TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Das Pessoas Portadoras De Deficiência No Mercado De Trabalho."

Trabalho Escolar: A Inclusão Das Pessoas Portadoras De Deficiência No Mercado De Trabalho.". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo, determinar o histórico jurídico dos direitos das pessoas portadoras de deficiência física no Brasil, especificamente no Direito do Trabalho.

Mostrar a atuação do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho na inserção da pessoa portadora de deficiência e beneficiário reabilitado no trabalho.

Tendo como propósito demonstrar à proteções trabalhistas às pessoas portadoras de alguma deficiência, os efeitos positivos do cumprimento da Lei 8.213/91, do Decreto 3.298/99, que reservam postos de trabalho para portadores de deficiência e reabilitados, e os direitos contidos na Constituição Federal, que impõe a proteção e a igualdade no âmbito do trabalho para esses cidadãos.

TEMA:

Direito do Trabalho

SUBTEMA:

“A inclusão das Pessoas Portadoras de Deficiência no Mercado de Trabalho.”

TÍTULO

DIREITO DO TRABALHO

“A inclusão das Pessoas Portadoras de Deficiência no Mercado de Trabalho.”

OBJETO:

:Os direitos das pessoas com deficiência física no Brasil, na proteção de seus direitos no âmbito trabalhista.

OBJETIVOS

Objetivos gerais

 Determinar qual a atuação do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho na inserção e na reabilitação das pessoas portadoras de deficiência física;

 Determinar quais são as deficiências físicas, até onde determinada lesão pode afetar no desempenho do individuo em suas atividades trabalhistas;

 Demonstrar o cumprimento da legislação para os deficientes no mercado de trabalho, e quais os indivíduos estão protegidos por tal legislação.

Objetivos específicos

 Especificar as características das organizações sociais, conforme o Decreto n.3.298/99;

 Especificar os direitos e garantias dos portadores de deficiência no mercado de trabalho;

 Divulgar a atuação dos empresários para o cumprimento da cota específica para os deficientes físicos;

 Demonstrar á relativa reabilitação profissional da pessoas portadoras de deficiência, abordando princípios, e métodos de orientação vocacional e treinamento profissional, meios de aumentar oportunidades de emprego para esses indivíduos, emprego protegido.

JUSTIFICATIVA

A importância do estudo deste tema tem como finalidade despertar, através da sensibilização, a comunidade brasileira, para a responsabilidade social e solidária e, mostrar que com a ação conjunta de todos os envolvidos podem-se vencer preconceitos, evitar a discriminação e evidenciar as potencialidades e eficiências das pessoas portadores de deficiência e reabilitados.

Em diversas pesquisas foi evidenciado que os portadores de deficiência se encontram em uma cruel desvantagem na competição acirrada pelo mercado de trabalho, aumentando o índice de desemprego em nosso país.

O tema objeto de estudo deste trabalho é de grande relevância social, pois a vida deste portadores de deficiência tende a ser sacrificada e sofrida. Suas limitações se esbarram muitas vezes em obstáculos criados pela sociedade, seja na simples locomoção pela cidade até no âmbito do trabalho, passando por inúmeras humilhações e discriminações.

Atualmente, determinados portadores de deficiência, que apresentam limitações superáveis, conquistaram o seu lugar no ambiente de trabalho, tendo acomodações especificas para suas limitações e, principalmente o respeito de seus colegas, estes sim, profissionais.

Apesar disso, a maioria continua encontrando barreiras para se inserir no mercado de trabalho, mutias vezes quando conseguem alguma chance, adquirem um salário menor e apresentando uma enorme insegurança no emprego.

É um desafio encontrado não somente em nosso pais como em todo mundo.

Daí, justifica-se um estudo mais aprofundado e de uma discussão mais aprofundada especialmente no ambiente acadêmico.

HIPÓTESES

 A dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, devido ao preconceito por parte da sociedade;

 A falta de conhecimento por parte dos deficiente em relação aos seus direitos e garantias no ambiente de trabalho;

 A importância da atuação do Ministério do Trabalho e do Ministério Público para resguardar os direitos dos deficientes físicos;

 A habilitação e a reabilitação profissional e social proporcionando aos portadores de deficiência inserção no mercado de trabalho, com maior segurança e adaptação.

METODOLOGIA

O trabalho será realizado usando o método misto.

Através de pesquisas bibliográficas em livros, artigos, e revistas jurídicas que tratem do assunto. As pesquisas serão realizadas em bibiliotecas, via internet.

Entrevistas com portadores de deficiência física que já autam no meercado de trabalho.

Entrevista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com