TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR

Casos: PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 6

PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR1

Por Roneison Batista Ramos2

A busca permanente pela eficiência é um fato importante a ser considerado nas organizações, sejam elas atuais ou não. A eficiência é, na realidade, uma das bases da produtividade máxima que garante a sobrevivência das empresas no mercado.

Um dos principais precursores em eficiência e produtividade na história da administração foi Frederick Winslow Taylor que desenvolveu os princípios da administração científica e que foram publicados no livro “Princípios de Administração Científica” em 1911 (um século atrás). Nele Taylor propôs que as decisões baseadas na tradição oral deveriam ser substituídas por procedimentos precisos após estudo criterioso de um indivíduo realizando o seu trabalho e a aplicação desse estudo exigiria um alto grau de controle gerencial sobre as práticas operacionais de trabalho.

Princípios de Administração Científica está divido em três partes. Introdução, onde Taylor inicia com a fala do presidente T. Roosevelt sobre eficiência o que, segundo ele, deveria ser o foco principal dos homens de dos sistemas de organização. Na segunda parte, Fundamentos da Administração Científica, Taylor vai afirmar que as indústrias de sua época padeciam de males que poderiam ser agrupados em três fatores. Primeiro: vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. Haveria três causas determinantes da vadiagem no trabalho, que podem ser assim resumidas: o erro que vem de época imemorial e quase universalmente disseminado entre os trabalhadores, de que o maior rendimento do homem e da máquina terá como resultante o desemprego de grande número de operários; o sistema defeituoso de Administração, comumente em uso (iniciativa e incentivo), que força os operários à ociosidade no trabalho, a fim de melhor proteger os seus interesses; os métodos empíricos ineficientes, geralmente utilizados em todas as empresas, com os quais o operário desperdiça grande parte do seu esforço e do seu tempo. Segundo: desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização de cada tarefa. Terceiro: falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.

Para resolver esses males, Taylor idealizou os Princípios da Administração Científica, a terceira parte do livro, que tem enfoque no método científico para a realização das tarefas, seleção e treinamento trabalhadores, supervisão e orientação dos trabalhos e consolidação da divisão do trabalho entre os operários, pela especialização de cada um.

Os principais pontos destacados por Taylor foram:

Seleção científica do trabalhador – o trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões. A boa execução da tarefa, resultado de muito treino, é importante para o funcionário e para a empresa.

Tempo-padrão – o trabalhador deve atingir no mínimo a produção estabelecida pela gerência. É muito importante contar com parâmetros de controle da produtividade, porque o ser humano é naturalmente preguiçoso. Se o seu salário estiver garantido, ele certamente produzirá o menos possível.

Plano de incentivo salarial – a remuneração dos funcionários deve ser proporcional ao número de unidades produzidas.

Trabalho em conjunto – os interesses dos funcionários e da administração podem ser conciliados, através da busca do maior grau de eficiência e produtividade. Quando o trabalhador produz muito, sua remuneração aumenta e a produtividade da empresa também.

Gerentes planejam e os operários executam - o planejamento deve ser de responsabilidade exclusiva da gerência, enquanto a execução cabe aos operários e seus supervisores.

Desenhos de cargos e tarefas – com a Administração Cientifica, a preocupação básica era a racionalidade do trabalho do operário e, consequentemente, o desenho dos cargos mais simples e elementares.

Divisão do trabalho e especialização do operário - uma tarefa deve ser dividida ao maior número possível de subtarefas. Quanto menor e mais simples a tarefa, maior será a habilidade do operário em desempenhá-la. Ao realizar um movimento simples repetidas vezes, o funcionário ganha velocidade na sua atividade, aumentando o número de unidades produzidas e elevando seu salário de forma proporcional ao seu esforço.

Supervisão - deve ser funcional, ou seja, especializada por áreas. A função básica do supervisor, como o próprio nome indica, é controlar o trabalho dos funcionários, verificando o número de unidades produzidas e o cumprimento da produção padrão mínima. Aqui um operário tem vários supervisores de acordo com a especialidade.

Ênfase na eficiência – Existe uma única maneira certa de executar uma tarefa. Para descobri-la, a administração deve empreender um estudo de tempos e métodos, decompondo os movimentos das tarefas executadas pelos trabalhadores.

Condições de trabalho – Taylor verificou que as condições do trabalho interferiam nos resultados do trabalho. Adequação de instrumentos e ferramentas de trabalho para minimizar esforço e perda de tempo na execução do trabalho. Arranjo físico das máquinas e equipamentos para racionalizar o fluxo da produção. Melhoria do ambiente físico de trabalho, diminuição do ruído, melhor ventilação e iluminação.

Padronização - Taylor através dos seus estudos preocupou-se com a padronização dos métodos e processos de trabalho, máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matérias primas e componentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com