TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os deveres do Estado brasileiro, garantidos pela Constituição Federal

Artigo: Os deveres do Estado brasileiro, garantidos pela Constituição Federal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Artigo  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

O estado deve ter a capacidade de defender o interesses de todos. Isso acontece no Brasil ?

São inúmeros os deveres do Estado brasileiro, todos eles garantidos pela Constituição Federal. Dentre eles estão saúde, segurança, moradia, educação, emprego e bem-estar social. Na maioria das vezes, o Estado não consegue cumprir com suas obrigações sem que as pessoas se humilhem ou ingressem com ações judiciais.

Porque as pessoas que tem direito a assistência do Estado precisa se humilhar para recebê-la? Simples, porque o Estado está corrompido. Aqueles que nós elegemos para nos representar nos abandonam em nome da corrupção. E esta corrupção é alimentada com os recursos que o Estado tem para assistir o povo e pasme: Aqui no Brasil a corrupção é amparada pela lei!

Usamos como exemplo a saúde pública:

Surtos de doenças que se repetem, filas intermináveis em hospitais. Os constituintes de 1988 escreveram na Constituição que saúde é um direito de todos e um dever do Estado. O Estado não está cumprindo seus deveres. Vemos isso em toda parte. Falta remédios nas prateleiras e entra ano e sai ano e a situação permanece a mesma. Pagamos os maiores impostos do planeta e mesmo assim não temos qualquer assistência do Estado brasileiro.

Vemos que não há planejamento, pois se houvesse diminuiria sensilvelmente a corrupção então não havendo fica mais fácil desviar os recursos públicos.

Parafraseando Chico Buarque: todo ano se faz tudo sempre igual. Isso vale para desabamentos em encostas, prédios ou surtos de doenças. O Estado nunca está preparado para dar assistência a sua população. Acho que escrevi demais. Respondendo a sua pergunta: O Estado brasileiro não está e nem estará preparado para absolutamente nada enquanto canalhas, corruptos deterem o poder e enquanto seu povo alienado e conformado não cobrarem seus representantes.

Enquanto figurarem na política brasileira pessoas como Lula, Sarney, Jade Barbalho, José Dirceu, José Genoino entre outros, o povo brasileiro ( a classe mais necessitada) estará a mercê da sorte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com