TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENSOU A SOCIOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO

Tese: PENSOU A SOCIOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Tese  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.

RELATÓRIO 1 – “O SIGNIFICADO DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO”.

¬

A sociologia é uma ciência, que estuda o comportamento humano entre seus pares, grupos, associações e sociedades.

A sociologia não se empenha no estudo do indivíduo e sim no coletivo dos sujeitos agregados por códigos sociais.

O objetivo da sociologia é analisar e compreender os fenômenos sociais e suas relações, suas consequências diante as relações interpessoais.

A sociologia como ciência estuda diversos campos, o indivíduo quando estudado isoladamente é analisado pela psicologia, ciência que estuda o comportamento humano, a sociologia como compreendedora das relações atua nas mais diversas áreas onde há relação humana e social.

O surgimento da sociologia deu-se em determinado momento na história,quando alguns pensadores da época em busca de respostas a questões até então tratadas como desígnio divino resolvem encontrar respostas a estas postas como inquestionáveis.

Podemos mencionar René Descartes e Francis Bacon como precursores dessa nova ciência que buscava legitimar suas respostas.

Descartes (1596-1650) propôs em sua teoria que fosse estabelecido um método de pensamento, desde a dúvida até sua clara evidência e podemos afirmar que sua maior contribuição à humanidade seja que todo e qualquer conhecimento seja passível de questionamento.

Bacon, (1561-1626) deixa como legado que verdades só serão capitas pela humanidade quando as mesmas puderem ser comprovadas.

A partir desse momento da história surge questionamento de outros grandes nomes do pensamento livre por toda a Europa. Pensadores estes que através do questionamento rompem com certos privilégios até então obtidos e detidos pelo clero e pela nobreza.

Então a sociologia atinge as mais diversas áreas das relações humanas, desde o iluminismo, passando pelo nacionalismo até o surgimento do socialismo.

Na educação, a sociologia tem papel importante e o nome a ser mencionado em primeira instância é o de Auguste Comte, criador da teoria do positivismo. Teoria essa que rompe o homem de vez com a ideologia filosófica propondo que haja uma aproximação entre os indivíduos e os dados positivos obtidos apenas por contestação e experiências que comprovem os questionamentos, levando a uma abertura do conhecimento, uma aproximação do homem com o empirismo, fazendo assim os sujeitos e suas relações mais pratica e técnica.

A partir da aceitação dessa teoria de Comte, a humanidade, deixa o plano teológico e passa ao raciocínio lógico, então surge nesse novo estágio da humanidade a necessidade de propor uma nova forma de educação que se enquadre nesse estagio humano onde o homem começa a deixar o senso comum em busca do avanço técnico e moral.

A sociologia e suas contribuições à educação.

Segundo a teoria do positivismo de Augusto Comte, todo conhecimento é questionável, sua teoria abordou uma série de itens que deveriam ser modificados nas sociedades como prova de que a humanidade caminhava rumo a uma nova ciência que recebia o nome de física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com