TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origens Da Contabilidade

Dissertações: Origens Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

Origens da Contabilidade

A Contabilidade é tão antiga quanto a origem do homem pensante

Jesus expulsa mercadores do templo – Coleção Ateliê Iconographia

A Contabilidade é tão antiga quanto a vida em sociedade. Estudos arqueológicos revelam que os homens das cavernas se valiam de desenhos para representar o controle patrimonial. No Novo Testamento o evangelista Mateus era contador, cobrador de tributos, e dessa forma, atuava na área da Contabilidade Pública. A Contabilidade surgiu da necessidade de o homem acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio. Por isso, pode-se concluir que a Contabilidade faz parte do desenvolvimento do próprio ser humano e da sociedade e, no dizer de Sérgio de Iudícibus, é tão antiga quanto a origem do homem pensante.

São Mateus, patrono dos contabilistas – Coleção Ateliê Iconographia

Ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos ou suas ânforas de bebidas, o homem pré-histórico já estava praticando uma forma de Contabilidade. Entretanto, o desenvolvimento da Contabilidade liga-se à necessidade de registros do comércio, tendo em vista que à medida que o homem começava a possuir maior quantidade de bens e valores, ele precisava saber quanto isso poderia render e quais as formas de aumentar seu patrimônio.

Por outro lado, o comércio era o fundamento das cidades e há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios, embora a prática do comércio fosse exercida nas principais cidades da Antiguidade.

Ânforas de vinho – Museu Arqueológico de Atenas

Aperfeiçoamento da Contabilidade

A necessidade de dados para controlar e aumentar o patrimônio requeria registros cada vez mais apurados: os sumérios e babilônios, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila; a cobrança de impostos na Babilônia já se fazia com escritas; no ano 2000 a.C. um escriba egípcio já contabilizava os negócios do governo, e o desenvolvimento do papiro e do cálamo (recursos para escrever) facilitava suas operações; na Grécia praticava-se um registro apurado do comércio de ânforas de vinho e, baseando-se em modelos egípcios, os gregos já escrituravam Contas de Custos e Receitas, procedendo anualmente a uma confrontação entre elas para apuração do saldo; as escritas governamentais da República Romana (200 a.C.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões.

Feitorias fenícias – Coleção Ateliê Iconographia

Foi na Idade Média, na região onde hoje é a Itália, porém, que surgiu o termo Contabilitá. “Se os sumério-babilônios plantaram a semente da Contabilidade e os egípcios a regaram, foram os italianos que fizeram o cultivo e a colheita”. Em 1202 apareceu o livro “Liber Abaci”, de Leonardo Pisano, resultado do estudo de técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, e conhecimentos comerciais e financeiros. O aperfeiçoamento da Contabilidade era exigência das necessidades geradas pelo processo de produção da sociedade capitalista, que possibilitava a acumulação de capital e alterava as relações de trabalho, tornando os registros muito mais complexos.

Entrada dos cruzados em Constantinopla – Óleo s/tela, Eugène Delacroix, 1840

No final do século 13 apareceu pela primeira vez a conta “Capital”, representando o valor dos recursos injetados nas companhias pelos respectivos proprietários. O método das Partidas Dobradas também surgiu na Itália, assim como o Livro da Contabilidade de Custos. No início do século 14 já se encontravam registros apurados de custos comerciais e industriais em suas diversas fases: custo de aquisição; custo de transporte e dos tributos; juros sobre o capital, referente ao período transcorrido entre a aquisição, o transporte e o beneficiamento; mão-de-obra direta agregada; armazenamento; o que representava uma apropriação bastante analítica para época.

Bergen, na Noruega, cidade estratégica na rota do comércio na Idade Média – Coleção Ateliê Iconographia

Contabilidade moderna

No início dos tempos modernos três acontecimentos produziram profundas transformações: em 1453 os turcos tomaram Constantinopla, obrigando os sábios bizantinos a emigrar principalmente para Itália; em 1492 foi descoberta a América, revelando um enorme potencial de riquezas para alguns países europeus; em 1517 a reforma protestante abalou o domínio da Igreja Católica e levou multidão de perseguidos na Europa a emigrarem para as Américas. Antigas cidades ganharam novas vocações, como Bergen, na Noruega; Bruges e Antuérpia na Bélgica; e Veneza, na Itália. A Contabilidade tornou-se imprescindível para o estabelecimento de mecanismos de controle das incontáveis riquezas que o Novo Mundo representava.

Veneza, na Itália, importante entreposto comercial – Coleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com