TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Importante pensador e sistematizador da Sociologia na Alemanha

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Max Weber foi um importante pensador e sistematizador da Sociologia na Alemanha. Weber, de uma maneira contraposta a de Durkheim, também se interessava em entender o funcionamento da Sociedade. Contudo, nunca foi muito influenciado pelo pensamento Positivista, e se opôs às suas explicações para os fenômenos sociais. Sua teoria baseava-se no contexto histórico e social. A Alemanha contribuiu para o surgimento de uma explicação sociológica sistematizada de outras ciências humanas, como a Antropologia e a História. O pensamento alemão voltava-se para a diversidade e não para a universalidade, como o pensamento francês. A maioria dos cientistas alemães que buscavam entender os fenômenos sociais tinha facilidade em distinguir diversidades, preocupava-se com a História e esforçava-se para interpretar as escrituras e livros sagrados.

Para Weber, a pesquisa histórica era primordial para entender os diversos grupos sociais, pois, na visão weberiana, o que deve ser explicado e entendido é a formação das sociedades, e não os estágios de evolução. Deve ser respeitado o caráter específico de cada formação histórica e social. Sua teoria propõe uma analise sociológica baseada no método compreensivo, que é interpretar o passado e sua repercussão na sociedade contemporânea para explicar a causa e os efeitos da interação humana. O sociólogo afirma que a análise sociológica não deve ser centrada nas entidades coletivas e sim na ação social, que vem a ser a conduta humana adotada, ou seja, cada um age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação a outros indivíduos. Essa ação é caracterizada pela reciprocidade de ações. Quando as ações sociais se tornam recíprocas, nasce então a relação social.

Max Weber classificou as quatro formas de ação social: a ação social em relação aos fins; a ação social em relação aos valores; a ação social afetiva e a ação social tradicional.    

         

Resposta B:

        Os fatos sociais, determinados por Émile Durkheim, são elementos essenciais  para a organização e crescimento do turismo responsável, pois o exercício social do turismo está ligado a práticas da sociedade, como, por exemplo, a Educação, as normas e leis, a religião, a família, a moeda e as práticas comerciais, que, de acordo com Durkheim mantêm a integração da sociedade. Pois, o turismo considera as instituições sociais, políticas, jurídicas e econômicas da sociedade em que se desenvolve. Ou seja, a atividade se adapta a sociedade na qual está sendo realizada.

        As formas de ações sociais, classificadas por Max Weber são uma das principais motivações para a prática turística, como, por exemplo:

 A ação social em relação aos valores, pode motivar um turista a escolher seu destino de viagem levando em consideração seus valores éticos, religiosos e estéticos;

A ação social em relação aos fins, pode motivar o turista a escolher seu destino levando em consideração o custo do pacote turístico, as acomodações e as facilidades de transporte;

A ação social afetiva, pode motivar o turista escolher no seu destino levando em consideração sua emoção ou sentimentos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com