TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR Organização, Pessoas E Mercado

Trabalho Universitário: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR Organização, Pessoas E Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  4.846 Palavras (20 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 20

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará os seguintes assuntos: Percepção de valor, descrição de cargos e sua importância para a administração de cargos e salários, relatórios administrativos, bem como ferramentas utilizadas no diagnóstico organizacional e análises contábeis. Todos esses assuntos serão baseados na compreensão conceitual (a partir da leitura de um caso) e a discussão prática das estratégias de negócio utilizadas por uma rede de hotéis por meio da resolução das questões propostas.

De acordo com Gil (2002, p.54), o estudo de caso analisa profundamente poucos objetos, mas de forma que permita um amplo e detalhado conhecimento, pois dessa maneira explora situações da vida real de um determinado caso, permitindo-se ao pesquisador, desenvolver hipóteses ou teorias para possíveis explicações de fenômenos ou até situações mais complexas, sem a necessidade de levantamentos ou experimentos, proporcionando-se assim vantagens como, maior ênfase na totalidade, simplicidade dos procedimentos, e possíveis novas descobertas.

Alguns autores criticam esse tipo de estudo, pelo fato de limitar-se somente ao universo em questão, dificultando a generalização dos resultados obtidos. (SILVA, 2003 p.60).

Mas o estudo de caso tem exatamente o propósito de analisar profundamente os dados de determinados assuntos de alguma respectiva área, para trazer um conhecimento exato da situação.

O objetivo deste trabalho é aprimorar o conhecimento aprendido nas disciplinas do quinto semestre, do curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR virtual, aplicando o conhecimento à pratica através da resolução de um estudo de caso.

2 DESENVOLVIMENTO

PRIMEIRA ETAPA DO TRABALHO:

1. Na página 121 o texto informa que os Hotéis íbis oferecem a mesma equação de valor. Baseado nisso, responda:

a) Quando podemos afirmar que uma compra teve valor?

O valor de um produto é a expectativa do consumidor quanto aos seus benefícios em relação à quantia real paga pelo produto.

Pode ser expresso pela equação:

• Valor = Benefícios / Preço ou

• Valor = Benefícios recebidos / Expectativas

Durante a compra, o consumidor percebe o valor do produto avaliando os seguintes itens:

• Os benefícios oferecidos pela empresa, na forma de produtos (bens e serviços) e

• O custo da transação (dinheiro, esforço, tempo).

A comparação destes itens gera a percepção do valor total da compra. Sob a ótica da Gestão pelo Valor o Valor assenta na relação entre a satisfação de necessidades diferentes (dos diferentes clientes) e os recursos utilizados para esse fim (o preço pago somado do esforço do cliente para obtê-lo). Quanto menores os recursos utilizados (preço) e quanto maior a satisfação das necessidades, maior é o Valor.

O modelo compensatório supõe que os consumidores avaliam cada marca de acordo com todos os critérios de benefícios. Um consumidor considera uma marca como preferida quando ela concentra seus benefícios desejados. Avaliações ineficazes para determinados benefícios podem ser compensadas com boas avaliações para outros benefícios.

Pelo modelo não-compensatório, os consumidores classificam as marcas com um critério de cada vez, avaliando cada marca de acordo com todos os critérios de benefícios. Se todas as marcas atendem a um primeiro critério, avança-se para um segundo critério, eliminando a(s) marca(s) que não atender(em) a este benefício. E assim sucessivamente, até que seja escolhida a marca que atender a todos os critérios de benefícios.

b) De que forma a rede de Hotéis Íbis poderia aumentar a percepção de valor para os seus clientes?

No ramo hoteleiro, assim como em qualquer prestação de serviço, é fundamental que se tenha um claro entendimento do que o cliente necessita, ou seja, a agregação de valor esta intimamente relacionada ao atendimento das necessidades do hóspede. O problema é que valor, conforme Scharf (2007) é de difícil conceituação, pois tem significados diferentes de acordo com quem tem contato com ele. Mas, continua o autor, uma vez a empresa tendo definido o seu conceito de valor, baseado naquilo que seu segmento de atuação percebe como relevante, pode planejar um processo lógico para a criação de valor (SCHARF, 2007). A expressão abstrata das funções (distintas das necessidades ou das soluções para satisfazê-las) é necessária para promover a criatividade e, assim, possibilitar uma maior liberdade para explorar soluções inovadoras. As melhorias no valor surgem da consideração de processos alternativos para satisfazer a funcionalidade exigida.

O profissional que comunicará o produto deve, antes de compor sua mensagem publicitária, estar bastante consciente do posicionamento do produto a ser anunciado, ou seja, de como ele se apresenta aos consumidores, em comparação à concorrência. Posicionamento, segundo Kotler (1994) desenvolve uma imagem positiva da empresa e cria um espaço distinto na mente dos consumidores. Assim sendo, o posicionamento da empresa no mercado pode estar diretamente vinculada à promessa publicitária, ou seja, à apresentação das características essenciais e que diferenciam o produto, de forma positiva, de sua concorrência. Considerando os modelos que os clientes utilizam para escolher certo produto, é necessário que o profissional de comunicação conheça a hierarquia dos critérios de benefícios, para então montar seu argumento, respeitando essa hierarquia. Sendo assim, investir mais em publicidade, de um modo direcionado, seria uma das maneiras de aumentar a percepção de valor pela clientela.

Poderia também aumentar os serviços oferecidos pela rede, implementando um segmento de eventos, cuja clientela tem crescido ultimamente. Convém observar que o setor de eventos é o segmento que mais cresce no mercado mundial de turismo, movimentando por ano aproximadamente U$$ 35 bilhões segundo dados da OMT. Esses indicadores revelam ainda que os turistas que viajam para participar de eventos sejam de lazer, de atualização profissional ou de negócios, gastam três vezes mais do que o turista tradicional, estimando-se a relação de U$$ 240 para U$$ 90.

Na constante busca pela satisfação e fidelização dos hóspedes, destaca-se como estratégia mais utilizada a motivação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com