TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRoduto Sazonal

Pesquisas Acadêmicas: PRoduto Sazonal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Com a sociedade em constante mudança, pode-se dizer que o produto de uma empresa hoje em dia é um adjetivo. A competitividade de mercado os torna praticamente iguais. Daí a necessidade de criar valores e destacar percepções sobre o produto ou serviço, que farão e diferença no mercado. Criar uma marca forte, entender o cliente, e fazer com que os signos e imagens estejam sempre presentes na sua mente, quando pensar em uma determinada categoria de produto, não é um trabalho fácil. A empresa deve aprender a ouvir o cliente e estar atenta nas mudanças de comportamento do consumidor. Somente propaganda em massa, já não é mais o que vai garantir o sucesso da empresa, é preciso trazer o cliente para o lado da marca. Assim teremos um parceiro que se identifica com a marca e seus valores ou benefícios. Ele então se torna o propagador da imagem da empresa. Começa a produzir mídia, ou seja, os papéis se invertem. Por isso é muito importante que a marca trabalhe o branding responsável, para gerar uma identidade que irá se consolidar no mercado.

Apesar de uma grande abrangência e influência sobre a massa, a propaganda televisiva hoje em dia não se faz tão auto suficiente apenas anunciando, a ela cabe também reforçar e posicionar produtos e imagens. Ou seja, se a marca não tiver a sua identidade muito bem definida, e não basta tê-la, deve-se acreditar e viver essa identidade no dia-a-dia da marca, certamente ela será perdida no tempo. O Sr. Target de hoje, é decidido e está munido de informações sobre o produto ideal para suprir suas necessidades e desejos. Ele une características e informações adiquiridas através das experiências obtidas com as marcas, e as usa, mesmo que inconscientemente, na decisão de compra.

No entanto este acúmulo de informações não é algo muito bom para as empresas “atrasadinhas”. Tendo em vista a constante mudança na competição de mercado, a forte troca de experiências, e até mesmo o fato de que o produto se tornou algo personalizável. O consumidor não quer apenas o produto em si, ele busca outros fatores, como os valores agregados a marca. Ele quer ser ouvido, precisa se sentir especial, sentir que existe uma relação entre ele e a marca. Esta relação junto às experiências que o consumidor vive com a marca o tornam um gerador de mídia. Os papéis se invertem, não temos mais a geração de informação por parte do anunciante. Agora a força da propagação vem do próprio consumidor, ele publica a sua identificação (ou não) com a marca. Neste ponto a vivência com a marca conta muito. Por isso estar presente, de uma forma positiva, na cabeça do cliente é imprescindível.

Para se fazer presente na mente do cliente, é preciso que o branding seja feito de maneira responsável. Isto quer dizer que, pensar a curto prazo neste caso não é uma boa. A marca se fará sólida com o tempo trabalhado, encantando o cliente tornando-o fiel a marca, um defensor. A comunicação e as estratégias de “ataque” neste caso devem ser mais contextualizadas, as armas utilizadas, devem ser muito bem escolhidas. Pois o objetivo é otimizar, aumentar o valor da marca junto ao cliente. A criatividade deve estar aliada à estratégia, para gerar resultados e números. Não basta apenas inovar, as promoções por exemplo, devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com