TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento

Exames: Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  2.101 Palavras (9 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO 4

2.2 ORÇAMENTO FLEXIVEL. 4

2.3 ORÇAMENTO GERAL 5

2.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO 5

2.5 AS QUESTÕES TRIBUTARIAS PARA O ORÇAMENTO 6

2.6 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 7

2.7 BALANÇO PATRIMONIAL 7

2.8 DEMOSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICÍO 8

2.9 . DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 9

2.10 COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS METODOS QUANTITATIVOS 10

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

No cenário do mundo atual, observa-se cada vez mais que para sobreviver na arena dos negócios empresarias o mercado busca profissionais qualificados e com visão difusa para gerir os processos. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. Mesmo que sua implantação seja complexa ele pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa.

O presente trabalho apresenta uma análise do orçamento empresarial como um elemento fundamental no processo de gestão. Evidencia de forma ampla os principais conceitos, características e tipos de orçamento para conhecimento geral do processo, os conhecimentos tributários que e muito importante ficar informando para uma gestão mais eficaz

Por meio de um orçamento as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios.O orçamento preocupa-se com a parte financeira, na qual se pode destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas.

Neste contexto, o presente trabalho, visa mostrar a atuação e a transformação da gestão e orçamentos nas empresas. Com isso, a pesquisa teórica constituiu um excelente instrumento para avaliar a interação dos varios orçamentos na área contabil.

.

2 DESENVOLVIMENTO

Em tempos de economia global, onde cada vez mais o amadorismo e o improviso estão desaparecendo é indispensável a presença de um planejamento.No mundo de negócios atual onde inovações no processo de gestão empresarial são necessárias, informações são transmitidas a velocidade da luz, oportunidades de negócios surgem-nos mais diferentes locais do globo, para tanto a empresa que deseja permanecer e ampliar seu mercado tem que estar preparada para estes desafios entre outros.Neste contexto vamos detalhar melhor e de forma ampla os principais conceitos de Gestão e Orçamento Empresarial

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.

Para melhor compreensão e controle, os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações. Existir vários tipos de orçamento como: orçamento flexível e orçamento geral.

2.2 ORÇAMENTO FLEXIVEL.

Orçamento flexível teve origem inicialmente na década de 70, na Alemanha por Kilger e Plaut (gpk), englobando dois princípios básicos: controle e cálculo de custo por produto e a diversificação entre custos fixos e variáveis.

O seu objetivo principal era auxiliar as empresas a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado. Esse tipo de orçamento avalia e controla os custos de despesas operacionais e de fabricação

2.3 ORÇAMENTO GERAL

O orçamento gera um plano de operações para alcançar determinada meta, mediante a alocação coordenada dos recursos e meios disponíveis em um determinado período de tempo.

Sita que o orçamento pressupõe atribuição de responsabilidade e de autoridade aos dirigentes da empresa; esta é a condição para que o planejamento, a implementação e o controle do plano econômico-financeiro sejam efetivamente realizados. Tung(1994)

Isto nos permite deduzir que o orçamento não deve ser imposto, mas aceito de comum acordo, por todos aqueles que assumem a responsabilidade pelo atingi mento de uma determinada meta. Resumidamente podemos entender que o orçamento empresarial consiste em um plano, e uma previsão das receitas e despesas anuais de uma empresa.

2.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO

Um dos pontos positivos e que oferece condições para uma gestão eficaz propiciando vantagens competitivas ás organizações empresariais que os utilizam, em detrimento daquelas que os desconheçam. Por outro lado, não é ingênuo a ponto de entender que os movimentos políticos dentro de uma empresa possam descaracterizar o orçamento.

A comparação entre diversas visões em torno do tema em questão é uma prova, por si só, que há um conflito estabelecido. Para uns o problema reside no orçamento em si como ferramenta, outros acreditam que o elo do problema está na vinculação dos objetivos estabelecidos e as recompensas da gerência. Finalmente, existem aqueles que percebem no orçamento uma ferramenta importante para se medir o desempenho.

Inicialmente, deve-se ter em conta que o orçamento não é um procedimento isolado, feito pelo departamento financeiro. É um conjunto de esforços que tem o objetivo de maximizar os resultados, dentro dos parâmetros da ciência e da lei. Pode-se até mesmo questionar o procedimento e até mesmo a lógica científica de Finanças. Porém, após entender e compreender é fundamental colocar em prática esses conceitos e práticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com