TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERDA DO PODER DE COMPRA DO APOSENTADO

Dissertações: PERDA DO PODER DE COMPRA DO APOSENTADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

AÇÃO PARA RECUPERAR O PODER DE COMPRA

Em virtude do achatamento da aposentadoria ou pensão dos beneficiários do INSS, estamos entrando com ações na Justiça para recuperar o poder de compra destes Aposentados/Pensionistas.

Num levantamento feito desde 1995, após os Planos Governamentais que “estabilizaram” a economia, vemos que o Aposentado ou Pensionista teve uma grande perda com relação ao reajuste da sua pensão ou aposentadoria, se comparado com alimentação, vestuário, medicamentos, etc.

Para se ter uma idéia, da perda, Para se ter uma idéia da perda, de 1995 até 2012, os aposentados tiveram um reajuste de 183,86%, enquanto que, por exemplo, o gás de cozinha aumentou no mesmo período 617,6696%; tarifa telefônica, 1.058,69%; medicamentos, 252,1019%. Enfim, todos os insumos para as necessidades básicas do ser humano subiram mais do que a aposentadoria ou pensão.

Isso quer dizer, a grosso modo que por exemplo se o Aposentado ou Pensionista há 15 anos atrás comprava por exemplo 4 cestas básicas, hoje compra em média uma deembolsando o mesmo valor.

Esta perda vem acontecendo ano após ano.

É justamente esta perda que estamos tentando na justiça reaver.

Nem se diga que o INSS é deficitário.

É importante lembrar que o INSS tem o papel social (tal como a educação, a saúde, etc).

Da mesma forma em que não se pode dizer que existe déficit orçamentário na saúde ou na educação, por exemplo, não se pode dizer também que existe déficit junto ao INSS pois, tendo importância social, cabe ao governo arcar com esta despesa.

Por outro lado, sabe-se que a Previdência Social é custeada por toda a sociedade (inclusive União, Estados, Municípios e Distrito Federal).

Nesse ínterim, vale lembrar que recentemente o governo federal anistiou e prorrogou as dívidas dos municípios, mostrando-se um contra-senso o argumento de que a Previdência é deficitária ao perdoar grandes dívidas (destacando-se que os municípios estão entre os maiores devedores da previdência).

A maneira com que o INSS reajusta a pensão ou aposentadoria é um absurdo, pois aplicando reajuste anualmente da forma como o faz, causa prejuízo ao trabalhador agora aposentado, eis que geralmente este Aposentado, hoje é responsável pelas despesas da casa e de sua família, devendo suprir as necessidades básicas com medicamentos, assistência médica, alimentação, vestuário, locomoção, sendo cada vez mais difícil arcar com seus compromissos.

Preocupado com esta situação, estamos entrando com ações junto a Justiça, mostrando esta perda do Aposentado, e pedindo ao Judiciário que seja recomposto a aposentadoria ou o pensão.

Para esta ação, não importa o ano em que ocorreu a aposentadoria ou pensão pois a perda é anual.

Então, se você não está satisfeito com sua aposentadoria ou pensão, entre em contato conosco.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »