TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV Logistica

Exames: PIM IV Logistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  3.297 Palavras (14 Páginas)  •  5.543 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

(PIM IV)

Pólo Bueno

2010

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

(PIM IV)

Luiz César Batista da Silva

RA: 1020337

Superior Tecnólogo em Logística

Dependência

Pólo Bueno

2010

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

(PIM IV)

Trabalho apresentado a disciplina Planejamento e operação por categoria de produto, Planejamento e controle de estoque e Dinâmica das relações interpessoais do Curso Superior Tecnológico em Logística da UNIP Interativa, sob a orientação dos professores Jean Cavaleiro e Altair Silva, para obtenção de nota do PIM IV.

Pólo Bueno

2010

SUMÁRIO

1. Sumário-------------------------------------------------------------------------- 4

2. Dedicatória------------------------------------------------------------------------5

3. Agradecimento-------------------------------------------------------------------6

4. Resumo----------------------------------------------------------------------------7

5. Introdução-------------------------------------------------------------------------9

6. Desenvolvimento----------------------------------------------------------------9

7. Planejamento e operação por categoria de produto-------------------10

8. Planejamento e controle deestoque---------------------------------------12

9. Dinâmica das relações interpessoais--------------------------------------13

10. Conclusão-------------------------------------------------------------------------15

11. Bibliografia------------------------------------------------------------------------16

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a minha esposa, Keila Poletto, pelo incentivo em fazer o curso e por suas orientações acadêmicas e à minha filha, Maria Luiza, que são a inspiração e a motivação do meu desejo em buscar melhoria profissional e acadêmica.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a minha cunhada, Karine Poletto, pela disponibilidade em discorrer sobre a rotina operacional e estratégica da Don Victorio e ter disponibilizado dados da empresa pertinentes à realização deste trabalho.

RESUMO

Este trabalho versa em torno do enlace entre três disciplinas distintas com o intuito de mostrar e demonstrar as atividades internas de uma empresa meramente escolhida.

Mostrará de maneira coerente o papel da logística dentro da instituição, o que a empresa prioriza como empresa prestadora de serviços. Sua maneira de diversificar seu estoque, quantificá-lo e a importância dada a cada categoria e subcategorias de produto.

Entenderemos todo seu processo logístico para atender da melhor maneira possível e buscando sempre os preceitos logísticos voltados a excelência na prestação de serviços e controle de seus pedidos, isso tudo voltado ao cliente que é o elo mais importante na cadeia de suprimentos. Seu objetivo na avaliação do fluxo de pedido, sua cadeia de suprimentos a qual fazparte que é o serviço prestado.

Sua estrutura relacional com seus colaboradores e prestadores de serviços básicos voltados á manutenção da operacionalidade organizacional da empresa, sua gestão de pessoal e relacionamento entre lideres e colaboradores estruturais visando sempre resultados positivos quanto à boa relação entre eles bem como feedbacks

Summary

I work versed I become of the marriage among tree disciplines differentiate with the design of showing & demonstrate the activities internal from a company purely chosen from. He will be exhibiting of way coherent the part from logistics inside from institution, the one to the business priority I eat service company. She sweats way of diversify your stock quantify-he & the importance given to each category & subcategories of product. We'll understand all your I sue logistics about to attend from best way possible & picking always the precepts logistics round excellencies on installment of service & control of yours request , that all round the customer what is the link maims important on chain of supply. Your objective on assessment of the flow of asked, she sweats chain of supply the quail takes part what is the service provider. She sweats structure relational with yours collaborator & providers of service basic round in the conservation from serviceability organizational of the company , she sweats gesture of personal & relationship among leadership & collaborator structure aim at always results positive regarding good relation between them as well as feedbacks1. INTRODUÇÃO

O objetivo da pesquisa a ser desenvolvida para o projeto integrado multidisciplinar é demonstrar com dados coletados na própria empresa pesquisada, sua capacidade de gerir as atividades essenciais a uma boa gestão administrativa voltada ao planejamento do gerenciamento da empresa no que diz respeito aos produtos, controle de estoque e sua gestão de pessoal. Integrar dados sobre como funciona o planejamento do estoque e seu controle, bem como a dinâmica da rotina diária dos colaboradores dentro da área fim e de atuação da empresa estudada, aliados aos dados da estrutura de como controla seu fluxo de mercadorias em relação á quantidade existente em estoque e como executa seus pedidos e sua previsão, bem como a relação entre lideres e colaboradores.

Deseja-se ainda projetar o esboço do que seria a logística dentro da empresa analisada, tendo em vista que não existe formalmente este setor.

A empresa em questão é a DON VICTORIO – loja multimarca de roupas masculina. A empresa é composta por dois sócios, sendo a sócia majoritária, Karine Queiroz Poletto Rosilho, e o outro sócio, seu esposo. A empresa foi fundada em maio de 2006 ao perceber um espaço deixado no segmento de moda masculina e também por apostar na rede de relacionamento dos proprietários. São quatro anos de atuação, sendo que o primeiro ano foi em ponto alugado, situado numa região de comércio voltado para peças e serviços. Em 2007 mudou-se para sede própria onde apostou no fluxo de pessoas e fácil acesso e pode dar uma cara mais pessoal á estrutura da loja, e sem contar que alocalização é nobre e freqüentada pelas classes A e B do município de Gurupi – Tocantins.

2. Planejamento e Operação por Categoria de Produto

A Don Victorio é da categoria de bens de consumo. Os produtos comercializados na empresa são vestuário em geral e acessórios voltados para o público masculino. Dentre os produtos encontram-se calças, camisas, camisetas, bermudas, sapatos, carteira, bonés e acessórios etc. Seu publico alvo é adulto e jovem, mas com alguns itens infantis com colônias. A empresa deixa dessa forma de explorar a fatia do mercado voltado á criança, mesmo porque, seu interesse é o consumidor de media a alta renda que gasta bastante nesse segmento juvenil.

O relacionamento com os fornecedores, que são as marcas VR, Tommy Hilfiger, Aleatory, Wrangler e Ralph Lauren, são na maioria das vezes impessoais e através de show room em São Paulo, pois são importadas de outros países. A empresa adotou essa postura por achar que seus custos com viagens e estadias seriam onerados e diminuiriam a competitividade.

A política de preço é praticada de acordo com o potencial de compra de seus clientes e da região de consumo. Existe uma tabela de preços oficial com variação de descontos de acordo com a região, onde quanto mais próxima dos grandes centros, menores os descontos. Os descontos e prazos de pagamentos também são de acordo com o cliente e região, ou seja, quanto mais ele compra, mais descontos terão e maior prazo para pagar.

A mercadoria negociada é transportada via transportadora com contrato anual visando diminuir o custo dos fretes eprocessos de elaboração de pedidos de novos envios.

Nessa categoria a empresa se utiliza da tecnologia ECR apenas na forma de transportar, comprar e armazenar as mercadorias.

2.1. Picking

Os pedidos são feitos através do show room que acontecem duas vezes ao ano, onde é apresentado as coleções e realizado as compras de mercadorias, ou seja, das coleções. Dentre as marcas a VR é a única que tem também representantes que atendem nas principais capitais, possibilitando assim uma compra em local mais próximo da cidade do cliente. As marcas enviam convites com os dias e horários desses show rooms para que o comerciante agende conforme sua disponibilidade. Segundo a senhora Karine, somente ela participa do processo do pedido. A reposição de grade pode ser feita por telefone o que diminui muito o custo. A separação dos pedidos é feita por duas pessoas que as separam por modelos que mais são procurados ou os que estão em evidencia no mercado consumidor.

Ao ser questionada assumiu que precisa dividir essa tarefa com mais pessoas.

2.2. Layout no Armazém

A loja contém uma excelente forma de acesso aos produtos e está constituída de uma sala com balcões, sendo um comprido onde se mostra a mercadoria e expõe algumas e outro envidraçado para expor acessórios e peças menores e prateleiras na parte superior das paredes e do balcão maior, um banheiro, uma mini copa e um depósito que é utilizado como estoque com prateleiras e uma mesa onde as mercadorias são separadas por modelos, cores e tamanho, e que também serve como escritório. Não há possibilidade de expansãodo ponto comercial, tendo em vista que fica em uma galeria.

As mercadorias são expostas tanto em prateleiras, quando em balcões.

O estoque é mínimo, pois grande parte da mercadoria fica no show room da loja, ou seja, na sala.

3. Planejamento e Controle de estoque

Quando perguntado da missão logística de materiais como ter no tempo certo; na quantidade necessária; na qualidade requerida e no melhor preço de aquisição, foi respondido que no início não conseguia atender a nenhum dos itens, porém hoje consegue, de maneira bem razoável.

Quanto a problemas de excesso ou de falta, ocorrem com menor freqüência. Já aconteceu de fornecedor cometer erros em grades da coleção, como por exemplo mandar 03 unidades de uma numeração, quando foi pedido 09 unidades.

A entrega sofre atrasos em virtude de tramites burocráticos por se tratar de produtos importados, segundo alegação dos fornecedores.

3.1. Estoques existentes

Quando solicitado para analisar a curva ABC a empresa se comporta de maneira a expor nem sempre as mercadorias de maior custo más as de melhor saída no momento, mesmo porque, os preços são quase os mesmos.

A princípio o pedido era feito pela quantidade de peças no estoque. Esse método ocasionou erros graves, como faltar produtos de maior saída por inexperiência do comprador. Com a prática foi percebendo que a maneira certa de fazer o pedido era por produto com maiores saídas, ou seja, os mais vendidos, mesmo que haja quantidade razoável no estoque.

Tanto o giro quanto a cobertura do estoque acontecem de seis em seis meses. Não há umaforma segura de previsão de demanda e acaba sendo feita no olho mesmo ou por intuição o que pode ocasionar um problema de falta ou excesso á curto prazo. Não existe planejamento e nem pesquisa para se chegar a números concretos. Quando alertada para o perigo, reconhece que corre riscos, mas apesar de jovem, “administra seu estabelecimento como no tempo de seu avô”, segundo suas próprias palavras. Realiza o inventário periódico a cada seis meses e mesmo assim é feito de maneira simples sem analisar o fluxo de pedidos e demanda existente para cada item ou grupo de itens, acurácia ou se os pontos de pedidos estão corretos. Questionou-se por que não mensalmente e admite por falta de coragem.

Seu ciclo operacional consiste em:

Observar o momento de realizar o pedido entrando em contato com os fornecedores, seja, indo até o fornecedor ou em show room. O pedido então é processado e enviado a loja onde é conferido, separado e alocado no estoque onde estará pronto para ser comercializado.

Contato Fornecedor Transporte Equipe Vendas

organizacional

4. Dinâmica das Relações Interpessoais

A gestão de pessoas é feita de forma amadora, pela proprietária. O quadro de funcionários é bem enxuto. Sendo 02 vendedoras e a sra Karine como administradora, ficando a questão do estoque a cargo de uma funcionaria apenas.

Não existe pesquisa de clima organizacional pela pouca quantidade decolaboradores envolvidos nos processos da loja. Isso é uma falta grave em relação às práticas de administrar conflitos que surgem a partir da necessidade de um superar o outro em quaisquer que seja o motivo, é uma busca que não cessa. A pesquisa organizacional é feita informalmente às próprias candidatas quando entrevistadas. Após perguntar a vários proprietários de estabelecimentos comerciais, chegou a sua própria política de remuneração. Cada vendedora recebe um salário mínimo na carteira mais 1,5% de comissão sobre as vendas efetuadas. Tanto a comissão, quanto as horas extras, são registradas em folha. Política essa, adotada apenas por ela na cidade, segundo o escritório de contabilidade. Não existe benefícios formais como vale alimentação ou vale transporte. Em datas comemorativas como páscoa e natal, são entregues cestas como cortesia e promovido jantar de confraternização onde a família é convidada a participar.

Acredita que sua liderança seja democrática, pois sempre pede sugestões para tomar decisões. Usa-se do estabelecimento de metas para estimular as vendas, mas, de uma maneira bem sutil de cobrança onde deixa claro que quer o melhor que a pessoa pode sem pressões. Porém quando não um consenso, acaba utilizando da autocracia.

Dessa forma acredito que a empresa em questão se identifica muito com a teoria de Maslow com a pirâmide de necessidades onde se destaca os fatores fisiológicos, sociais e auto-realização dentre outros.CONCLUSÃO

A partir dos dados coletados e fornecidos pela empresa escolhida para o projeto, busquei da melhor maneira possível - apesar das dificuldades em obter dados reais relacionados com a rotina operacional bem como, estoques existentes – analisar os dados obtidos chegando a conclusão de que a empresa tem uma movimentação de mercadorias e uma rotatividade muito boa se levarmos em consideração o tamanho da empresa e seu tempo de atuação no mercado e seu porte em relação as demais empresas atuantes no mesmo segmento.

Seu endividamento é alto devido ao forte investimento desde 2006 com o inicio das atividades.

Em sua gestão empresarial, a empresa está no caminho certo, pois a coordenação de equipes está sob umas boas supervisões más tem muito a melhorar em relação à gestão de pessoas. A deficiência detectada na empresa está na falta de um controle efetivo do estoque e da armazenagem gerando dessa forma um custo maior do que deveria em compras a mais. E a inexistência de uma política logística reversa, fator importante para a imagem corporativa de qualquer empresa na atualidade.

Diante dos fatos, sugiro a implantação do departamento de logística na empresa com o objetivo maior de se adequar as exigências de mercado.

BIBLIOGRAFIA

MATERIAL DIDÁTICO DO CURSO DE GESTÃO EM LOGÍSTICA. UNIP Interativa, 2010.

BAWERSOX, Donald J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.

Sites relacionados:

www.luis.blog.br

www.gestaorh.wordpress.com

www.controle-de-estoque.com

www.pt.wikipedia.org/wiki/logistica

16 4 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Para Arten (2012), a dinâmica das relações interpessoais, vem demonstrar a importância da interação entre o indivíduo e a organização; do papel do líder nessas relações; da reflexão sobre o processo grupal; da administração de conflitos; da capacidade na tomada de decisão e na negociação, interna ou externa. Identificar a complexidade do universo individual e da organização como um todo, sempre se comunicando e interagindo com os demais indivíduos na empresa.

Relações interpessoais significa então, agir com interação, agir mutuamente, o que nos leva a crer que não se possa existir uma organização sem o tema proposto neste capítulo.

4.1 O QUE É COMUNICAÇÃO

“Quem não se comunica, se estrumbica!”, já dizia o saudoso Velho Guerreiro,

Chacrinha, portanto há de se convir que nenhuma empresa, seja de qual segmento for está livre de aplicar esse ditado tão certo.

De acordo com o tipo de comunicação é que o administrador demonstrará aos seus subordinados o que se almeja na empresa, quais os projetos a serem executados e como executá-los, porém deve se tomar cuidado porque no modo de se comunicar é que se caracateriza o chefe ou o líder.

Figura 2 - Modelo Linear de Shannon e Weaver

Disponível em: http://odomdecomunicar.blogspot.com.br/2010/01/modelos-de-comunicacao.html

Considerando-se ainda o dom de comunicar-se é que surgem os líderes, pessoas que se destacam e conseguem que sejam admirados por seus subordinados, pessoas que querem seguí-lo.

4.2 LIDERANÇA NA EMPRESA

O estilo de liderança exercido na empresa objeto de pesquisa deste projeto é a liderança autocrática, pois a empresa apesar de reunir em sua prática as características da liderança eficaz, modifica sua atuação no momento da tomada de decisão, não fazendo nenhuma consulta ao grupo. (ARTEN, 2012).

Não são apresentados feedbacks aos funcionários, o que deixa a empresa a desejar no quesito comunicação empresarial e endomarketing, pois na companhia o proprietário, que também desenvolve o papel de admnistrador e médico do trabalho determinando os objetivos da empresa, cabendo aos funcionários apenas cumprirem as metas.

Os conflitos quando porventura surgem são administrados pelo proprietário que determina qual a conduta vai ser tomada, sendo esta conduta sempre punitiva, descrito por Arten (2012) como estilo ditador, onde a tentativa de solução dá-se mediante a imposição de um comportamento, sem abrir espaço para negociação.

Tal posição dificulta o relacionamento interpessoal dentro da empresa, pois os funcionários sempre sentem-se acuados em manifestar suas opiniões, o que por vezes poderia melhorar o desempenho da empresa melhorando toda a estrutura funcional.

Para Queiroz (2013), este tipo de conceito, aos poucos vêm sendo desestimulado e paulatinamente introduzem-se novos métodos de gestão de pessoas nas empresas, tornando desta forma as empresas mais fortes o que por consequência aumenta o tempo de vida da empresa no mercado, pois acreditando que hoje um gestor deve agregar valores, talentos dos seus subordinados e não meramente dar ordens e supervisionar se todo o trabalho foi feito como foi determinado. A diferença entre chefe e líder fica claramente demonstrada na figura 3.

18 Figura 3 – Diferenças entre Chefe e Líder

Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABb9gAE/gestao-pessoas-com-lideranca

Fica claro ao final deste capítulo que a empresa muito tem que melhorar no quesito comunicação interpessoal, pois o que foi detectado é que não existe, de fato, comunicação interpessoal na referida empresa e que o que ocorre de verdade, são ordens no sentido vertical, de cima para baixo, sempre tendo que se cumprir sem contestação.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao final do presente projeto de pesquisa ficou claro que a empresa objeto desta pesquisa gerencia seus recursos humanos de forma muito antiquada, que deixa bastante a desejar no quesito relacionamentos interpessoais na corporação e que o modelo de administração escolhida por seu proprietário deixa muito a desejar no que tange às modernas técnicas de gestão empresarial e de recursos humanos.

Segundo Chiavenato (2008), com a globalizacao dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, surge uma eloquente constataçao na maioria das organizações: o grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas, decorre das pessoas que nelas trabalham. Portanto a empresa objeto de pesquisa deste projeto demonstra-se totalmente deslocada no que se refere ao gerenciamento de pessoal e dinâmica de relações interpessoais. No quesito suprimento de mão de obra também há o que se melhorar, pois com o proprietário assumindo o papel de administrador e gestor de recursos humanos, o mesmo não mostrou a competência e o dinamismo necessários para um funcionamento adequado do empreendimento, acreditando que trazendo para si toda a responsabilidade o negócio provavelmente prosperará, temendo dentro da própria empresa competitividade.

Como impressão pessoal, o conceito de administração aplicado na empresa pesquisada mostrou-se falho e que o administrador deveria participar das novas técnicas de gestão, colocando assim sua firma em um patamar diferenciado das demais, tornando-se atrativa para trabalhar e respeitando os indivíduos como únicos, sempre capazes e tentando dar-lhes poder de resolutividade.

ARTEN, Tatiana Felipe Candido. Livro Texto UNIP – Dinâmica das relações interpessoais. São Paulo: Editora Sol, 2012.

BARBOSA, Daniele. Revista eletrônica exame.com. Disponível em:

<http://exame.abril.com.br/gestao/noticias/4-atitudes-que-mudam-o-clima-daempresa-segundo-o-hay-group?page=2>. Acesso em: 24 Nov. 2013.

BOWDITCH, James L; BUONO, Anthony F.; tradução de José Henrique Lamendorf. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

BRASIL. Enciclopédia virtual wikipédia.com. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Chacrinha>. Acesso em: 26 Nov. 2013.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ª Edição, Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2008.

FERNANDES, Alexandre Laurindo. Livro Texto UNIP – Gerenciamento de Pessoas. São Paulo: Editora Sol, 2012.

ÍTALO, professor. Artigo publicado no site Acadêmico ebah.com. Disponível em:

<http://w.ebah.com.br/content/ABAAABb9gAE/gestao-pessoas-com-lideranca>. Acesso em: 27 Nov. 2013.

LAUER, Caio. Artigo publicado no portal catho.com. Disponível em:

<http://w.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/a-valorizacao-do-recrutamento-eselecao>. Acesso em: 20 Nov. 2013.

LOPES, Fernando José. Livro Texto UNIP - Suprimento de mão de obra. São Paulo: Editora Sol, 2012.

MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 13ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2009.

PORTAL G1. Mercado para técnico de segurança do trabalho está em expansão em GO. Disponível em: <http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/10/mercado-paratecnico-de-seguranca-do-trabalho-esta-em-expansao-em-go.html>. Acesso em: 23 nov. 2013.

QUEIROZ, Maiara Magalhães de O. Artigo publicado no site webartigos.com.

Disponível em: <http://w.webartigos.com/artigos/gestao-de-pessoal-lider-ouchefe/114658/>. Acesso em: 27 Nov. 2013.

SCHERMERHORN, John R. Jr.; HUNT, James G.; OSBORN, Richard N.

Fundamentos de Comportamento Organizacional. 2ª Edição, São Paulo: Grafline Editora Gráfica, 1998.

VELOSO, Luísa. Empresas, identidades e processos de identificação. 1ª Edição, Porto: Editora da Universidade de Porto, 2007.

KOBER, Claudia Mattos. Qualificação profissional: uma tarefa de Sísifo. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. – (Coleção educação contemporânea)

WEBSITE O dom da comunicação. Disponível em:

<http://odomdecomunicar.blogspot.com.br/2010/01/modelos-de-comunicacao.html>. Acesso em: 25 Nov. 2013.

- ANEXO Anexo I – Inscrição no CNPJ da empresa C.C. Silva – Clínica Médica e Laboratório

...

Baixar como  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »