TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTUGUES

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

E.E. PROF AMADEU OLIVÉRIO

ALUNOS 3º ANO D

TRABALHO DE BIOLOGIA

TAXONOMIA

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

  • TAXONOMIA

Taxonomia é a ciência que classifica os seres vivos. Também chamada de “taxionomia” ou “taxeonomia”, ela estabelece critérios para classificar todos os animais e plantas sobre a Terra em grupos de acordo com as características fisiológicas, evolutivas e anatômicas e ecológicas de cada animal ou grupo animal.

  • COALA

                        Nome popular: Coala

         

             Nome científico: Phascolarctos Cinereus

                       

                        Habitat: O habitat dos coalas são as florestas das regiões nordeste e sudeste da Austrália, assim como da maioria dos marsupiais. Eles não vivem em abrigos, estão sempre expostos aos fatores da natureza (sol, vento e a chuva).

                        Modo de vida: Chamados de marsupiais por carregarem seus filhotes em uma bolsa ventral, os coalas vivem em cima dos eucaliptos, onde podem se alimentar fartamente (aproximadamente meio quilo de folhas de eucalipto por dia). Sua dieta é baseada nesse alimento, sendo que a falta desse os leva a morte. Eles também não bebem água, já que a obtém das folhas.

O período de reprodução dura cerca de 4 meses e, nessa época, o macho capacitado explora seu território em busca de fêmeas no cio. Só há uma reprodução ao ano e a gestação dura 35 dias.

Dentre os poucos predadores desse marsupial está o cão selvagem, que geralmente só ataca os coalas que não podem mais se defender (velhos e doentes). Devido aos hábitos sedentários e a consequente lentidão, o coala prefere se esconder à fugir em caso de perigo.

Os coalas podem viver até os 25 anos, mas esta é uma espécie ameaçada de extinção, em função da caça e das queimadas de florestas.

  • MICO LEÃO DOURADO

                     Nome científico: Leontopithecus rosalia 

                     Nome popular:   Mico-leão-dourado

                     Habitat: Habita o sudeste do Brasil (na mata atlântica do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo).

Modo de vida: São animais diurnos e muito ativos durante as primeiras horas da manhã. Os comportamentos sociais são muito semelhantes a de outros primatas.

 Vivem em grupos de até 8 indivíduos, organizados em grupos familiares e, durante a noite, dorme nos buracos das árvores. Sua alimentação é baseada em frutas, seiva, flores, invertebrados e répteis. 

  • PINGUIM

                    Nome Popular: Pinguim

                    Nome Científico: Spheniscidae

                    Habitat : O Pinguim é uma ave marinha típica do pólo sul, principalmente da região da Antártida. São encontrados também nas regiões da Terra do Fogo,  Ilhas Malvinas e Galápagos.

Modo de vida: Em terra, os pinguins andam em posição ereta. Isso ocorre por conta de que suas patas se encontram muito para trás, em relação ao seu corpo.

Essas aves não-voadoras são excepcionais nadadoras, podendo atingir uma velocidade de 40 km/h. Os pingüins passam a maior parte do tempo na água.

São ágeis caçadores, os pingüins se alimentam de moluscos, crustáceos, sépias, pequenos peixes e animais marinhos de pequeno porte.

  • BÁCTERIA BOTULISMO

                    Botulismo é uma doença bacteriana rara, porém grave.

                A toxina do Botulismo é uma das mais letais, a neurotoxina (toxina que ataca os neurônios) elaborada pela bactéria Clostridium botulinum.

Transmissão:
- Feridas
-Alimentos
-Intestinal

Sintomas:
-visão dupla e embaçada
-ptose palpebral
-tonturas
-boca seca
-intestino preso
-dificuldade para urinar
- dificuldade para engolir, falar e de locomoção
- paralisia dos músculos respiratórios

Tratamento:
-Hospitalização imediata
-Aparelho de respiração
- Líquidos intravenosos
- Medicamentos antibotulínicos

  • BÁCTERIA DO TÉTANO

                    O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro. 

Transmissão do tétano

- O micróbio pode viver no intestino de alguns animais domésticos, como o cavalo, burro e jumento. Estes animais, ao eliminar as suas fezes, lançam os micróbios no solo, onde podem viver durante meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com