TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOLSA FAMÍLIA UMA ALTERNATIVA PARA A DIMINUIÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL E POBREZA NO BRASIL

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 3

BOLSA FAMÍLIA UMA ALTERNATIVA PARA A DIMINUIÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL E POBREZA NO BRASIL


INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da vida humana que existe pobreza e desigualdade social, pois sempre houve a diferenciação das pessoas com maio e menor poder aquisitivo. E pode ser afirmado que a pobreza existe em todos os países, sejam eles pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.

O tema pobreza e desigualdade social sempre estiveram presentes em propagandas políticas, no entanto nunca foi realizado de fato um método para a erradicação das mesmas. Mas atualmente foi implantado um programa que vem tirando muita gente da miséria e para pertencerem à classe baixa e muitos de classe baixa passaram a ser de média.

Em 1930, foi criado o Ministério do Trabalho, e em 1932, a Carteira de Trabalho, a qual passa a ser o documento da cidadania no Brasil: eram portadores de alguns direitos aqueles que dispunham de emprego registrado em carteira. Essa é uma das características do desenvolvimento do Estado Social Brasileiro: seu caráter corporativo e fragmentado. (Behring e Boschetti, 2007).

O programa bolsa Família foi criado em 2004, pensando em sanar a fome e a miséria no país, e em 2006 o programa atingiu a meta de cobertura da sua população alvo estabelecida pelo Governo, consolidando-se como o carro-chefe da política social do governo Lula.

E este programa pauta-se em três dimensões essenciais à superação da fome e da pobreza que são: a promoção do alívio imediato da pobreza, por meio da transferência direta de renda à família; reforço ao exercício de direitos sociais básicos nas áreas de Saúde e Educação, que contribui para que as famílias consigam romper o ciclo da pobreza entre gerações; coordenação de programas complementares, que têm por objetivo o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários do Bolsa Família consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. (Portal da transparência)

Programas como o Bolsa família são métodos que podem sim resolver o problema de pobreza no Brasil, basta que a população também adquiram com a renda a capacidade de exercer a sua função na sociedade. Não somente esperar que o governo faça programas e mais programas e os beneficiados com estes não busque melhorar a sua qualidade de vida.


JUSTIFICATIVA

Em países como o Brasil que tem um índice de inflação ainda muito alto o crescimento sócio-econômico populacional é quase que impossível, pois a muitas diferenças, principalmente entre as classes sociais referente ao poder aquisitivo.

Os programas de transferência de renda tem se colocado no cenário público contemporâneo como um dos instrumentos de redução de desigualdade e de alivio imediato da pobreza.

O Programa bolsa Família é um programa que desde 2004 e vêm tentando resolver os problemas sociais, principalmente à fome, desemprego, direito a educação e desigualdade social.

Trabalhos nessa linha são essenciais para provar a eficiência ou não eficiência de tais programas, e no caso do não cumprimento, mostrar a população o engano sofrido e colocar a força da sociedade em prol dos seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com