TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período Stalin

Exames: Período Stalin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

Características dos sistemas políticos e ideológicos durante o período de Stalin:

O sistema político no período de Stalin foi denominado autocracia stalinista. Sua prática política era pragmática e administrativa, o que caracterizava a transição socialista .Ele não reunia as massas para discutir democraticamente, ele tomava as decisões com seu pequeno grupo e simplesmente as executava.

Mesmo nessas condições, havia sido construída uma imagem cultuada de Stalin, ele era sinônimo de zelo e proteção para milhões de soviéticos. Não tinha sido só a propaganda, aliada ao terror, responsáveis por criar essa imagem de líder perfeito, mas também a bagagem cultural herdada do czarismo foi fundamental para esse processo.

Além disso, outras condições foram importantes, como a falta de um controle proletário (que tinha sido sacrificado na revolução e na guerra civil) que possibilitou que o grupo de Stalin transformasse o partido em um instrumento passivo de execução da política, resultando em fidelidade e obediência à direção.

Quanto ao sistema ideológico, a política autocrata stalinista exigia que, na arte e na literatura, as obras transmitissem otimismo, mostrassem a ideologia do partido e dialogassem sobre a moral proletária. A arte era mais um instrumento de propaganda e até mesmo a música teve que se enquadrar nestes padrões.

O caso da filosofia e da ciência foi ainda mais longe. Toda a história da filosofia foi reduzida à luta entre o materialismo e idealismo. Os precursores de Marx foram desvalorizados como a negação de todo passado cultural da humanidade. O caso mais grave foi ainda as diversas alterações e mistificações teóricas, históricas e científicas. Essas alterações eram usadas para justificar atos, como a era de terror e repressão dos anos 30. A alteração no campo da ciência foi transformar a teoria revolucionária para poder justificar e legitimar sua prática política. A alteração histórica é muito curiosa, já que a Revolução de Outubro foi reescrita para diminuir a participação de concorrentes, como Trotski, que chegou a ser acusado de participar de conspirações anti-soviéticas, e ao mesmo tempo

aumentou a importância de Stalin para a revolução.Nos livros didáticos é curioso notar que além da história ter sido modificada, as fotos também foram manipuladas. A cada ano desaparecia alguém da foto para justamente engrandecer o papel de uns e retirar a importância de outros. Sem contar ainda que tinham fotos falsas, colocadas como sendo da revolução, quando na verdade tinham sido fotografadas de filmes que retratavam a revolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com