TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os questionamentos dos valores da sociedade moderna, do papel social do artista contemporâneo e da própria existência humana

Artigo: Os questionamentos dos valores da sociedade moderna, do papel social do artista contemporâneo e da própria existência humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2014  •  Artigo  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: Os questionamentos dos valores da sociedade moderna, do papel social do artista contemporâneo e da própria existência humana.

"Falar, na verdade, é suscitar a língua por inteiro" (Sartre, 1994, p. 56), Clarice Lispector, assim como Sartre, assumirá a posição de propagar, por meio da ficção, uma perspectiva de verdade sobre a figura do nordestino.

A técnica romanesca produzida em A hora da estrela versa sobre o intelectual em conflito com o que vê e a nordestina com o que vive. Está em jogo a moral da personagem e as suas fantasias des-locadas sobre a realidade na capital. A mulher, que sai do sertão de Alagoas para tentar sobreviver na cidade do Rio de Janeiro, é a materialização da nordestina migrante e pobre. Segundo Gotlib (1995, p. 466), a nordestina "representa a figura do brasileiro típico, população que vive, na sua maior parte, em condição de extrema miserabilidade".

"Quero neste instante falar da nordestina. É o seguinte: ela como uma cadela vadia era teleguiada exclusivamente por si mesma. Pois se reduzira a si" (Lispector, 1998, p. 18).

A datilógrafa vivia numa espécie de atordoado nimbo, entre o céu e o inferno. Nunca pensara em 'eu sou eu'. Acho que julgava não ter direito, ela era um acaso. Um feto jogado na lata do lixo embrulhado em um jornal. Há milhares como ela? Sim, e que são apenas um acaso. Pensando bem: quem não é um acaso na Vida? (Lispector, 1998, p. 36)

A escrita de Clarice Lispector apreende a natureza (ou seria a inocênci

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com