TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO DA CLASSE C, EM TERMOS DE DIREITOS O QUE ISSO QUER DIZER?

Monografias: OS NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO DA CLASSE C, EM TERMOS DE DIREITOS O QUE ISSO QUER DIZER?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 6

OS NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO DA CLASSE C, EM TERMOS DE DIREITOS O QUE ISSO QUER DIZER?

O comportamento do consumidor tornou-se interessante, principalmente, para aqueles que desejam influenciar ou mudar esse comportamento.

Segundo Saloman (2000),

O comportamento do consumidor é um campo muito novo e, a medida que se expande, é influenciado por várias perspectivas diferentes.

Novas experiências vêm acontecendo atualmente na classe C em vários campos: no lazer, turismo, e na alimentação, mudanças que revolucionam o modo como esse grupo deve ser visto, tratado e estudado. Os indivíduos não mais estão restritos aos círculos familiares e comunitários, mas são parte de um ambiente sociocultural - econômico - político globalizado, que exige participação. Não se trata apenas de dizer que uma classe, ou grupo socioeconômico, passa a ter acesso a bens até agora limitados ao grupo de maior poder aquisitivo, mas discutir e refletir sobre o estabelecimento de um novo cenário social, dos bens materiais aos bens culturais, do consumo dos meios de informações e comunicação aos meios de transportes, da indústria de conteúdos ao turismo, lazer e é claro, a educação, todos os setores da sociedade são afetados.

Os novos hábitos de consumo da classe c vêm se mostrando cada vez mais relevante, e um dos grandes hábitos dessa classe é o acesso ao cartão de crédito, instrumento de pagamento que possibilita ao portador adquirir bens e serviços mediante a um determinado limite de crédito nos estabelecimentos credenciados.

Do mesmo modo que o cartão de crédito pode trazer ao portador agilidade comodidade e segurança, também pode trazer problemas, principalmente financeiros, por conta da sua má utilização.

Segundo Campos (2010),

Os brasileiros preferem o cartão para comprarem roupas, calçados, bem duráveis para casa, material de construção e passagens.

O crédito no Brasil está cada vez mais acessível e os indivíduos estão gastando mais, com isso a inadimplência aumenta e acredita-se que o grande problema da inadiplência no Brasil deve-se ao fato do descontrole orçamentário e da falta de informação.

Um outro hábito desses consumidores está nas compras pela internet, onde procuram com isso a comodidade.

A inclusão digital no Brasil tenhe aparecido com grande destaque devido a expansão do crédito.

A televisão é uma forma de lazer e entretenimento para as pessoas da classe c, sendo a responsável pelo preenchimento de tempo ocioso, e de maneira óbvia não poderia ficar fora de modernidade. Do mesmo modo a internet como forma de entretenimento, onde essas pessoas estão quase sempre vinculadas as redes sociais, porém também venhe com a grande função de ajudar no dia-a-dia. Cinema, TV por assinatura impacta pouco a classe c. Ainda em relação ao lazer, essa classe c vão com mais frequência ao shopping, onde a grande maioria utilizam seus próprios meios de locomoção, e lá permanecem durante um bom tempo em decorrência disso acabam gastando mais, onde nesse ambiente encontram muitas opções, tais como a compra a itens diversificados, cinema, restaurantes e lanchonetes, além de ser um local para lazer e vida social.

Segundo Target Group (2010),

As principais aspirações das pessoas da classe c dizem respeito às novas tecnológias e renovações tenológicas tais como computadores, celulares e micro-ondas.

Com relação ao turismo, essa classe vêm se destacando nos últimos anos, a situação financeira melhorou e com decorrência disto as viagens acontecem quase todos os anos principalmente nas férias sendo que grande parte com a finalidade de passear, onde o meio de locomoção na maioria das vezes é o avião. O acesso dessas famílias ao turismo, que há pouco mais de um ano não era tão amplo no país, tem contribuído não só para o reaquecimento do setor, mas para o crescimento da economia brasileira, impulsionado, principalmente, pelo consumo das famílias, que, em 2010, subiu pelo sétimo ano consecutivo.

3. CONCLUSÃO

Por meio do estudo realizado, no decorrer de todas as entrevistas foi possivel verificar que os hábitos de consumo da classe c mudou sim. As alterações nos hábitos de consumo são muitas, as principais são a aquisição de produtos que antes não possuiam devido à situação financeira não ajudar, hoje o que se vê é totalmente o contrário, onde essas pessoas entraram de vez na área do consumo se tornando a classe mais consumista do Brasil e a mais cortejada pela indústria e pelo o comércio nos últimos tempos.

Para a realização da pesquisa, foi necessária a contribuição voluntária de 3 pessoas que no decorrer das entrevistas se mostraram bem avontades em responder as questões abordadas.

Com o crédito cada vez mais acessível, os indivíduos estão gastando mais, hoje no mercado se encontra uma maior facilidade ao crédito e isto tem se tornado um ponto positivo para à classe c, pois quanto maior a facilidade mais consumo se faz, e com isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com