TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder de compra e redes sociais

Por:   •  13/5/2017  •  Artigo  •  4.088 Palavras (17 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 17

A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NAS DECISÕES DE COMPRAS DOS UNIVERSITÁRIOS CIBERNÉTICOS

RESUMO:

PALAVRAS-CHAVE: Redes Sociais. Decisão de Compra. Influência.

ABSTRACT:

KEY-WORDS:

1 INTRODUÇÃO

No contexto comunicacional atual, a internet dispara como grande revolucionária, onde praticamente inexistem barreiras entre o mercado e os consumidores. Esse disparo da internet vem atingindo diversos setores como a pesquisa, o comércio e a comunicação. A internet vem tornando-se uma ferramenta tecnológica estratégica que deve ser largamente incorporada aos negócios atuais (NÓBREGA, 2014).

A internet trouxe o desaparecimento dos obstáculos antes encontrados, que bloqueavam compartilhamentos e trocas de informações. Através da mediação dos meios digitais, hoje as pessoas vivem em um sistema ampliado, onde há compartilhamento de pensamentos, ideias, e experiências que podem nos induzir a novas maneiras de produzir e consumir. A realidade concreta se confunde com a virtual, o comportamento dos indivíduos se altera e abre-se cada vez mais, o espaço para fluir informações e relacionamentos (ROCHA; ALVES, 2010).

O número de pessoas que possuem acesso à internet obteve um significativo crescimento nos últimos anos. No Brasil, segundo dados da World Stats, o número de pessoas com acesso a internet cresceu 1.340% entre os anos de 2000 a 2009. Atualmente, existem mais de 2 bilhões de usuários de internet. Associado a isso, pode-se afirmar que o número de plataformas online de interações entre os usuários também cresceu, em destaque tem-se as redes sociais: facebook, instagran, twitter, dentre outros (TOMAS; MESCHGRAHW; ALCANTARA, 2012).

Plataformas de redes sociais como Facebook, Twitter e Google+, dentre outros, têm avançado a tal ponto que eles são um tema altamente relevante em nossas vidas cotidianas, seja no âmbito privado ou empresarial e, por isso, a investigação sobre a mídia social se tornou multidisciplinar (ZAUNER et al, 2012). O mesmo autor traz como exemplo o facebook, que em janeiro de 2012 já alcançara a marca de 800 milhões de usuários em todo o mundo, destacando o Brasil em terceiro lugar em número de usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Com base nisso, dá-se a relevância adquirida pelas redes sociais, podendo servir como plataformas de contato com os consumidores (TOMAS; MESCHGRAHW; ALCANTARA, 2012). Gollner e Machado (2010) afirmam que as redes sociais podem abranger questões econômicas, sociais, politicas e culturais. E o grande destaque a ser dado é para o consumerismo que foi adotado dentro do ambiente virtual, pois ao passo que as redes sociais ganham mais expressividade, aumenta-se o poder dos consumidores de influenciar uns aos outros (GOLLNER; MACHADO, 2010).

Para Abbade, Flora e Noro (2014) as redes sociais propuseram aos usuários novas formas de interagir e expressar opiniões. As comunidades virtuais funcionam como repositório de opiniões e troca de experiências, dada à facilidade de manuseio das ferramentas. Desta forma, muitos consumidores estão atrelando suas decisões de compras nas informações colhidas nas redes sociais.

É notória a importância das redes sociais dentro do contexto mercadológico. Fazer um bom uso deste espaço é encarado como um fator primordial para manter a presença ativa na mente e na preferencias dos consumidores. Com base nisso, observa-se quão grande é a necessidade de dar atenção aos usuários e possíveis consumidores provenientes das redes sociais (VOLGARIN, 2013).

Abbade, Flora e Noro (2014) destacam que foi realizado um estudo com 4,6 mil pessoas no Brasil, no Oriente Médio, na Alemanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos e que este estudo revelou que 56% dos brasileiros abordados admitiram seguir sugestões da rede. Outro dado revela que 40% destes estão dispostos a aceitar recomendações advindas de pessoas desconhecidas. Estes números revelam a grande propensão que os cibernéticos possuem em confiar nas redes sociais.

Diante desse contexto, este artigo tem como base responder a seguinte problemática de pesquisa: Qual a influência das redes sociais nas decisões de compras dos universitários cibernéticos? A partir de então, o objetivo geral desse estudo é: Analisar a influência das redes sociais sobre o comportamento dos universitários cibernéticos no processo de compra.

Esse estudo possui uma contribuição teórica ao passo que soma-se mais um estudo sobre o tema, além de possuir grande importância acadêmica e profissional ao configurar-se como um estudo que aloca analogias das abordagens teóricas com a realidade atual do mundo digital.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CONCEITO E HISTÓRICO DAS REDES SOCIAIS

As redes sociais conquistaram ao longo dos últimos anos um espaço fiel na vida das pessoas, atendendo aos mais diferenciados assuntos e gostos (ROCHA; ALVES, 2010) e têm contribuído para o aumento do número de contatos entre usuários que compartilham interesses comuns e para a criação de comunidades online e redes sociais digitais. De acordo com Romero et al. (2001), ter uma ou várias contas em redes sociais tornou-se uma das atividades mais populares da Internet e de crescimento mais rápido. Para eles, esse crescimento tem tido grande importância para indivíduos e empresas, que reconhecem cada vez mais o papel potencial das redes online como como instrumentos de marketing e também como ferramenta que permite observar e analisar o comportamento dos usuários. Boyd e Ellison (2007, p. 211) definem redes sociais como serviços baseados na web que permitem aos indivíduos construir um perfil público ou semi-público dentro de um sistema limitado, articular uma lista de outros usuários com quem eles compartilham uma conexão, e e ver e navegar através de sua lista de conexões e daqueles criados por outras pessoas dentro o sistema.

Recuero (2009, p.25) entende que “rede social é gente, é interação, é troca social. É um grupo de pessoas, compreendido através de uma metáfora de estrutura, a estrutura de rede”. Outra definição mais recente é dada por Kwon e Wen (2010, p.4) que afirmam que as redes sociais são “sites que permitem a construção de relacionamentos on-line entre as pessoas por meio da coleta de informações úteis e compartilhá-las com outras pessoas. Além disso, eles podem criar grupos que permitem interação entre os usuários com interesses semelhantes”. A figura 1, extraída das pesquisas de Boyd e Ellison (2007) mostra o histórico de lançamento das principais redes sociais em todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (230 Kb)   docx (130.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com