TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Do Serviço Social

Trabalho Escolar: Objetivos Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  2.502 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP - Universidade Paulista.

TRABALHO EM GRUPO – TG -Serviço Social Professor: José Junior.

CLAUDIO DE SOUZA – R.A.:

HELENA MARIA MACHADO - R.A.: 1406411.

SILVIA DE CASSIA RODRIGUES IZIDIO – R.A.:

POLOS: Rondonópolis/MT.

.

Quais são os objetivos do trabalho do Assistente Social? (Pensar e refletir de forma sistematizada)

O Assistente Social, dentro da postura ética, tem por objetivo diminuir as diferenças sociais, capacitando os indivíduos para a vivência em sociedade, potencializando os aspectos desses indivíduos de forma a agregá-los à sociedade a que pertencem por direito. Defende, amplia e garante o direito e a assistência dos desamparados socialmente, dentro de uma política pública, dando interferência na luta de classes.

O Assistente Social tem o objetivo de construir uma ordem social, política e econômica junto a proteção básica, proteção especial. Desde o inicio até os dias atuais, a profissão de Assistente Social tem se fixado, considerando sua colocação na realidade social do Brasil, entendendo que seu significado social se manifesta pela demanda de atuar nas nos locais onde há sequelas da questão social brasileira, que, em outros termos, revela-se nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras. Ajuda o ser humano a inserir na sociedade em que vive, tornando-o um membro ativo, através da distribuição de benefícios que visam acabar ou pelo ou menos diminuir a fome, as doenças, resolver o problema de moradias a fim de tirar o individuo da exclusão social, ou seja, levar ele ao convívio social.

O Assistente Social observa a potencialidade do individuo e visa diminuir a falta de interesse, de conhecimento ou de consciência sobre as questões importantes da sociedade, induzindo mudanças positivas no psicológico e social entre famílias e/ou grupos de uma comunidade, providenciando condições para uma vida melhor/prazerosa.

Ele trabalha com a elaboração, captação e distribuição de recursos sociais aos:

Idosos em condição de abandono, sem seguridade social (aposentadoria);

Trabalho com adultos em situação de desemprego, com conflitos familiares, aprisionados, hospitalizados, com doenças mentais;

Trabalho com crianças em situações de risco social, moradoras de rua, em trabalho precoce, com dificuldades escolares e/ou familiares, doentes, aliciadas, crianças e adolescentes internados (menor infrator), dentre outras; nos diversos campos de atuação do profissional, sua maior ocupação está baseada em: proteger e amparar a camada mais fragilizada da população seguindo de acordo com seus padrões e ética, compreendendo-os, promovendo-os, inserindo-os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com