TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os perigos da tecnocracia

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  3.364 Visualizações

Página 1 de 2

Os perigos da Tecnocracia

De acordo com a definição do Novo Dicionário Aurélio, a palavra Tecnocracia significa “sistema de organização política e social baseado na predominância dos técnicos”. Já para a filosofia, este termo recebe uma definição mais abrangente. Tecnocracia é o conceito de uma elite dominante que faz suas decisões baseadas nas demandas da tecnologia, e ainda governa as pessoas e as entidades governamentais de acordo com as necessidades da sua indústria. Isso permite que uma sociedade rapidamente aumente o seu crescimento tecnológico, mas também significa que duas coisas vitais tornam-se secundárias: ambiente natural, e animais, incluindo pessoas.

Além disso, a ciência torna-se a única garantia da verdade, e por conseguinte o cientista ou técnico passa a ser o dono do saber. Com isso, as decisões tomadas poderiam ser contestadas apenas por outros técnicos, sendo que o conhecimento leigo (senso comum), ainda que provido de razão, não tem vez. Alguns consideram o poder tecnocrático uma complementação dos três poderes definidos por Max Weber (legal, tradicional e carismático). Nesse sentido, a liderança seria exercida pelo indivíduo que detém o maior conhecimento.

É possível perceber claramente uma “facção” de adeptos do poder tecnocrático: os programadores de computador, notadamente os hackers, que possuem um imenso respeito (quase idolatria) pelos programadores mais famosos.

Ou seja, o único que pode falar em nome da ciência e, portanto, fundamenta um discurso competente, baseado na ciência.

Uma vez que os humanos estão encarregados de todos os sistemas governamentais, também parece paradoxal que alguém seja governado da perspectiva de outra necessidade dominante. É insano que um sistema possa ser governado levando em consideração seus produtos ao invés de levar em conta o processo da existência. Em outras palavras, focar-se demais na renda e não na experiência é perder o ponto.

Como não existe um fator interno para limitar sua expansão e sua única medida de auto-limitação é a sua tendência em relação a desenvolver mais tecnologia, uma tecnocracia é por definição incontrolável em relação a coisas úteis a longo termo bem como o ambiente natural, cultura ou aprendizado. Ela continuará a desenvolver tecnologia, entretanto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com