TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil do gerente moderno

Tese: Perfil do gerente moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Tese  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

Perfil de um gerente contemporâneo

Ser gerente no mercado corporativo atual é ir além de trazer bons resultados, é preocupar-se em entender e gerir comportamentos. Diferente do que dizem, não há uma escassez de talentos, existem muitas pessoas que reúnem um bom desempenho e grande potencial, mas é difícil para as organizações identificar e conseguir reter esses talentos quando localizados.

Características de um gerente

Um profissional que quer alcançar sucesso e desenvolver características de um executivo global deve estar preparado para conquistar uma ótima bagagem cultural aliada às habilidades comunicativas.

É preciso muita energia para conseguir evoluir a equipe e não apenas sugá-la.

Os seres humanos são guiados por necessidades básicas e emocionais. O gestor que consegue conhecer e observar essas necessidades, consegue fazer conexões e ter sucesso em seu gerenciamento. Além disso, o líder moderno deve apresentar outras características, como:

1. O líder deve pensar em como é possível obter melhores resultados.

2. É preciso saber conduzir pessoas através de diálogos.

3. Paixão pelo negócio e área de atuação é fundamental.

4. Um bom gerente deve ter prazer em desenvolver novos talentos.

5. Os gestores devem estar preparados para conduzir seus subordinados, mesmo diante de desafios.

6. Aprenda a argumentar e negociar dentro das necessidades da sua equipe de trabalho torna o caminho mais proveitoso.

7. Busque motivar seus funcionários, inclua nos indicadores a satisfação, o compromisso e o engajamento.

Dicas para um gerenciamento de sucesso

O gerenciamento de sucesso é fruto do trabalho e desenvolvimento da carreira profissional. Saber reconhecer dificuldades e analisar o que é preciso melhorar, é uma vantagem competitiva no perfil de um gerente que busca sucesso e reconhecimento.

Vejamos agora algumas dicas de condutas e atitudes que um gerente de sucesso deve ter dentro do mundo contemporâneo:

1. Um bom gerente deve esclarecer valores, envolvendo a equipe e construindo valores comuns. Além de falar sobre os valores, é necessário vivenciar e modelar os valores da equipe. Esse deve ser o ponto de partida para conseguir que todos falem a mesma língua.

2. Inspire a sua equipe a enxergar um futuro, conhecendo todas as possibilidades e encontrando propósitos comuns. É necessário dar espaço para que as idéias sejam compartilhadas.

3. Seja proativo e busque incentivar e motivar a iniciativa dos profissionais. Não tenha medo de arriscar e de dar espaço para que os seus colaboradores experimentem novas oportunidades.

4. Capacitar a equipe para a ação, estimulando a colaboração, criando um clima de confiança e fortalecendo o desenvolvimento dos profissionais é um diferencial no perfil do gerente contemporâneo.

5. Saiba reconhecer as contribuições, comemorando os bons resultados, valorizando seus profissionais e o espírito da equipe. Todos precisam de feedback, seja positivo ou negativo. Dê espaço para que eles recebam e também apliquem feedback.

6. E, por fim, desenvolva amor pelo seu trabalho no dia a dia, criando oportunidades, observando bons profissionais e outros líderes, refletindo sobre sua conduta e sendo humilde ao tratar com seus clientes e colaboradores.

http://blog.sucessoclub.com.br/desafios-liderar-equipes/

Desafios ao liderar equipes

Ao liderar equipes ou projetos, o líder deve estar pronto para as adversidades que ele poderá encontrar ao gerenciar pessoas. Nunca sabemos ao certo como as pessoas que vão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com