TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS

Dissertações: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 7

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS

Caso restaurante Fellini: gestão com pessoas

Trabalho de comportamento, clima e cultura/ (1º semestre) metodologia cientifica psicologia organizacional e gestão de pessoas. Apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de psicologia organizacional e gestão de pessoas.

Orientadora:

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO: 7

3.1 Exemplos de figuras: 7

3.2 Exemplos de quadro: 8

4 CONCLUSÃO 9

5 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como principal objetivo analisar a situação descrita no caso do RESTAURANTE FELLINI, sobre a gestão de pessoas com base nos aspectos e conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre. É considerada uma empresa familiar com gestão participativa, onde bons funcionários que se destacam recebem premiações em dinheiro, desde um elogio de um cliente ate idéias inovadoras.

2 DESENVOLVIMENTO

RESTAURANTE FELLINI foi fundado na cidade do Rio de Janeiro em maio de 1993, no bairro Leblon, na zona sul.

Tem como objetivo satisfazer aos mais diferentes paladares, por isso, o Fellini dispõe de uma grande variedade de pratos quentes e frios, além da culinária italiana, massa a peso (você escolhe o molho), rodízio de carnes, pizzas, Buffet self service, pratos executivos e uma completa carta de vinhos.

Por se tratar de uma empresa familiar, as atividades de RH são voltadas para que os funcionários sejam felizes e motivados em suas atividades, o que proporciona um ótimo atendimento e satisfação de nossos clientes.

Não tem programas formais de sistemas de qualidade na empresa, oferecem aos seus colaboradores um treinamento constante através de práticas de atendimento para atingir o mais alto de nível de qualidade em serviços.

A equipe de gestão acredita no atendimento diferenciado e personalizado para consolidar-se com uma empresa de qualidade, tendo como objetivos reter os clientes e permitir que os funcionários participem ativamente da gestão.

A empresa busca nos seus colaboradores aqueles com ambição e vontade de aprender e crescer em um ambiente de grupo, da mesma maneira espera-se que haja um comprometimento, determinação e disciplina para que se faça a cada dia o melhor.

Devido à dificuldade, a principal característica da empresa é incentivar as pessoas que queiram crescer e progredir em suas carreiras, eles acredita que pode fazer com que essas pessoas entendam a necessidade do comprometimento, disciplina e determinação em suas atividades.

O Restaurante Fellini tem 62 funcionários e a família divide a direção, Ana Maria, que é nutricionista, supervisiona o cardápio e a mãe, Helena, ajuda a cuidar da parte financeira. Adepto da gestão participativa, o departamento de Recursos de Recursos Humanos do Restaurante Fellini premia os funcionários e oferece a eles vários incentivos, além do seguro médico e odontológico e remédios.

Quando é preciso contratar um novo colaborador, mais uma vez os funcionários são ouvidos: “Normalmente o recrutamento é feito primeiro com uma comunicação verbal a todos da equipe sobre a necessidade da empresa. Vemos sempre se alguém tem um parente ou alguma pessoa para indicar. Quando não há alguém por esse meio, vamos ao tradicional anúncio em jornais, e hoje em dia, em sites de anúncios de emprego sempre colocando nossos diferenciais, que são os nossos benefícios”, destaca Nelson.

Na empresa existem diversas formas de reconhecimento, sendo a principal o elogio e o agradecimento verbal, que de acordo com pesquisa interna foi eleito o item mais importante. É oferecida premiação em dinheiro para elogios vindos dos clientes e da gerência sempre que algum colaborador é destacado. Também são premiadas as equipes de venda por produtividade e Copa/Cozinha por economia nas utilidades bem como premiamos os campeões de conformidades exigidas pela ANVISA, eleição e premiação dos funcionários do mês e agradecimento com foto e histórico em mensal, distribuído aos clientes.

As ações instituídas para influenciar a motivação dos funcionários estão diretamente ligadas à Missão do Restaurante, ou seja, funcionário motivado é sinônimo de qualidade no atendimento, excelente cardápio e satisfação dos clientes.

O relacionamento interpessoal incentivado e formando equipe. A estrutura da organização permite uma interação entre os setores.

Atualmente os novos conceitos de administração e de gestão, pode-se afirmar que o grande diferencial das organizações corresponde ao seu potencial humano. Nesse sentido é fundamental que as organizações busquem manter níveis de satisfação elevados entre as pessoas a fim de obter o efetivo comprometimento destas com os objetivos organizacionais. O gerenciamento de um clima organizacional que atenda às necessidades dos colaboradores de uma organização torna-se mais eficiente direcionando o comportamento motivado para a busca dos objetivos da organização. O clima de uma organização é considerado favorável quando melhora o moral interno satisfazendo as necessidades pessoais dos seus colaboradores e proporcionando um sentimento de bem-estar no ambiente de trabalho. Quando essas necessidades não são atendidas, surge um clima desfavorável, ou seja, um sentimento de insatisfação e frustração no contexto de trabalho.

Uma organização que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores no trabalho deve manter uma atitude proativa para medir e trabalhar o nível de satisfação interno, através de mecanismos regulares e precisos. O desconhecimento do clima organizacional real pode comprometer os esforços da organização para melhorar o seu desempenho.

A metodologia cientifica aplicada no restaurante Fellini, tem como objetivo conceituar alguns tópicos, tais como, custos e sua divisão entre custos fixos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com