TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGOCIOS

Trabalho Universitário: PLANO DE NEGOCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  3.591 Palavras (15 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Muitas são as formas em que as empresas podem ser condenadas por leis pelo fato de não manterem em ordem sua contabilidade.

A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões. Ela é antiga e existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registrados pela Contabilidade, que após resume os dados em forma de relatórios e entrega aos interessados em conhecer a real situação da empresa.

A presença da contabilidade é cada vez mais importante para a sociedade e organizações, sejam elas de finalidade lucrativa ou não.

A controladoria consegue ter uma visão sistêmica de toda a organização, influenciando o modelo de decisão, pois possui acesso ao sistema de informações gerenciais. Ela é importante na execução, coordenação e acompanhamento tributário para garantir o sucesso da empresa.

Com os avanços tecnológicos da informação e comunicação, crescimentos econômicos e sociais contribuem para uma reestruturação da gestão empresarial, tornando assim a Controladoria fundamental.

A auditoria pode ser entendida com um ramo da contabilidade, além de ser uma técnica contábil. Têm o objetivo de averiguar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis, assim como identificar deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro.

A perícia contábil é uma das atividades exercidas pelo contador e exige um imenso conhecimento na área, não só da contabilidade, mas de outras ciências afins. Tem como objetivo fundamentar informações e mostrar a veracidade dos fatos.

O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, sendo a contabilidade uma das ciências mais antigas do mundo, esta tem seu papel social que é planejar repassar informações úteis para uma organização, seja ela com ou sem fins lucrativos.

1. Áreas de Atuação da Contabilidade

A história da contabilidade se inicia nos tempos do homem das cavernas. Pesquisas recentes localizaram fichas de barro que possivelmente foram usadas para controle de estoque a aproximadamente a 8.000 AC, o que indica que já naquela época havia a preocupação do controle de bens.

Quando a inteligência humana ainda era pouco desenvolvida, o homem caçava e pescava, e não se preocupava com nada, somente em obter alimento para o sustento do dia. Com o surgimento do homem pensante, houve uma evolução, este pescava e caçava, mas percebeu que poderia acumular riquezas através da criação de animais e do cultivo de cereais. Surgia então a necessidade de se fazer o controle da produção, acumulando riquezas e transformando em patrimônio, a contabilidade surgiu como técnica para o seu controle.

A contabilidade do terceiro milênio necessita ser muito especializada. Os escritórios necessitam ter funcionários especializados em vários segmentos para atender a sociedade empresária num todo. Todas as empresas deveriam ter um contador, e todo empresário deveria ter um pouco de conhecimento sobre a contabilidade, tal conhecimento evitaria o fechamento de pequenas empresas, pois o maior problema enfrentado é que esses empresários não tem condições financeiras para contratar serviços especializados.

Empresas de grande porte geralmente têm em seu quadro de funcionários ao menos um contador. Os empresários estão mais preocupados em não pagarem impostos, deixando de lado a análise financeira do negócio, que poderia ser obtida através de uma contabilidade bem estruturada.

Na classe empresarial é consenso, de que a causa do insucesso das empresas é a excessiva carga tributária. Podemos ressaltar que isso está ligado diretamente á incapacidade administrativa e a falta de escrituração contábil. Sendo que estes problemas afetam cada vez mais os micros, pequenos e médios empresários.

A contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Ela é transparente quando os atos do administrador são corretos: documentação adequada, transações dentro do objeto da empresa. Nas médias e pequenas empresas, há o vicio dos administradores não se preocuparem com a contabilidade: a contabilidade é que se vire. Esta atitude pode custar caro, crime fiscal, multas pesadas, tributos, concordata, falência, etc.

O contador não deve apenas evitar procedimentos viciosos para não se caracterizar fraude, mas manter em ordem a contabilidade da empresa e dos demais setores que dão suporte ao lançamento contábil. Podemos dizer que a contabilidade espelha a realidade da empresa.

A contabilidade geral pode ser aplicada a diversos ramos de atividades, como: atividades comerciais, industriais, públicas, bancárias, hospitalares, agropecuárias, de seguro, entre outras. Os usuários são pessoas que utilizam a contabilidade, que se interessem pela situação da empresa, buscando suas respostas.

O contabilista precisa ser um profissional flexível, autodidata e preparado para enfrentar desafios e exigências que crescem a cada dia. Precisa conhecer e utilizar-se de relações humanas, técnicas e de administração, além de ser ético e ter capacidade de inovar e criar, desenvolver sua capacidade de adaptação, pois mudanças fazem parte do cenário empresarial e corporativo.

A área de atuação do profissional contábil é ampla, oferecendo inúmeras alternativas de trabalho. Senda estas:

- Contabilidade fiscal: auxilia na elaboração de informação para órgãos fiscalizadores, do qual depende o planejamento tributário da entidade.

- Contabilidade Pública: principal instrumento de controle e fiscalização que o governo possui sobre seus órgãos.

- Contabilidade Gerencial: auxilia a administração na otimização dos recursos disponíveis na entidade, através de um controle adequado do patrimônio.

- Contabilidade Financeira: elabora e consolida as demonstrações contábeis, disponibilizando aos usuários externos.

- Contabilidade e Auditoria: compreende o exame de documentos, livros, registros, inspeções e obtenção de informações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio. Mensurar com exatidão os registros e as demonstrações contábeis.

- Perícia Contábil: elabora laudos em processos judiciais sobre organizações com problemas financeiros causados por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com