TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POBREZA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO E FORMAS DE SEU ENFRENTAMENTO

Trabalho Universitário: POBREZA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO E FORMAS DE SEU ENFRENTAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA ARANTES

CLÁUDIA GARCIA DE MELO

LUSSANE MARIA PORFIRIO

TAÍS ALVES DE SOUZA

VANESSA CRISTINA GONÇALVES DE OLIVEIRA

POBREZA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO E FORMAS DE SEU ENFRENTAMENTO

Ituiutaba

2013

ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA ARANTES

CLÁUDIA GARCIA DE MELO

LUSSANE MARIA PORFIRIO

TAÍS ALVES DE SOUZA

VANESSA CRISTINA GONÇALVES DE OLIVEIRA

POBREZA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO E FORMAS DE SEU ENFRENTAMENTO

Trabalho apresentado a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR na Disciplina Atividades Interdisciplinares.

Prof(s) Amanda Boza Gonçalves, Helenara R. Sampaio, Rodrigo Zambon e Rodrigo Trigueiro

Ituiutaba

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................04

3 CONCLUSÃO.................................................................................................10

REFERENCIAS.................................................................................................11

1-INTRODUÇÃO

No artigo proposto Pobreza no Brasil comtemporânio e formas de seu enfrentamento da autora Maria Carmelita Yazbek, têm por finalidade trazer a realidade acerca do problema das politicas sociais no Brasil.

A pobreza tem como manifestação da questão social e com um fator relevante para a extrema desigualdade e acumulação da miséria está o capitalismo. Gerando assim aspectos como desemprego, alimentação insuficiente, debilidade da saúde, desconforto da moradia, fome, também apresenta como relevante a falta de acesso ao conhecimento com relação a direito e deveres dos indivíduos.

Assim sendo, a pobreza é o objeto de estudo do presente trabalho, ressaltando-se os mecanismos que gradativamente foram sendo agregados para se combater a mesma, enfatizando também os interesses capitalistas em prol de uma sociedade ignorante frente as ações de controle social impostas.

2- DESENVOLVIMENTO

Durante a elaboração de seu trabalho científico, a autora utilizou como método de pesquisa, o levantamento bibliográfico, se atendo para autores que já escreveram sobre o tema em questão, relacionando o material analisado, para a elaboração de suas ideias.

A autora enfatiza a realidade da pobreza está relacionada com a renda que é dominante, ao se tratar do presente tema; ou seja, defini-se pobres como sendo aqueles que, de modo temporário ou permanente, não têm acesso a um mínimo de bens e recursos, assim sendo, privados de meios de prover à sua própria subsistência necessitando então de ajuda. Muitas vezes essa população e vista pela sociedade como marginais e desajustados perante a sociedade.

Foi na contemporaneidade com a mão e obra barata o trabalho sofreu efeitos devastadores por sua crescente visibilidade, pois, deixou um aumento considerável do numero absoluto de pobres, quer pelas pressões democratização que caracterizaram a transição, para o governo democrático.

Todo ser humano em geral possui o direito a cidadania que inclui direitos no campo da liberdade individual: liberdade, igualdade, locomoção e justiça; direitos de participação no exercício do poder político: participação política em todos os níveis: eleições, plebiscitos e órgãos de representação, tais como sindicatos, movimentos e associações; direitos sociais: direito e igualdade de usufruto de um modo de vida digno, através do acesso ao patrimônio social, ligado ao consumo, ao lazer, a condições e leis do trabalho, à moradia, à educação, à saúde, a aposentadoria etc.

Para analise de dados estatísticos, com relação a Programa Social Bolsa família, que em 2012 atendeu mais de 13 milhões de famílias em todo o país, para a identificação dos níveis de pobreza e condições de vida a autora utilizou-se variáveis qualitativas (através da analise de dados relacionados a raça e sexo, entre outros). A amostra foi de 8,5 % da população de todo o país, representando um total de 16,27 milhões de pessoas.

Com relação aos dados apresentados no plano Brasil sem Miséria, segundo dados relacionados ao censo de 2010, a então atual realidade brasileira em termos de pobreza ficou assim caracterizado:

• A absoluta maioria das pessoas (70,8%) é negra.

• Os indígenas totalizam 817.963 pessoas no país, sendo que 326.375 se encontram em situação de extrema pobreza, representando um total de 39,9 % de seu total.

• Quanto ao sexo, há leve superioridade feminina de 50,5% contra 49.5% masculina.

• Metade dos que vivem na pobreza extrema tem até 19 anos (50.9%).

• As crianças até 14 anos representam cerca de quatro em cada dez indivíduos em extrema pobreza no Brasil (39.9%).

O Serviço Social juntamente com Assistência Social é uma política cuja realização é de competência do Estado, de responsabilidade da sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com