TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENAL III

Monografias: PENAL III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO

FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Sínteses dos capítulos 2 e 4

Capitulo 2 – A Ilustração e a sociedade contratual

- Uma nova etapa no pensamento burguês

O Renascimento foi o momento de transição da sociedade medieval para o capitalismo moderno. Rompendo a ordem feudal, emergindo uma sociedade individualista e financista.

Diferentemente do homem medieval, o homem moderno é estimulado a satisfazer suas vontades e anseios pessoais.

As cidade atraiam pessoas de diferentes lugares dispostas a conquistar um espaço no mundo. Seus anseios eram voltados conquistas materiais e terrenas, deixando de lado preocupações com vida pós a morte e questões espirituais.

No campo econômico, uma atitude expansionista toma conta de todas as atividades, e o lucro se torna o objetivo principal, diferente do lucro praticado desde as mais remotas trocas comerciais.

Com capitalismo, as atividades econômicas se libertam de limites e os lucros se torna responsável pela riqueza e pela prosperidade. O comerciante capitalista estabelecia seu preço procurando estimar o valor máximo que os compradores se mostravam dispostos a pagar.

Essas novas condições do comércio, tornou uma das principais atividade econômicas no Renascimento. As grandes navegações ocorreram nesse cenário.

- O cientificismo

Essa valorização do novo comércio, acabaram por repercutir na produção estimulando-a, tornando urgente a necessidade de produzir mais e em condições capazes de responde a demanda.

O estímulo da invenção de máquinas com prêmios em dinheiro, provocou uma verdadeira corrida, que acelerou a produção e barateou os produtos.

Nessas condições, incentivava-se a pesquisa científica, buscando conhecer os mecanismos que regulam o mundo circundante, procurando o entendimento da vida e da natureza.

O interesse pela produção agrícola manifestava-se no exame sistemático, perdendo sua atitude ingênua e sua espontaneidade. Aumento de jardins botânicos e zoológicos exibindo um novo tipo de curiosidade.

Aumentam as indagações acerca do movimento mecânico e da luz.

- A sociedade inteligível

sobre a base do individualismo e da laicidade estimulados no Renascimento, passa a ser vista como uma realidade diferente e própria, sobre a qual interferem os homens como agente.

Sobre a sociedade resultam diversos modelos de organização política, a Republica e a Monarquia que devem ser defendidos e implementados como formas possíveis de intervenção. Com o objetivo a realização do homem na comunidade e o exercício de sua liberdade.

A Ilustração, movimento filosófico que sucedeu o Renascimento, baseava-se na firme convicção da razão como fonte do conhecimento, na crítica e a toda crença sem fundamentos racionais. Desse exercício de discernimento resultou também a compreensão de diferentes instâncias da vida social.

O nacionalismo emergente do Renascimento, dá lugar a noção de uma coletividade organizada e contratual, o poder surge como uma construção logica e jurídica, independente de quem o ocupa, de forma temporária e representativa.

Percebe-se nos filósofos da Ilustração o aprofundamento no estudo das relações sociais e todo esse esforço filosófico se expressava tanto no princípio de representatividade política como na construção de teorias.

- Em busca da razão prática

O Renascimento correspondeu a um período de sistematização do pensamento burguês e embora ainda expressasse certa transcendentalidade religiosa, o Renascimento exaltava a natureza e os benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com