TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS NOVOS HABITOS DA CLASSE C

Trabalho Escolar: OS NOVOS HABITOS DA CLASSE C. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

NILCIANE RIBEIRO VELOSO

OS NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO DA CLASSE C, EM TERMOS DE DIREITOS O QUE ISSO QUER DIZER?

PORTO VELHO RO

2014

NILCIANE RIBEIRO VELOSO

OS NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO DA CLASSE C, EM TERMOS DE DIREITOS O QUE ISSO QUER DIZER?

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da

UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para

a disciplina de dependência.

Porto Velho-RO

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2.DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 03

3.ENTREVISTAS.......................................................................................................05

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................08

5.REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 09

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho tem como foco central o estudo da ‘’ CLASSE C “, que vem apresentado um índice muito grande em relação as facilidades na hora de obter linhas de créditos e financiamentos de consumo de produtos. Os fatores que levaram esse índice foram: a educação, trabalhos e as políticas econômicas e sociais do Governo Federal. Os maiores consumos da classe C são: a compra de computadores, celulares, apartamentos (financiados pela a Caixa Econômica), carros e cartões de créditos.

Muitos da classe C, estão hoje cursando universidades, pois ficou mais fácil na hora de obter crédito estudantil através do FIES, ou seja, financiamento estudantil.

2.DESENVOLVIMENTO

A classe C vem ganhando espaço na sociedade através da mobilização social, onde beneficiou-se através do processo de reformulação da pirâmide populacional. Com esse acontecimento a classe C ficou conhecida como a nova classe média brasileira.

Com o aumento do poder aquisitivo da população da classe C, vários segmentos de diversos setores de consumo, vem direcionado atenção e lucrando com a classe C, como os setores de imóveis, viagens, lazer, telefonia, informática, automóveis e eletrodomésticos.

Conforme NERI, a nossa classe C aufere em média a renda média da sociedade, ou seja, a classe média no sentido estatístico. A classe C é a imagem mais próxima da média da sociedade brasileira.

Conforme a reportagem da Folha de São Paulo de 2014, afirmou que a classe média brasileira, formada por 108 milhões de consumidores e que movimentou R$ 1,17 trilhões em 2013, dá mais valor a marca, preço e qualidade do que consome hoje do que há um ano. Sete em cada dez desses brasileiros se preocupam mais com qualidade e preço e 57% deles dão mais atenção às marcas dos produtos nas compras feitas de uma forma geral.

A classe C é portanto uma população substancial e a cada dia as oportunidades surgirão neste novo Brasil. Processo migratório de bens e serviços pelas classes econômicas inconformidade com as políticas econômicas, de preços de financiamento e investimento por parte dos governos em relação a economias de (mercados) externas aos produtos de importação e exportação, os quais refletindo no comércio e na indústria como um todo estabilizado a carga de emprego e a renda per capita do país, somado sobre tudo, aos programas sociais do governo para o estabelecimento.

Dos patamares de renda mínima familiar é naturalmente aos poderes de compra e consumo, bem como de inclusões a educação, emprego e renda no entretenimento e as tecnologias. Nessa esteira, cabe ao estado/ governo os investimentos de cunho social, a infraestrutura e educação, assim formentado a indústria de alimentos de bens e consumo, incluindo toda linha doméstica de agricultura familiar, de agronegócio, de autonomia popular é de tecnologia da informação, diante de subsídios e acesso ao credito.

Portanto, ao próprio governo através de programas sociais é do acesso ao ensino/ educação profissionalizante e tecnológico, estabelece as distâncias é poder aquisitivo entre as classes sociais. O que compromete economicamente a qualidade de vida, da industrialização de consumo.

Nas entrevistas com algumas famílias podemos perceber a grande evolução que aconteceram nessa última década o perfil socioeconômico dos país mudou, com o crescimento da classe C, acontece uma considerável mobilidade social onde as pessoas estão conseguindo adquirir bens que antes era quase impossível, hoje já faz parte da realidade dessa população, produtos como TV à cabo, microondas, internet, carros, casas próprias, tudo isso graças a mudança profunda na economia brasileira.

3. ENTREVISTAS

ENTREVISTA 1

1) Idade

33 anos. Cristiano Mendonça Bispo

2) Houve alguma mudança de hábitos pessoais nos últimos 10 anos? (Como por exemplo: passou a comprar marca de shampoo, sabonete mais caro ou de qualidade superior; ou outro tipo de hábito – vestuários)

Sim, hoje a população compra mais por causa da qualidade e não do preço.

3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com