TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perícia Contábil

Dissertações: Perícia Contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DE PERÍCIA CONTÁBIL

A expressão Perícia advém do Latim: Peritia, que em seu sentido próprio significa conhecimento (adquirido pela experiência). É a forma de se demonstrar, a verdade de fatos ocorridos contestados por interessados, examinados por especialista, - um contador especializado em Perícia Contábil e com vasta experiência -, matéria tal que serve de meio de prova em que se baseia o juiz, ou árbitro para tomada de decisões.

Observa-se que os indícios da perícia e da contabilidade surgiram juntamente. Vários pesquisadores revelam que os primeiros sinais da contabilidade foram constatados a 4000 a.C.; atrelado a ela, a perícia tem seus primeiros vestígios, constatado na antiga civilização do Egito e “na Grécia antiga com o início da sistematização dos conhecimentos jurídicos, observando-se, à época, a utilização de especialistas em determinados campos para proceder à verificação e ao exame de determinadas matérias.”

As atividades de Perícia Contábil são prerrogativas do Contador e reguladas pelas Resoluções nº 857 (Normas Brasileiras de Contabilidade / NBC P2 / Normas Profissionais do Perito) e nº 858 (Normas Brasileiras de Contabilidade / NBC T 13 / Da Perícia Contábil) do Conselho Federal de Contabilidade, publicadas no Diário Oficial da União de 29 de outubro de 1999.

A Perícia Contábil é realizada por um Bacharel em Ciências Contábeis, com os devidos registros no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). È uma ramificação da Contabilidade, que utiliza as mesmas técnicas empregadas por essa ciência de forma genérica. Tem como objetivo fundamentar as informações demandadas, mostrando a veracidade dos fatos de forma imparcial e merecedora de fé, tornando-se meios de prova para o juiz de direito resolver as questões propostas.

A Perícia Contábil pode ser: Judicial, Extrajudicial, Arbitral

Os honorários estão regulados pelo CPC, artigo 19, 20 e 33, e pela Resolução 857/99 do Perito Contábil:

O mercado de trabalho na área das Ciências Contábeis é bastante promissor, pois há a valorização profissional do Contador por ser a perícia uma função de grande responsabilidade, sendo assim os profissionais que a desempenham devem ser dignos, zelosos, competentes e, acima de tudo, com grande consciência ética para que a classe continue ampliando seu reconhecimento perante a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com