TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POBREZA: DESCONSTRUINDO CONCEITOS E PROPONDO ALTERNATIVAS

Por:   •  7/6/2016  •  Artigo  •  2.323 Palavras (10 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 10

POBREZA: DESCONSTRUINDO CONCEITOS E PROPONDO ALTERNATIVAS

Shirlei Luana Chaves e Sousa Pereira [1]

Elias Alvarenga Matita [2][3]

Gabriel Santana Ângelo [4][5]

RESUMO

A pobreza se expressa através de múltiplas formas, sendo visível seu crescente desenvolvimento em nível mundial. Neste artigo faremos algumas reflexões concernentes às abordagens conceituais e explicativas sobre essa problemática, destacando sua real compreensão na sociedade brasileira, bem como as principais estratégias de enfrentamento desse problema no Brasil.

Palavras-chave: Pobreza. Política. Economia.

ABSTRACT

Poverty appears of many ways and its increasing growing is more and more visible around the world. In this article, reflections about concepts and explanations related to this subject are done, in special its real understanding in brazilian society, and the main strategy of facing this problem in Brazil.

Keywords: Poverty. Policy. Economy.

1. INTRODUÇÃO

        É notório que um dos pontos mais debatidos e alvo de analíse,  para sua causa, consequencia e solução,  na presente época é a pobreza. Política, mídia, produções artísticas, cada área do conhecimento trata tal matéria à sua maneira.

        No presente artigo, esse tema será posto por um viés político-econômico, com o intuito de mostrar porque o pensamento predominante no atual meio acadêmico é retrógrado. Na perspectiva de três grandes pensadores, Mises  em especial, porque a concepção socialista falha em suas proposições sobre o tema, bem como porque um modelo econômico liberal é a melhor alternativa para a problemática existente no Brasil.

        O conteúdo apresentado terá como principal fonte de informações, do ponto de vista teórico, os estudos do Instituto Ludwig Von Mises, respaldados pelos três estudiosos que sustentam a base ideológica para o trabalho aqui esboçado.  

2. OBRAS DO SÉCULO XX SOBRE A QUESTÃO DA POBREZA

        No decorrer da história, sobretudo no século XX, inúmeros trabalhos foram elaborados, sendo a fome temática. Tais obras tinham o objetivo de abrir os olhos da sociedade para um problema que a permeava. Aqui, abordaremos três: O poema “Bomba Suja” , a música “Perfeição” e o documentário “Ilha das flores” .

        O poema “Bomba Suja” foi escrito por José Ribamar Ferreira, poeta brasileiro, nascido em 10 de Setembro de 1930, na cidade de São Luis.  Nos versos, ele narra as mazelas sociais de seu tempo. A partir da metáfora da "Bomba", vem denunciar a situação da desigualdade social, a apropriação privada da riqueza produzida socialmente e a violência da fome. Apesar do poeta ter anunciado a palavra diarréia, não está evidente, quando da primeira menção, que seu tema será a morte por diarréia.

        Já o documentário “Ilha das Flores” é uma produção de Mônica Scimiedt, com roteiro de Jorge Furtado. A estória narra o curso de um tomate, desde a sua produção ao seu consumo. Evidentemente, o objeto da narrativa é a personificação da alimentação em geral, que nem todos têm acesso. A falta  de poder aquisitivo resulta, por vezes, à fome.

        A música “Perfeição”, por sua vez, foi lançada pela banda Legião Urbana em 1993, no álbum “Descobrindo o Brasil”. O título tem um caráter irônico, visto que a letra da composição apresenta um cenário trágico. A canção expõe de maneira taxativa a situação do Brasil, desde os aspectos políticos aos aspectos intelectuais.

3. OS PENSADORES LIBERAIS  DEBATEM A QUESTÃO DA POBREZA

        É comum, até mesmo por falta de conhecimento, acreditar que os liberais não se preocupam com a questão da pobreza. Todavia, a grande verdade é que esse tema tem sido o eixo do pensamento de muitos teóricos defensores do liberalismo. Em que pese muitos outros pensadores liberais terem tratado do objeto,  três serão citados,  por compartilharem uma visão específica. São eles: Jesús Huerta de Soto, Walter Williams e Ludwig Von Mises.

        Jesús Huerta de Soto é um economista da escola Austríaca e catedrático de economia política da Universidade Rey Juan Carlos de Madri. Huerta de Soto é também doutor em Direito da universidade Complutense de Madri desde 1979. É vencedor do prêmio Adam Smith, 2005. Walter Williams é estadunidense, professor de economia da Universidade George Mason. Willians é libertário. Ludwig von Mises nasceu em 1881 e morreu em 1973, sendo considerado um dos grandes ícones da escola austríaca. Mises foi um liberal e crítico ferrenho do socialismo.

4. A ECONOMIA COMO MEIO DE COMBATE À POBREZA

        Antes de aprofundar em tal infortúnio presente no Brasil,  faz-se necessário compreender sua raiz no seio social. Diante da afirmativa de que a pobreza é o estado natural do homem, o homem é naturalmente miserável. Sem nenhum aparato tecnológico o homem sucumbe frente à natureza. Tendo como objeto de observação algumas revoluções a partir do século XII, percebe-se que o acúmulo de de riquezas é gerado, proveniente das classes chamadas "burguesia".

        Como se obteve?

        Através da concentração de capital. Pode-se acumular capital a partir do momento que se produz mais do que se consome. Vende-se o excedente obtendo o que se chama comunmente de “lucro”. É essa contínua acumulação de ganho que forneceu suporte às duas grandes revoluções industriais, consequentemente, gerou-se mais e proporcionou avanço tecnológico, criando assim, um ciclo. Esse modelo, pautado no produto final, necessita da garantia da livre iniciativa. Isto é, cada indivíduo que dispõe de um determinado bem de consumo necessita de total liberdade para fazer uso da forma que julgar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (320.6 Kb)   docx (86.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com