TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parte 1 Individual

Trabalho Universitário: Parte 1 Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

Passo 1(Aluno)

1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história:

A palavra administração se refere a um processo de tomada de decisões que fazem com que as organizações se tornem mais eficientes na utilização dos seus recursos e na conclusão de seus objetivos.

No decorrer da historia a administração foi evoluindo da necessidade básica de organização de posses e serviços para uma organização eficiente de tomadas de decisões para o controle de posses e serviços!

2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas:

Escolas clássicas:

Frederick Winslow Taylor: Movimento da administração cientifica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas.

Henry Ford: Linha de montagem; produtos, peças e trabalhadores padronizados; eficiência do processo produtivo.

Henry Fayol: Administração como processo, com identidade e papel próprios dentro das funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal; diretrizes sobre como administrar.

Max Weber; Burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia, tipo ideal de burocracia, organização como maquina burocrática.

Escola Neoclássica:

Pierre du Pont e Alfred Sloan: Estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo; centralização do desempenho da empresa como todo; centralização do planejamento e descentralização da execução; unidades centrais de apoio.

3. Pesquisar sobre a Revolução Industrial apontando como a mesma criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.

A Revolução Industrial começou quando os comerciantes começaram a reunir trabalhadores em galpões criando assim as primeiras fabricas, mas o que impulsionou mesmo a Revolução Industrial foi a criação das maquinas a vapor o que levou os comerciantes trocarem o uso dos artesões para o uso de operários especializados no uso das maquinas.

Os trabalhadores tinham que conviver com baixos salários e péssimas condições de trabalho e isso se aplicava as crianças também que tinham que trabalhar um mínimo de 14 horas diárias, mas no inicio dos anos 1800 os primeiros sindicados foram criados para poder proteger os interesses dos operários, esses sindicados eram aceitos inicialmente só na Inglaterra, sua aceitação em outros lugares foi aceita mas de forma muito lenta.

A administração no inicio da Revolução industrial era muito rudimentar e a qualidade dos produtos produzidos era precária, no entanto foi devido a essas condições que levaram a algumas pessoas analisarem e criarem as bases da ciência econômica e das teorias da administração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com