TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensadores da Sociologia

Por:   •  24/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 4

  1. Pesquise sobre a APARTHEID na África do Sul e explique este fato a partir do darwinismo social.

O Darwinismo Social tem como teoria que o homem branco é mais evoluído do que outras etnias, etnias estas que eles acreditavam que seriam incapazes de construir grandes civilizações, portanto neste mesmo contexto temos como referência a APARTHEID, onde a civilização branca e negra foi separada, sendo assim, os negros não tinham diversos direitos como, por exemplo, na participação política, não poderiam ter propriedades territoriais e não poderiam habitar próximos aos brancos, portanto eles acreditavam que os negros eram incapazes de serem que nem os brancos, incapazes de serem civilizados.

  1. Analise os fenômenos sociais abaixo de acordo com cada pensador da Sociologia.

  1. Augusto Comte

25/05/2016 20h14

Crise na Venezuela: veja a cronologia do agravamento da situação do país

Vizinho está em estado de emergência econômica.

Oposição faz campanha por referendo para tirar Maduro do poder.

Marina FrancoDo G1, em São Paulo

Inflação, insegurança e escassez de produtos básicos já eram o contexto da Venezuela em 2014, quando explodiram as manifestações de estudantes e opositores do governo de Nicolás Maduro que acabaram em confrontos violentos e a morte de 42 pessoas.

Recentemente, porém, a situação se agravou. A inflação passou a ser a “maior do mundo”, segundo o FMI. A escassez de remédios levou o Parlamento a decretar “crise humanitária”. O racionamento de energia, as longas filas nos supermercados e o aumento da criminalidade aumentaram o descontentamento social, os protestos e saques.

Uma série de fatores agravou os problemas sociais e econômicos, como a alta dependência da importação de bens, a queda do preço do petróleo – maior fonte de suas divisas - e o controle estatal.

Neste contexto, a oposição obteve a maioria do Parlamento nas eleições legislativas de dezembro, e a convocação de um referendo para revogar o mandato de Maduro se torna sua principal campanha.

A oposição culpa o modelo socialista pela atual crise. Já o presidente a atribui à queda dos preços do petróleo e a uma "guerra econômica" de empresários de direita para desestabilizar seu governo. É com esse argumento que ele declarou estado de emergência no país.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/crise-na-venezuela-veja-cronologia-do-agravamento-da-situacao-do-pais.html

- Pergunta: como pensar esses problemas sociais e políticos segundo o pensamento de Augusto Comte? O que Augusto Comte propõe para manter a ordem e o progresso?

Resposta:

Segundo Augusto Comte devemos pensar que a sociedade é como um organismos vivo, organizado à partir de leis e sistemas ou seja se não haver leis eficazes o país poderá não evoluir assim como os países que possuem leis e sistemas íntegros.

Comte propõe que manter ordem e progresso deve existir na sociedade, o domínio da ciência frente ao pensamento filosófico e teológico; a industrialização e a formação científica da sociedade (objetiva, sem emoções, sentimentos)

  1. Emile Durkheim

[pic 1]

Fonte: https://image.slidesharecdn.com/aula1-introduoaadmfinanceira-140603220933-phpapp02/95/aula-1-introduo-a-adm-financeira-15-638.jpg?cb=1401833424

- Pergunta: o organograma da Sociedade Anônima acima é um exemplo de Solidariedade Mecânica ou Solidariedade Orgânica? Por que no organograma acima temos um exemplo de divisão técnica do trabalho? Justifique a sua resposta.

Resposta:

 A imagem esta se referindo a Sociedade Orgânica. No organograma acima temos um exemplo de divisão técnica do trabalho porque cada um possui uma função no seu processo produtivo.

  1. Max Weber

Empresas buscam resultados através de gestão por produtividade

Desde a constituição de empresas até sua evolução no mercado, todo empresário busca atender a demanda de clientes, diminuir os custos operacionais e aumentar os lucros dos resultados gerados. Diversos modelos de administração já foram criados, selecionados e adaptados, mas os empresários não deixam de buscar o que será viável para pequenas, médias ou grandes empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (212.7 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com