TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pertencimento

Por:   •  21/10/2015  •  Monografia  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FABIANI DA SILVA BUENO-RA 351648

PRÉ –PROJETO/ TCC I

TAQUARA-RIO GRANDE DO SUL

 2015

[pic 2]

Título do Artigo:  

A Intervenção do Assistente Social com as famílias do Projeto Habitar Melhor

Tema

Regularizar a situação das famílias que estão em situação irregular e de moradia precária, e intervir na realidade social e socioeconômica das mesmas, visando o fortalecimento e sentimento de pertencimento.

Justificativa:

        Diante do pedido de com o pedido de intervenção por parte do executivo, legislativo e judiciário, às vinte e uma famílias do Condomínio Habitar Brasil, do bairro Campestre, município de Taquara/RS, percebeu-se a necessidade de intervir na situação destas famílias através da parceria destes órgãos. Inicialmente buscou-se a identificação e construção da identidade individual e coletiva destas famílias, bem como a descoberta de possibilidades e níveis de participação das com baixa renda nas políticas públicas e programas sociais, voltados para moradia; organização e desenvolvimento comunitário, oportunizando um sentimento de pertencimento ao local onde as mesmas estão inseridas.

Nesta Perspectiva, propor-se como aponta o autor Kern (2002), que diz que o pertencimento provoca segurança, garantia, afeto, referência. Desta forma, ele pode ser visto como um produto de competência relacional, mas também como um elemento de construção social. Revela uma relação de poder, onde o próprio poder garante o fortalecimento e a emancipação do sujeito, numa dinamicidade horizontal e não-vertical: relação/educação de cima para baixo. Revela, ainda, parceria, aceitação, cumplicidade, solidariedade e aponta o poder, o afeto e o pertencimento. E para estas famílias sentirem-se pertencentes de suas próprias casas, urge uma intervenção profissional, no sentido de

[pic 3]

poder orientá-las e fazer os encaminhamentos necessários para a regularização junto aos setores competentes.

     Existe uma dependência entre a comunidade e poder público, por isso a necessidade de reconhecer as potencialidades, elevando a autoestima dos moradores e a resolução de dar a posse definitiva como alternativa de promover o direito á moradia á pretensão é responsabilizar para uma posse consciente para suscitar o desejo de pertencimento e consequentemente de cuidado.

        Desta forma, acreditando no olhar do Serviço Social na realidade em que vivem estas famílias em situação de vulnerabilidade social, em entre elas a questão da moradia, e do cuidado com espaço, busca-se o empoderamento e a oportunidade de possibilitar a posse definitiva dos moradores do Habitar Brasil.

Para Araújo (2008),

O direito à moradia, resguardado pelos atos legislativos e referendado pelos fóruns nacionais e mundial de habitação, elevou a questão para o campo prioritário da ação pública, tendo os fenômenos da pobreza e precariedade a dar corpo para o consenso de que o acesso à moradia e a permanência nela configuram uma das dimensões essenciais de uma política de luta contra a exclusão.

        Nesta perspctiva a autora atribui-se a questão da moradia como sendo de responsabilidade da nação em seu conjunto, ultrapassando a competência pura e simples do Estado.

        Considerando que há um entendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, de que o condomínio Habitar Brasil é uma comunidade vulnerável, e que existe um preconceito, um estigma, que a comunidade é “descuidada” com o ambiente em que vive, por sua vez essa comunidade tem um sentimento de abandono por parte do poder público. E como preconiza nos aparatos legais, em especial a Constituição Federal de 1988, e seu Art. 6º, devemos assegurar os direitos sociais, como à educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, justifica-se a relevância deste projeto.

[pic 4]

Problema

 Como se dá a intervenção do serviço social as vinte uma família moradores do Habitar Brasil, para fazer com que sintam-se pertencentes de suas casas no município de Taquara/RS?

Objetivo Geral

Objetivo  específicos

[pic 5]

Metodologia

[pic 6]

Cronograma

Atividades

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Observar orientações

x

 Pesquisa Bibliográfica

x

x

 Pesquisa Documental

x

 Análise do material coletado

x

x

Elaboração projeto

x

x

Postagem projeto

x

Finalização do artigo

x

x

Postagem do artigo

x

[pic 7]

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (690.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com