TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operacionalização Das Variáveis

Monografias: Operacionalização Das Variáveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  3.563 Palavras (15 Páginas)  •  3.857 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo aprofundar um pouco mais sobre as variáveis, mais especificamente sobre o modo como elas vão ser operacionalizadas, que vai ser definido como o processo pelo qual a variável vai ser submentida, que tem como finalidade encontrar os correlatos empíricos que vão possibilitar classificá-los de acordo com seus níveis de mensuração.

A mensuração é definida como o ato de medir, ou seja, de determinar o valor de certas grandezas, a mensuração das variáveis vai envolver diversos aspectos técnicos, os mais importantes são a fidedignidade e a validade das medidas, que vão ser assuntos que vão ser abordados no decorrer deste trabalho, que também vai tratar sobre os diferentes tipos de classificação dos níveis de mensuração, a relação entre as variáveis e por ultimo a construção de índices.

A operacionalização de uma variável vai ser de extrema importância, pois é através dela que uma proposição pode se transformar em uma hipótese científica, a condição básica para que isso possa ocorrer, é que a proposição possa ser refutada empiricamente, e é através da operacionalização delas, que elas vão ser traduzidas em conceitos que poderão ser medidos.

2 OPERACIONALIZAÇÃO DAS VARIÁVEIS

2.1 Princípios para definição de variáveis

Existem alguns princípios que se aplicam a todas as variáveis, caso não sejam cumpridos, ocorrera uma perda de informação essencial, ou ate mesmo à inutilidade completa da medição.

Segundo Richardson (2008, p.121) o primeiro princípio diz que, os valores de uma variável devem ser mutuamente excludentes, significando que, ao pesquisar uma variável sobre algum individuo, o resultado deve se encaixar em apenas um valor dessa variável.

Para ilustrar o primeiro princípio, Richardson (2008, p.122) utilizou o exemplo a seguir:

Variável: local de origem.

Classificação inadequada:

Povoado.

Local com menos de 3.000 habitantes.

Local entre 3.001 e 10.000 habitantes.

Local entre 10.000 e 50000 habitantes.

Local com mais de 50.000habitantes.

O problema radica na 1º e 2º alternativas, pois o povoado é um local de menos de 3000 habitantes. Portanto, um sujeito pode ser classificado em qualquer dessas duas categorias. Não são excludentes.

Esse princípio é de grande importância, pois, caso um individuo se insira em dois valores da mesma variável, será como ele estar sendo ‘contado’ duas vezes.

O segundo princípio diz que o conjunto de valores possíveis deve ser exaustivo, ou seja, todos os elementos da amostra, independente de quais forem, devem estar inseridos em alguma das categorias estabelecidas. Existe ainda, um terceiro princípio, diz que a variável deve ser representada no conjunto original. (RICHARDSON, 2008, p.123).

2.2 Esquema de operacionalização das variáveis

No desenvolvimento de uma pesquisa social, existe uma parte essencialmente teórica, que consiste na escolha do problema e posicioná-lo em uma perspectiva mais ampla, isso requer a criação de uma hipótese e descobrir sua relação com as variáveis. A segunda parte é o delineamento da pesquisa, que consiste no planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla, indicando como conceitos e variáveis devem se relacionar com os fatos empíricos para se conseguir respostas significativas. A terceira parte é a operacionalização das variáveis, que consiste no processo que uma variável ou conceito sofre para que se encontre o seu correlato empírico, a fim de possibilitar sua mensuração ou classificação. Esse processo é indispensável para a obtenção de dados necessários ao teste de hipóteses. (GIL, 2010, p.79).

Gil (2010, p.79) afirma que a operacionalização de uma variável e necessária para que uma proposição se transforme em uma hipótese cientifica, pois possibilita que as variáveis sejam traduzidas em conceitos que podem ser medidos, conseqüentemente fazendo com que a proposição possa ser refutada empiricamente (condição básica para que se torne uma hipótese cientifica). O esquema de operacionalização de uma variável simples difere do esquema de uma variável complexa, no caso de uma variável simples, é necessária a definição teórica da variável e a enumeração de suas dimensões, se a variável for complexa torna-se necessário uma definição empírica, essa definição fará referencia aos elementos que indicam seu valor de forma pratica (indicadores). Com essa definição torna-se possível à medição desses indicadores, o que possibilita conhecer o valor da variável.

A seguir, um exemplo de operacionalização de uma variável complexa:

Seja o caso do status socioeconômico pode se defini-lo teoricamente como a posição de um individua na sociedade, tornando se como referencia a posição dos outros indivíduos em relação a sua. Naturalmente esta é uma variável complexa, sendo possível identificar varias dimensões relevantes para sua mensuração, tais como a econômica, a educacional, e a de prestigio ocupacional. Cada uma destas dimensões, por sua vez, pode ser medida por indicadores como: renda mensal, grau educacional alcançado e ocupação (desde que seja conhecido o grau de prestigio relativo das ocupações).estes indicadores, por serem bastante concretos, possibilitam sua medição, conduzindo ao estabelecimento do valor da variável. (GIL, 2010, p.80).

Segundo Gil (2010, p.80) a escolha dos indicadores apesar de ser simples, exige muito cuidado, pois existem casos em que uma variável possui vários indicadores, ou então os indicadores que parecem ser os mais apropriados não de fácil medição, obrigando o investigador a substituí-los por outros menos apropriados, porem mais fáceis de medir.Para que a que a seleção dos indicadores seja bem sucedida, o investigador deve ter intuição, e dominar o tema pesquisado, se não a pesquisa corre o risco de produzir resultados errados.

2.3 Mensuração nas ciências sociais

Segundo Kerlinger (2007, p.145), “Mensuração é a atribuição de algarismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com