TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PENSADORES DA SOCIOLOGIA

Por:   •  30/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 5

Èmile Durkheim

Èmile Durkheim foi um dos pensadores que mais cooperou para a solidificação da sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina. Foi um grande pesquisador metódico e criativo, deixando vários herdeiros intelectuais. Durkheim viveu numa Europa conturbada por guerras, em vias de modernização, e sua produção reflete a tensão entre valores e instituições que estavam sendo corroídos e formas emergentes cujo perfil ainda não se encontrava totalmente configurado.

 Durante seus estudos teve contato com as obras de Augusto Comte e Hebert Spencer que, o influenciaram significamente na tentativa de buscar à cientificidade no estudo das humanidades.Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social, As regras do método sociológico, O suicídio, Formas elementares da vida religiosa, Educação e Sociologia, Sociologia e Filosofia e Lições de Sociologia.

Durkheim e o Funcionalismo têm como objeto de estudo a Sociologia e os fatos sociais. Com os tipos de fatos sociais cristalizados de uma forma explícita onde está, as leis e os dogmas. Os de correntes sociológicas de uma forma implícita. Neste sentido, podemos dizer que o Positivismo está na linha de pensamento dos paradigmas sociológicos do consenso, tendo em vista que o Funcionalismo está na mesma linha de pensamento do Positivismo, onde há uma linha de ordem neutra, harmoniosa e evolucionista.

A partir da categoria de analise do fato social, podemos compreender que os indivíduos são moldados por uma pressão do meio social, que exerce sobre ele uma ação coercitiva e imperativa, fazendo com que o individuo, ainda que este não perceba, em virtude de sua passividade, encarne práticas tomadas coletivamente.  

Um acontecimento na educação de fato social que podemos citar como exemplo é quando no vídeo assistido, temos diversas pessoas falando sobre a importância de cada profissão do funcionamento da instituição escola. Exemplo: a faxineira é importante porque limpa, a merendeira é importante porque faz à merenda, o professor é importante porque ensina. Observamos assim que se trata de um fato social na perspectiva de Durkheim, porque todos têm sua função para o funcionamento de um todo na solidariedade orgânica, quando se trata da social do trabalho, onde os papeis sociais são determinantes no funcionamento geral.

Karl Marx

Karl Marx formado em Direito, com vinte e quatro anos começou a trabalhar como jornalista, assinando artigos sociais dos democratas que provocaram uma grande irritação nas autoridades do país, tinha afinidade com a teoria de Hegel, Georg Wilhelm Friendrich. Marx começou a ter mais familiaridade dos problemas econômicos, escreveu com Engels, a Sagrada Família, Ideologia Alemã (texto publicado após sua morte). Em 1848 Marx e Engels, publicaram o “Manifesto do Partido Comunista”, o primeiro esboço da teoria revolucionária que, anos mais tarde, seria denominada Marxista. Deste trabalho apresentam os fundamentos de um movimento de luta contra o Capitalismo e defendem a construção de uma sociedade sem classe e sem estado. Criou um jornal chamado “Nova Gazeta Renana”, onde escreveu muitos artigos favoráveis aos operários.

Para Marx, o método materialista histórico dialético positivo, de acordo com meu entendimento obtido em sala de aula, pode-se dizer que a sociedade funciona, ou se move por meio dos conflitos das forças materiais que são produto da idéias que está ligado a alienação, que se revela, quando a classe deixa de ser para si e se torna uma classe em si.

Sobre sua categoria de analise, o fetichismo da mercadoria, as pessoas não têm consciência da exploração, como ocorre na escravidão, à mercadoria se apresenta superior ao próprio individuo a divisão do trabalho manual e o trabalho intelectual, gera esse fetichismo da mercadoria. Ou seja, a divisão entre a concepção, execução e finalização do produto, tornando-se alienado o individuo, se torna mercadoria do seu próprio trabalho.

        Como exemplo de um acontecimento na Educação de fetichismo da mercadoria, posso citar como exemplo, pelo exemplo dito em aula, quando o professor chega à Universidade para ministrar sua aula, ele está vendendo sua mercadoria, que no caso é o conhecimento. Este exemplo na perspectiva de Marx se trata de fetichismo da mercadoria, pois o professor está vendendo conhecimento e o mesmo vê esse conhecimento como mercadoria.

Max Weber

Max Weber nascido em Efurt, na Alemanha,  é um dos principais pensadores que colaboraram para a construção da Sociologia. Entretanto, assim como Karl Marx, Weber enveredou-se por uma gama gigantesca de assuntos e colaborou para o desenvolvimento da Filosofia, Política, Economia, História e Direito. Weber foi fortemente influenciado pelas ideias de Karl Marx e Émile Durkheim, sendo também crítico das obras desses grandes pensadores. Weber mostra sua ideologia na obra Economia e Sociedade, era um intelectual de escrivaninha, não tinha características políticas, de militância e etc. Era um autor de elite e pertencia a uma classe social elevada, tem em sua formação alemã o pensamento de uma cultura mais dialética, sua obra mais famosa foi: A ética protestante e o espírito do Capitalismo. Weber discordava de Marx nas relações sociais que derivam do Capitalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com