e como as ideias propostas deram certo.

Deve-se saber que causas pessoais, como ‘meu custo de vida aumentou’, jamais devem ser utilizados como justificativa para o pedido, já que daí não há benefício direto para a empresa.

Da mesma forma ações que constituem obrigações profissionais devem ser excluídas da lista. Argumentos como ‘”chegar no horário, realizar tarefas de sua responsabilidade e nunca faltar ao trabalho são apenas requisitos básicos para ser visto com bons olhos pela liderança, mas não servem como argumento para ganhar mais”.

O funcionário deve compilar todos os dados que comprovam o desempenho pessoal e os resultados para a empresa. Também deve avaliar o perfil de seu gerente e planejar o momento certo de abordá-lo, se há ou não disponibilidade orçamentária na empresa é uma questão importante, bem como se a empresa tem momentos pré-definidos para promover seus empregados. O local da reunião também deve ser observado, para que a negociação ocorra de modo privado, com ética e respeito entre as partes.

Por outro lado, o funcionário deve estar preparado para ouvir uma posição ou resistência por parte da gerência, ou seja, ouvir um “não” como resposta aos seus anseios e pretensões.

Nesse momento, é importante que o funcionário mantenha a calma, tentando refletir sobre os pontos em que acertou e nos que errou, apontados pela chefia. Lembrar que o feedback é importante, mesmo não sendo aquele que se espera, por que traz crescimento e direcionamento para o próprio aperfeiçoamento.

A partir daí, o funcionário pode angariar mais experiência e fortalecer seus pontos fracos, deixando o próximo processo de negociação salarial mais propenso ao sucesso.

No momento da negociação em si, a melhor forma de conduzir o processo é tendo uma conversa franca, objetiva e madura com o chefe, mostrando os argumentos levantados, bem como, o posicionamento do mercado, estando inclusive preparado para manter o processo de negociação diante de uma possível negativa, de modo a melhorar os pontos fracos e buscar sucesso em uma negociação futura.

2. ANEXOS

ANEXO 1

Negociação é algo muito importante nos dias atuais e faz parte da vida cotidiana de cada individuo, estamos vivendo em um século em que o pensamento é que tudo e negociável, casas, empregos, salários, alimentos, automóveis, e tudo mais, porem a um conceito pré-definido para negociação: segundo Wanderley é que, Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições (WANDERLEY, 1998: 21). 

Outro conceito bem claro é o de Junqueira que diz que: Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais (JUNQUEIRA, 1995: 12).

Há outros conceitos para “negociação”. Entre elas, está a de Scare e Martinelli (2001, apud MARTINELLI, 2012, p. 17) que definem negociação como sendo “um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados”.

Já os autores Fisher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com