TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................03

2. OBJETIVOS............................................................................................04

2.1 OBJETIVO GERAL...........................................................................04

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.............................................................04

3. DESENVOLVIMENTO............................................................................05

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..............................................................05

3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.........................................06

3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.........................................07

4. AVALIAÇÃO ...........................................................................................08

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................08

REFERÊNCIAS...........................................................................................09

1 INTRODUÇÃO

Os locais escolhidos para a realização deste projeto foram o Posto de saúde Nº 02 de São Sebastião-DF que realiza um trabalho de prevenção com os moradores do bairro residencial oeste, juntamente com a escola Centro de ensino Médio 01 de São Sebastião localizada no mesmo bairro.

Existe com os jovens uma preocupação maior, a uma importância na prevenção de doenças o motivo para que não utilizem drogas e substancias ilícitas e a importância do convívio em sociedade com a comunidade em que vivem para que entendam a importância de ajudar ao próximo não importando a situação em que vivem.

Este projeto é focado em alunos do ensino médio de 15 a 18 anos de idade que estão mais suscetíveis a problemas anteriormente citados.

2 OBJETIVO

2.1 OBJETIVO GERAIS

O objetivo deste projeto é que os jovens entendam a importância e vejam a necessidade de se cuidarem, cuidar das pessoas próximas que necessitam de apoio em momento de emergência e que saibam lidar com situações que todos estão sujeitos a todo momento.

Também como objetivo temos a intensão de apresentar como é o dia a dia de um profissional da saúde como agente comunitário, técnico em enfermagem, enfermeiros e médicos, para que eventualmente possa despertar o desejo de fazer parte destes profissionais.

2.2 OBJETIVO ESPECIFICO

A intenção é que os alunos participem das ações realizadas nos bairros e no posto de saúde como:

• Atendimento à mulher para prevenção de câncer de mama e outras doenças.

• Atendimento a crianças, tanto em domicilio para verificação das condições que a criança vive quando no posto de saúde para verificação de vacinas.

• Doenças ocupacionais onde os alunos e profissionais da saúde realizam visitas a pessoas impossibilitadas.

• Prevenção de doenças evitáveis como DSTs Diabete hipertensão entre outras.

• Visita Residencial realizada pelo agente de saúde para verificação da condição em que todos os moradores vivem, verificar se a riscos à saúde e risco para o bairro, de proliferação de doenças.

• Hábitos e estilos de vida saudáveis para trazer uma melhor qualidade de vida.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 REVISÃO BIBLIOGRAFICA

A atenção básica a saúde visa a inserção dos alunos no trabalho realizado constantemente pelos profissionais da saúde em prevenção de doenças já existente para que não se agravem. Esta atenção domiciliar realizada por agentes de saúde é importante para moradores debilitados ou que tem receio em ir a hospitais, fazendo com que a qualidade de vida dos moradores da região em si seja melhorada.

Estas visitas geram vínculos entre o agente de saúde e o morador, trazendo certa confiança podendo ser realizado cuidados maiores. Com os alunos participando dessas visitas eles irão aprimorar seu senso de responsabilidade, trazendo uma importância da participação em sua comunidade e uma inserção sociocultural antes não presente na vida desse jovem.

Na escola é onde encontramos jovens que muitas vezes sofrem em casa por problemas familiares, ou possuem doenças, vícios e muitas vezes se sentem deslocados da sociedade por não ter um apoio ideal. Com este projeto esses jovens verão qual a importância de procurar ajuda e de ajudar ao próximo.

Estarão em contato com pessoas que tem problemas mais graves como DSTs e verão a importância de se prevenir, verão pessoas que por problema de alimentação com isso irão buscar um estilo de vida mais saldável, entre outros problemas encontrados nas residências.

Envolver alunos nessa faixa de idade no cotidiano de profissionais da saúde é importante para despertar o desejo da profissão nos jovens e para maiores conhecimentos dos riscos que uma vida não saldável pode trazer a eles. Projetos como Programa saúde nas escolas (PSE) mostram a importância da prevenção, mas apenas em âmbito escolar e que não é aplicado em várias regiões do pais, segundo Vygotsky o desenvolvimento humano se dá em relação nas trocas entre parceiros sociais através do processo de interação e mediação, e é essa interação que os jovens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com