TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos da organização CRAS - centro de referência de assistência social

Pesquisas Acadêmicas: Objetivos da organização CRAS - centro de referência de assistência social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  1.534 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

1. DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

1.1 Identificação do Campo:

- Nome da organização: CRAS - Centro de Referência da Assistência Social

- Endereço completo: Avenida Pavão Filho, 180, bairro Janaína.

- Telefone: (98) 32769075

- E-mail: crasjanaina@hotmail.com

1.2 Identificação do Supervisor de Campo:

- Nome da Supervisora: Tereza Cristina Barboza Amaral

- Número do CRESS: 3250

- E-mail: amaral-tereza@bol.com.br

1.3 Descrição geral do campo:

- Histórico da instituição: origem, cultura, organizacional, símbolos, entre outros:

→ O CRAS do bairro Janaína, foi inaugurado em 2004, como equipamento social pertinente a Política da Assistência Social.

É uma unidade estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de Assistência Social às famílias, indivíduos e grupos em sua comunidade, visando à orientação e fortalecimento do convívio familiar assim como também porta de entrada para os usuários da rede de proteção social básica.

- Finalidades:

→ A principal finalidade é oferecer a Proteção e Atendimento Integral á Família. Por meio de ações, projetos sócio assistenciais, visando o fortalecimento da proteção às famílias, prevenindo assim o rompimento de vínculos e garantindo os direitos sociais dos indivíduos.

-Objetivos:

→ Promover o acompanhamento sócio- assistências das famílias nos territórios; contribuir para a emancipação social das famílias; desenvolver ações com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza, atuando de forma preventiva, evitando assim que essas famílias tenham seus direitos violados: Promover acesso as Políticas Públicas.

- Demandas atendidas pela instituição:

→ Famílias em situação de vulnerabilidade social, População de baixa renda, População de baixa escolaridade, Encaminhamento para rede sócio assistencial e às políticas públicas.

- Principais características da população atendidas pela Instituição:

→ População em situação de vulnerabilidade social ocasionada pelo desemprego, baixa escolaridade, acesso precário às políticas públicas fragilização dos vínculos afetivos e/ou comunitário.

- Estrutura e funcionamento da organização: hierarquia, organograma, departamentalização, politicas sócio- administrativas, entre outros (se houver):

→ Coordenação.

- Recursos humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da Instituição:

→Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores Sociais, Pedagogos.

- Parcerias e relações interinstitucionais:

→ Posto de Saúde da Janaína, Santa Clara, Escola Comunitária Zenira Figuene, Escola São Lázaro e Creches.

1.4 Serviço Social na Instituição:

- Origem do Serviço Social na Instituição:

→ O Serviço Social no Centro de Referência da Assistência Social do bairro Janaína, serve de ponte de referência para as famílias em situação de vulnerabilidade social, responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica às famílias, grupos e indivíduos em sua comunidade, visando fortalecimento do convívio familiar.

- Estrutura e funcionamento: número de assistentes sociais presentes na Instituição, estrutura física disponível, pessoal de apoio, etc.

→ Composto de uma recepção, três salas, cozinha e banheiro. Funciona de segunda a sexta das 8h às 18h. Composto por profissionais capacitados, sendo 02(dois) Pedagogos, 01(hum) Psicólogo, 05(cinco) Assistenciais, deste, 01(hum) exerce a função de Coordenadora, 01(hum) Educador Social e 01(hum) Operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com