TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGOCIO

Dissertações: PLANO DE NEGOCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  5.567 Palavras (23 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 23

.1- ANALISE ESTRATÉGICA

Uma das partes que compõe o Plano de Negócio de uma empresa é o planejamento estratégico, ou análise estratégica, que envolve a análise de todo o ambiente interno e externo da organização e proporciona a identificação de recursos estratégicos a fim de conseguir vantagem competitiva diante do mercado em que esta está inserida.

Segundo DORNELAS, a análise estratégica também funciona como um meio para que a empresa possa conhecer de forma mais aprofundada seus pontos fortes e fracos, o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto à empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua, conhecendo de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra.

Tendo um parâmetro muito forte e de grande necessidade para todo plano de negócio a elaboração de uma analise estratégica,pois alem de conhecer seus pontos fortes e fracos,a empresa também poderá fazer as devidas mudanças para equilibrar esse fator que esteja afetando o andamento da empresa.

http://www.espacoadministrativo.com.br/tag/analise-estrategica/

2.1.1 –Apresentação da empresa

Planejamento, organização, direção e controle,essas funções agem de uma forma global dentro de uma empresa, atingindo pessoas, setores ou recursos fora do alcance da direção da organização. (CHIAVENATO, 2005; MAXIMIANO, 1995)

A BrasTour tem como o principal foco atender bem seus clientes durante o procedimento todo da sua viagem,visando um reconhecimento e estabilidade no mercado de turismo,pretendendo ser uma empresa satisfatória para seus clientes e também aos seus funcionários,acreditando que todo colaborador tem seu determinado valor e de suma importância para o crescimento e sucesso da BrasTour.

2.1.2- Análise do ambiente interno e externo

SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma metodologia bastante popular no âmbito empresarial.

Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.

A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas.

2.1.2.1 – Analise do ambiente externo

o Oportunidades: aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa.

o Ameaças: aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa.

De acordo com Kotler “A unidade de negócios deve estabelecer um sistema de inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças importantes. A administração precisa identificar as oportunidades e ameaças associadas a cada tendência ou desenvolvimento.”

Oportunidades

Mercado em expansão, alianças estratégicas e saída de um concorrente.

Ameaças

Novos concorrentes,crise econômica e instabilidade política

Oportunidades:

Mercado de expansão: O mercado do ramo turístico está em grande evolução no Brasil,dada aos eventos no qual o país sediará, como as Olimpíadas no RJ.

Alianças Estratégicas: Dado a competitividade existente no mercado,uma principal aliada para obter vantagens sobre seu concorrente ,formando parcerias,alianças,trocas de informações..

Saída de um concorrente : Uma grande oportunidade para crescer seu mercado,devido à saída de um concorrente,aproveitar para estabelecer seus clientes.

Ameaças:

Novos concorrentes: Entrada de novos concorrentes no mercado,criando um ambiente mais competitivo,estar atento para mudanças necessárias que poderão vir ,dado à esses novos concorrentes.

Crise econômica: Um abalo na economia, uma crise forte pode afetar diretamente o andamento da organização.

Instabilidade Política: Uma política instável, no qual crie barreiras para a expansão de novos negócios, prejudica muito o andamento da empresa.

2.1.2.2 – Analise do ambiente interno

Forças: vantagens internas da empresa em relação aos seus concorrentes, não só na sua produção, mas de uma maneira geral.

Fraqueza: As fraquezas de uma empresa estão diretamente relacionado às desvantagens dela. Geralmente uma fraqueza quando ela não é detectada ,afeta diretamente à empresa.

“A grande pergunta é se o negócio deve se limitar às oportunidades para as quais tem os recursos necessários ou se deve examinar melhores oportunidades, para as quais pode precisar adquirir ou desenvolver maiores forças.” (KOTLER, 2000, p.101)

Pontos fortes Boas instalações , qualidade do serviço, capacidade de inovação.

Pontos fracos Empresa desconhecida, capital de giro e pouco investimento inicial

Forças:

Boas instalações: Uma localização boa da empresa, no centro do RJ,um lugar muito movimentado o dia todo.

Qualidade do serviço: Um serviço de qualidade, focado na satisfação do cliente,sendo o carro-chefe da empresa.

Capacidade de inovação: Uma capacidade de se inovar, dado à entrada no mercado e instabilidade existente.

Fraqueza:

Empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com