TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Instrumentos e técnicas da atuação profissional do Assistente Social

Por:   •  26/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA /

CURSO SERVIÇO SOCIAL

INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

João Quenedi Peres da Silva – RA 7194541473

Maria Claúdia Chanfrim – RA 6788428346

Marta Moreira da Silva Fortes Alcântara – RA 6787414936

Instrumentos e técnicas da atuação profissonal                                                                           do Assistente Social

PROFESSORA: ISABEL

MAIO/2015 DOURADOS-MS

SUMÁRIO

Introdução................................................................................................................03

A instrumentaalidade do Serviço Social...................................................................04

Dimensão técnico-operativa - instrumentos e práticas nos locais de estágio.........06

Roteiro de entrevista................................................................................................07

Conclusão.................................................................................................................08

Referências bibliográficas........................................................................................09

INTRODUÇÃO

          Com base nos textos do livro: Na prtica a teoria é outra? De Cláudia Mônica dos Santos e no artigo de Yolanda Guerra abordaremos a Atuação do Profissional do Serviço Social em suas variadas dimensões, destacando a importância da teoria e da prática, quais são os instrumentos e forma de aplicação no cotidiano dos usuários. Estaremos, também, demonstrando a opnião dos integrantes do grupo de acadêmicos que compoêm este trabalho, quanto ao local de estágio e suas atribuições.  Contaremos ainda com um roteiro de entrevista realizado com duas Assistentes Socias que atuam em um CRAS, onde as mesmas expoêm suas opiniões e considerações acerca do tema desta ATPS.

A INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL

          Antes de aprofundarmos no tema, buscaremos a definição de “instrumento”, que pode ser aceito como dizem respeito à habilidade humana de fabricar e utilizar instrumentos para que ele se torne o mais utilizável possível.

         Da instrumentalidade do Serviço Social significa a capacidade que a profissão traz consigo de ser convertida em instrumento a serviço de um projeto. O Serviço Social pode responder às necessidades sociais por meio das mediações e no que se refere às respostas profissionais, a instrumentalidade do exercício profissional se expressa:

- Nas funções que lhe são requisitadas: executar, operacionalizar e implementar políticas sociais. os elementos mediadores do trabalho, usados como estratégia para a realização de uma ação. As técnicas

-No horizonte do exercício profissional: agindo no cotidiano, tanto dos usuários quanto dos profissionais, identificando e se colocando na realidade da intervenção profissional.

-Nas modalidades de intervenção que lhe são exigidas pelas demandas das classes sociais: intervenções, em geral, são em nível imediato, de natureza manipulatória, segmentadas e desconectadas, apreendidas de suas manifestações emergentes e de caráter microscópico.

          A finalidade posta pelo profissional ao resultado ideal é sempre uma incerteza, visto que o material da posição do fim é o homem, o qual possui valores, sentimentos, idéias, vontades e aptidões. Dessa forma, o projeto deve ser repetidamente avaliado, podendo conter uma previsão ideal, mas não real.

 O profissional tem o papel de conhecedor das mazelas do seu campo de atuação que a sociedade gera, reconhecer a instrumentalidade como mediação significa tomar o Serviço Social como totalidade constituída de múltiplas dimensões: técnico-instrumental, técnico-intelectual, ética-política e formativa.(Guerra, 1997).

          Essas metodologias são necessárias em qualquer processo de intervenção estabelecidas no planejamento da ação realizada pelo Assistente Social, definindo primeiro o “para que fazer”, para depois definir “como fazer”, utilizando os instrumentos diretos ou face a face (observação, entrevista individual e grupal); os instrumentos indiretos (atas de reunião, livros de registros, diário de campo, relatório social e parecer social); os instrumentos quantitativos(mapas, rotinas, convênios, processos informativos, relatórios, memorandos, cartas, gráficos, tabelas e estatísticas) e ainda os instrumentos qualitativos (planejamento estratégico participativo, orçamentos, plebiscito, audiência publica, ação civil, conferencia).

          Essas reflexões ajudam a pensar o Serviço Social como profissão constituída e constituinte de projetos construídos historicamente, determinando as respostas das pela categoria às dimensões da população usuária e requerem um determinado perfil do profissional.

          Para coroar o fechamento temporário desse tema tão instigante, temporário, sim, pois esses temas não têm e não podem ter fim, não poderia deixar de abordar o cenário das políticas publicas brasileiras, que estão passando por valiosas transformações. A riqueza desse processo, que teve seu marco com a Constituição Federal de 1988 e posteriores legislações e normas, deixa a cada dia mais evidente a necessidade de cortar ranços e praticas que confundem os cidadãos e obstruem o verdadeiro desenvolvimento. Este é um momento histórico, concebido com muita luta, portanto merecedor de esforços para operacionalização e efetivação, que exige o verdadeiro compromisso do comprometimento do profissional possuidor de direitos, deveres, mas que acima de tudo um CIDADÃO.(Araújo, 2009).

Dimensão técnico-operativa - instrumentos e práticas nos locais de estágio

         Cada integrante do grupo respondeu os questionamentos abaixo e depois o grupo se reuniu e em debate formulamos as respostas como se segue:

Qual é o instrumental técnico da minha prática? Considerando que os instrumentos técnicos são um conjunto de instrumentos e técnicas que permitem a ação do profissional, destacamos: as entrevistas individual e grupal, roda de conversas, visitas e entrevistas domiciliares, reuniões sócio-educativas, acompanhamento social, encaminhamentos e relatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com