TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Opinião Pública

Ensaios: Opinião Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

1. Apresente o contexto no qual se consolida a chamada “sociedade de massas”.

A expressão sociedades de massas foi criada no século XX para referir-se a um tipo de sociedade marcada pela grande produção de bens de consumo, expansão dos meios de comunicação de massa (televisão, jornais, rádio e atualmente a internet), e pelo alto consumismo. Parafraseando Bernays, hoje as pessoas deixaram de consumir aquilo que elas realmente necessitam, para consumir seus desejos.

2. Destaque os principais pontos do fenômeno da esfera púbica burguesa, trabalhado por J. Habermas.

Segundo Habermas (1984), a esfera pública burguesa pode ser entendida como o conjunto de pessoas privadas que reivindicam diante da autoridade estatal as leis do intercâmbio de mercadorias e do trabalho social. A esfera pública do século XVIII está entre o setor privado e o poder público. Essa esfera pública política defende a sociedade privada diante dos interesses do Estado. A partir disso surge a esfera social, que foi elaborada sob a proposta de uma legislação baseada na razão em que o poder público está em constante disputa com a opinião pública.

3. Trate das principais características dos conceitos sociológicos de público, multidão e massa.

Público: É um grupo de pessoas que buscam soluções a frente de um problema. Essas pessoas agem racionalmente. Ou seja, um público só existe quando há algum assunto que prenda a atenção. O que determina o público ser um público é o interesse em comum.

Multidão: Agem com a emoção. “É um grupo espontâneo, temporário e desorganizado, formado por indivíduos que dividem um sentimento comum. Seus componentes estão próximos fisicamente, mas possuem fracos laços sociais. Sua interação ocorre, em geral, por comunicação não verbal: gestos, expressões faciais. Lakatos e Marconi (1999, p.112)” A multidão tem como foto uma única coisa. Às vezes, o indivíduo faz na multidão, coisas que não realizaria sozinho, pois está agindo com a emoção;

Massa: A massa é apenas uma atenção compartilhada. As pessoas não agem nem com a razão nem emoção. Também não precisam estar no mesmo espaço.

4. Fale sobre as características do Agenda Setting, da Espiral do Silêncio e da Aculturação.

Agenda Setting: Basicamente é uma teoria que diz que a mídia tem a capacidade de influenciar a projeção dos acontecimentos na opinião pública, estabelecendo um ambiente fabricado e montado pelos meios de comunicação.

Espiral do Silêncio: Essa teoria, criada pela pesquisadora Noelle-Neuman, dizia que quando uma opinião difere da maioria ou de um pensamento coletivo, pode ocorrer certo isolamento de quem tem essa opinião diferente. As pessoas optam pelo silêncio por medo de exclusão. Logo, a Espiral do Silêncio tenta entender esse silêncio que ocorre na sociedade e a influência da opinião da maioria.

Aculturação: É um choque cultural. Encontro de duas culturas diferentes. Na mídia, os meios dispensam o convívio com o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com