TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO. APRESENTAÇÂO

Tese: PLANO. APRESENTAÇÂO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  Tese  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 8

APRESENTAÇÂO

Neste Plano de Ensino, a metodologia é entendida como um conjunto de procedimentos empregados para atingir os objetivos propostos para a integração da educação básica com a educação profissional, assegurando uma formação integral aos discentes. Para a sua concretude, é recomendado considerar as características específicas do aluno, bem como, seus interesses, condições de vida e de trabalho, além de observar os conhecimentos prévios, orientando-os na construção dos conhecimentos escolares.

O aluno do Ensino Médio vive as incertezas próprias do atual contexto histórico. Em razão disso, faz-se necessária a adoção de procedimentos didático-pedagógicos que possam auxiliar os estudantes nas suas construções intelectuais.

• Planejamento: É o processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas (PADILHA, 2001, p.30)

• Planejamento de Ensino é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constantes interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos (PADILHA, 2001, p. 33).

• Unidade didática: conjunto ordenado de atividades, estruturadas e articuladas para a consecução de um objetivo educativo em relação a um conteúdo correto.

• Conteúdo: São conhecimentos ou formas culturais que se considera essencial, que sejam assimilados por estudantes a fim de alcançar seu desenvolvimento e socialização. São os conhecimentos sistematizados, selecionados das bases das ciências e dos modos de ação acumulados pela experiência social da humanidade e organizados para serem ensinados na escola; são habilidades e hábitos, vinculados aos conhecimentos, incluindo métodos e procedimentos de aprendizagem e de estudo; são atitudes e convicções, envolvendo modos de agir, de sentir e de enfrentar o mundo. Tais elementos dos conteúdos são interdependentes, um atuando sobre o outro; entretanto, os elementos unificadores são os conhecimentos sistematizados.

• Objetivo: De um plano de ensino são as metas definidas com precisão ou resultados previamente determinados, indicando aquilo que um aluno deverá ser capaz de fazer como conseqüência de se ter desempenhado adequadamente nas atividades da disciplina. São as modificações de atitudes, as quais são obtidas a partir das experiências educacionais planejadas pelo professor. Assim sendo, o objetivo deste texto é procurar explicitar o significado básico de termos, tais como planejamento, plano, programa, projeto, plano estratégico plano operacional, e outros, visando a dar espaço para que o leitor possa estabelecer as relações entre eles, a partir de experiências pessoais e profissionais GANDIN (2001, p. 83).

• Metodologia: São os meios que o professor utiliza em sala de aula para facilitar a aprendizagem dos alunos, ou seja, para conduzi-los em direção aos objetivos da aula, do conjunto de aulas ou do curso. A preocupação com a melhoria da qualidade da Educação levantou a necessidade de descentralização e democratização da gestão escolar e, conseqüentemente, participação tornou-se um conceito nuclear. Como aponta LÜCK et al. (1998).

• Recursos: São componentes do ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno. Não podendo esquecer que os recursos didáticos são instrumentos complementares que ajudam a transformar as idéias em fatos e em realidades. Eles auxiliam na transferência de situações, experiências, demonstrações, sons, imagens e fatos para o campo da consciência, onde então eles se transmutam em idéias claras e inteligíveis.

• Avaliação: Tem objetivo de diagnosticar a situação da aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular. Funções básicas: informar sobre o domínio da aprendizagem, indicar os efeitos da metodologia utilizada, revelar conseqüências da atuação docente, informar sobre a adequabilidade de currículos e programas, realizar método com objetivos e planejamentos elaborados, a avaliação deve ser realizada com diferentes finalidades:

• Avaliação Diagnóstica: Utilizada no início de qualquer aprendizagem para determinar a presença ou ausência de habilidades e/ou pré-requisitos, identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem, conhecimento dos educandos, sendo que os instrumentos mais utilizados constituem-se de pré-teste, questões padronizadas de rendimento, ficha de observação, e outros;

• Avaliação Formativa: Empregada durante o processo de aprendizagem (controle) para promover desempenhos mais eficientes, identificar o progresso do educando quanto aos conhecimentos, habilidades, permitindo a continuidade ou o redimensionamento do processo de ensino. Estabelece uma função de controle e possibilita ao professor o planejamento de atividades corretivas, de enriquecimento, de complementação, evolução e aperfeiçoamento dos objetivos estabelecidos. Os instrumentos mais empregados são: questões, exercícios, plano de observação, fichas de auto-avaliação e outros;

• Avaliação Somática: Tem por objetivo classificar os alunos de acordo com os desempenhos apresentados. Avalia o aluno dentro de um contexto classificatório; Quantificação de notas com vistas a classificar os alunos como aprovado ou dependente. Os instrumentos mais utilizados são: provas, seminários, questões orais. A avaliação dos aspectos qualitativos compreende, além da acumulação de conhecimentos (avaliação quantitativa), o diagnóstico, a orientação e reorientação do processo de ensino-aprendizagem, visando ao aprofundamento dos conhecimentos e ao desenvolvimento de habilidades e atitudes dos estudantes.

• BIBLIOGRAFIA

• As bibliografias dividiram-se em duas partes;

• Bibliografia Básica: Constituem-se naquelas fontes bibliográficas que serão efetivamente utilizadas em sala de aula, as quais o professor se baseia para o desenvolvimento dos conteúdos. Esta bibliografia deve, necessariamente, estar presente na biblioteca e em número suficiente para os alunos. O professor deve verificar as disponíveis na biblioteca e se constatar novas necessidades sugerir e ou solicitar a aquisição á coordenação de curso.

• Bibliografia Complementar: São as referências as quais visem complementar aquelas descritas como básicas. Devem existir na biblioteca, porém não há compromisso com o número de alunos. Mais a participação é fundamental para garantir melhor a compreensão dos conteúdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com