TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA

Trabalho Universitário: PROJETO DE PESQUISA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  5.961 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste Projeto de Pesquisa sobre as pessoas portadoras de deficiência é analisar as dificuldades encontradas por elas para ter acesso aos espaços físico públicos ou não, a sua inclusão no mercado de trabalho e nas escolas e de ter todos os seus direitos resguardados.

A definição de deficiência: São complicações que levam a limitação da mobilidade e da coordenação geral, e as causas são variadas indo desde lesões neurológicas e neuromusculares até má-formação congênita, ou condições adquiridas como hidrocefalia ou paralisia cerebral. Os principais tipos de deficiência física segundo o Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999 são:

“paraplegia, perda total das funções motoras dos membros inferiores; tetraplegias, perda total da função motora dos quatro membros e hemiplegia, perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo. Ainda são consideradas as amputações, os casos de paralisia cerebral e as ostomias (aberturas abdominais para uso de sondas).

Dependendo da área do cérebro afetada a pessoa portadora de deficência pode apresentar dificuldades na fala, na leitura, na escrita, na percepção de espaço e reconhecimento do corpo. Através dos estudos para a realização deste projeto esperamos compreender mais sobre os problemas enfrentados pelos portadores de deficiência e que com essa compreensão buscar soluções para os mais variados tipos de problemas por eles enfrentados.

De acordo com a Legislação Brasileira de Pessoas Portadoras de Deficiência:

“Discriminação por motivo de deficiência” significa qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, com o propósito ou efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o desfrute ou o exercício, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico social, cultural, civil ou qualquer outro. Abrange todas as formas de discriminação, inclusive a recusa de adaptação razoável”

2 OBJETO DE ESTUDO

Pessoas portadoras de deficiência física.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Estudar as pessoas com deficiência física com lesão congênita ou adquirida na infância em Uberaba MG.

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

• Estudar a discriminação social que leva ás Escolas a exclusão, pois sendo a educação uma questão de direitos humanos as pessoas com deficiência devem fazer parte das escolas que tem que se adequar para incluir todos os alunos. As pessoas com deficiência necessitam de instruções de técnicas e de equipamentos especializados. Todo este apoio para alunos e professores deve ser integrado e associado a uma reestruturação das escolas e das classes.

• Verificar através de estudos e pesquisas a atuação da política estadual de atendimento à pessoa com deficiência, orientando e assessorando as entidades filiadas, quanto a sua execução, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, em seu ciclo de vida, criança, adolescente, adulto e idoso, assegurando-lhes o pleno exercício da cidadania;

Que com esse projeto de pesquisa possamos entender um pouco melhor as limitações e problemas pelos quais passam as pessoas com deficiência e seus familiares, escutar com atenção; dar credibilidade às pessoas com deficiência intelectual e múltipla; incentivar o interesse e preparação para atividades laborais; possibilitar a adequação do comportamento frente às demandas sociais esperadas na fase de adolescência.

4 JUSTIFICATIVA

Existem diversas leis que beneficiam as pessoas com deficiência, mas nem todos conhecem seus direitos.

“Assim como qualquer cidadão, a pessoa com deficiência tem o direito de promover ações judiciais para pedir que seu direito violado seja reparado ou mesmo evitar que seu direito venha a ser violado. (art. 5º, XXXV, da Constituição Federal).”

A Apae de Uberaba MG foi fundada em 12 de março de 1972 com o intuito de atuar na defesa e garantia dos direitos dessas pessoas, com profissionais capacitados e especializados tanto na área clínica (médicos pediatra, neurologista e psiquiatra, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiro, assistente social e terapeuta ocupacional). O setor de Serviço Social da Apae tem como função:

• Avaliação para admissão na instituição e/ou encaminhamento para outras instituições;

• Atendimento e acompanhamento familiar e do aluno;

• Orientações e informações a família, professores e profissionais de outras áreas na instituição;

• Encaminhamentos a outros profissionais da equipe multidisciplinar;

• Acompanhamento dos alunos a hospitais, postos de saúde e residências, em casos urgentes ou necessários;

• Participação em reuniões com pais, objetivando orientá-los sobre a situação de seus filhos na escola;

• Contato familiar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com