TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sociologica: Cotas raciais nas universidades

Projeto de pesquisa: Pesquisa Sociologica: Cotas raciais nas universidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa sociológica

1- Problema:

Cotas raciais nas universidades: é uma forma de inclusão social ou de preconceito? Oportunidades ou mascaramento?

2- Objetivos:

2.1- Objetivo geral:

Analisar o sistema de cotas raciais presentes nas universidades, na percepção dos estudantes do curso Ciência e Tecnologia da Ufersa.

2.2- Objetivo Específico:

Verificar se o sistema de cotas vem cumprindo seu papel de inclusão social, e dando oportunidade a negros ingressarem na universidade.

3- Justificativa:

Abordamos um tema atual, e que gera inúmeras divergências de opiniões. Buscar entender os motivos que levam os estudantes serem a favor ou contra esse método de ingresso. Há também o questionamento a respeito de que esse método seria uma forma de oportunizar algumas pessoas de classe social ou apenas uma forma de “mascarar” a defasagem do ensino público. Para sua justificação, o conceito de raça seria retomado com a intenção de, por meio de uma ação afirmativa, realizar “justiça social”, restando justifica-la, dessa forma, a sua retomada no ambiente acadêmico. Nesse caso, o conceito de raça destituiria a fundamentação biológica em prol de um significado sociológico, relacionado a uma certa forma de identidade social.

4- Metodologia:

Através de um questionário (ANEXO 1) digital, será destinado a cem discentes da UFERSA do curso Ciência e Tecnologia, analisaremos o posicionamento e justificativas que levaram os estudantes se posicionarem de tal forma.

5- Resultados

Diante do trabalho realizado, pode-se notar que, houve uma maior contrariedade (68%) em relação à adoção das cotas raciais na Universidade. Isto pode caracterizar-se, por inúmeros aspectos, entre eles a renda mensal familiar, em que a maioria dos entrevistados possuem renda entre dois e quatro salários mínimos.

Entretanto, percebeu-se que a questão racial (cor de pele), não influenciou diretamente no percentual de contrariedade, verificando que houve uma mistura de opiniões das quais não estavam previstas.

Sobre a questão de ser uma medida justa ou injusta, percebe-se que houve um grande número de pessoas que consideram como medida injusta, pois segundo essas, é uma forma de mascaramento do ensino básico, que necessita de um amplo aperfeiçoamento, que reflete no futuro do estudante. Já algumas que consideraram como uma medida justa, pois seria uma forma de compensar séculos de opressão da história.

Muitos acreditam (67%) que esse sistema, fere o princípio da isonomia, afirmando esta ser uma forma injusta, de concorrência, pois nem sempre o mais preparado consegue a vaga na universidade.

O preconceito no meio acadêmico também foi abordado, os resultados obtidos , veio a afirmar o que já era esperado, 65% das pessoas, afirmaram que esses sistemas de cotas gera preconceito, baseadas em diversas causas, dentre as principais se destacaram, a questão de que existe preconceito em todo canto, inclusive numa universidade mesmo sendo um ambiente onde se procurar agregar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com